8 super dicas de como divulgar um produto novo

divulgar um produto

Além de um atendimento de excelência, para manter as vendas sempre em alta é preciso oferecer mercadorias de altíssima qualidade e itens diferenciados daqueles oferecidos pela concorrência. Mais do que isso, também é fundamental saber como divulgar um produto.

Obviamente, essa divulgação de produtos no mercado e a conquista do público não é uma tarefa tão simples: exige chamar a atenção dos consumidores, mostrando os diferenciais do lançamento.

Sabendo dessa dificuldade enfrentada pelos revendedores, separamos aqui as 5 melhores maneiras de divulgar um produto novo. Continue lendo para conferir!

8 super dicas de como divulgar um produto novo

1. Site na internet

O primeiro passo a ser tomado pelos revendedores é a criação de um site. A divulgação na internet é essencial hoje em dia, para que todas as pessoas encontrem fotos, detalhes e até a descrição dos itens de um jeito simples e rápido.

Além disso, é possível dispor no site todas as informações para contato, como e onde comprar o produto. Sem contar que é preciso abrir o maior número possível de canais de comunicação com o público — e o site da empresa é o local ideal para informar esse público sobre todos eles.

2. Blog

Quando o objetivo é divulgar um produto, criar uma página na internet (um blog) é uma estratégia essencial. Além de interagir diariamente com os clientes, essa página é um excelente meio para você divulgar e explicar todas as novidades da sua empresa.

Outro ponto importante a ser citado é que o blog é uma ótima ferramenta para que os revendedores atraiam e captem informações dos seus consumidores por meios dos conteúdos publicados ou, então, os direcionar para visitar o site da marca e até fechar um negócio.

Se você se interessa pelo assunto e sempre teve vontade de compartilhar conhecimento com os seus clientes, vale a pena conferir um passo a passo sobre como criar um blog.

3. Redes sociais

Atualmente, é imprescindível que os comerciantes e empresas estejam presentes nas redes sociais. Elas permitem que revendedores se relacionem diretamente com os consumidores e os ajudem a conhecer melhor um produto. Além disso, são meios muito eficientes para realizar ações de marketing digital, como a divulgação de promoções e descontos, por exemplo.

4. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para levar aos consumidores as informações sobre o lançamento de novos produtos, ofertas, conteúdos publicados no blog, entre outras coisas — e, desse modo, convidá-los a interagir com a marca, inclusive no pós-venda.

É sempre bom lembrar, porém, que o cliente precisa consentir com o recebimento dos seus e-mails. Isso garante que eles não se tornarão inconvenientes ou serão considerados como spam, o que produziria o efeito inverso ao que você quer.

5. Eventos e feiras

Além de utilizar as redes sociais, também é interessante realizar eventos e participar frequentemente de feiras da sua área, para divulgar um novo produto ou promoções especiais. Nesses momentos, é muito importante que os revendedores estejam preparados para oferecer ao cliente todas as informações do item apresentado, proporcionando sempre um atendimento de qualidade.

Também é essencial contar com um bom material gráfico, então, produza cartões, banners e outros itens impressos que lhe auxiliem a chamar a atenção do público e a apresentar o seu produto, com detalhes. Falaremos mais disso adiante.

6. Mídias tradicionais

Não é porque a tecnologia ocupa um papel importante que os revendedores devem abandonar as mídias tradicionais para a divulgação.

Apresentar itens em televisão e no rádio ou enviar cartões de divulgação, por exemplo, ainda são excelentes maneiras de alcançar um grande público e apresentar novos produtos. Anúncios em revistas, inclusive, podem impactar uma audiência mais segmentada e divulgar até o site da sua empresa, para despertar o interesse e a curiosidade do cliente sobre o produto.

Além disso, as mídias tradicionais ainda são muito eficientes para que as pessoas criem mais afinidade e interesse pela marca, de modo geral.

7. Serviços de publicidade

Ao contratar uma agência de publicidade, você garante que haja sintonia entre todas as ações realizadas. Afinal, a especialidade dela é justamente saber como divulgar um produto por meio de estratégias bem planejadas e integradas, seja qual for o foco ou meio.

Para veicular um anúncio de TV ou rádio, por exemplo, além da contratação da mídia em si, é necessário uma produção de vídeo ou spots capazes de contar histórias. Tudo seguindo o mesmo conceito e identidade da marca — que deverá estar presente inclusive nos materiais impressos (de que falaremos a seguir).

Ainda, com a ajuda de uma empresa especializada nessa prestação de serviços de publicidade tudo será providenciado dentro de um cronograma pré-definido e bem alinhado, potencializando os resultados alcançados.

8. Materiais gráficos

Os materiais gráficos são peças fundamentais na hora de pensar em como divulgar um produto. São eles que demostrarão todo o profissionalismo e a seriedade com os quais o seu produto é tratado, garantindo credibilidade à sua marca.

Isso acontece porque se trata de um material palpável: o consumidor pode tocar nele. Logo, acaba se tornando um modo de materializar o próprio produto divulgado, tirando-o do imaginário do consumidor e o trazendo para o mundo objetivo. Um folder, cartão ou brinde, por exemplo, pode ficar sobre a mesa do seu cliente e se tornar parte do dia a dia dele.

Para aproveitar isso ao máximo, veja a seguir os principais tipos de materiais gráficos para utilizar no lançamento do seu produto.

Folder e folheto

Esses são meios de unificar todas as informações mais relevantes sobre o produto em um único lugar, acessível ao consumidor independentemente de recursos tecnológicos, como uma conexão com a internet, por exemplo.

Catálogo

Os catálogos dão mais materialidade ao produto, ajudando você a mostrar ao consumidor a abrangência do seu mix. Além disso, nele é possível descrever melhor cada item, e o fato de estarem todos reunidos em um só lugar pode estimular o desejo do público por mais produtos, para além daquele que está sendo lançado.

Cartão de visita

Essa é a principal referência da sua empresa. Muito mais do que apresentar suas informações de contato, o cartão de visita demonstra a sua preocupação e cuidado com a valorização da marca. Além disso, pode andar dentro da carteira do seu cliente, sendo bem acessível.

Brindes personalizados

Os brindes personalizados com a sua marca são outro modo importantíssimo de torná-la parte da vida do cliente, lembrando-o, a todo momento, da existência do seu produto. Canetas, bloquinhos de anotação, moleskines, baralhos e diversos outros itens úteis são exemplos de brindes que cumprem com muita eficiência esse papel de não deixar que o seu produto seja esquecido, mesmo fora do ambiente on-line.

Enfim, vale dizer que saber como divulgar um produto envolve reunir todas essas estratégias de modo bem alinhado e integrado, para que ele chegue até o seu consumidor e permaneça na mente dele. Por isso, nenhuma delas deve ficar de fora!

Gostou da leitura? Agora, para garantir o crescimento da sua revendedora, confira também estas 7 dicas infalíveis de gestão de equipes para ser um líder de referência!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This