Preto composto: veja a maneira correta de trabalhar com o preto no CMYK.

preto composto
preto composto

Provavelmente você já ouviu falar nos termos preto puro, preto composto e preto calçado. Como é possível perceber, existem diversas maneiras de se obter a cor preta. No entanto, trabalhar com determinadas composições pode impactar diretamente na qualidade do seu impresso. Vamos entender agora o que significa cada um deles.

Preto puro

A maneira mais simples de se compor a cor preta, é utilizá-la em sua forma pura, ou seja, trabalhar apenas com a composição 100% preto, sem a necessidade de utilizar mais de uma cor primária.

Essa composição é ideal para trabalhar em textos, linhas e objetos finos ou pequenos. A porcentagem de cada cor deverá ser composta da seguinte maneira:

preto puro

Preto puro

Preto composto

O preto composto é quando utilizamos mais de uma cor entre as cores primárias para compor o preto, por exemplo:

preto-composto

Preto composto

O objetivo de utilizar essa composição, é para obter um preto mais forte e vívido. No entanto, quando trabalhamos com essa composição, estamos utilizando uma carga de 400% de tinta, que poderá resultar no famoso decalque, ou seja, transferência de tinta da frente para o verso do impresso.

Trabalhar com essa composição para se obter o preto mais forte, é completamente inseguro e não há como garantir que não haja decalque de um impresso para o outro. Por este motivo, não indicamos a utilização desta composição.

Também devemos nos atentar para a cor preta quando aplicada em imagens. Quando muito carregadas, as imagens também são favoráveis ao decalque por possuírem carga de tinta em excesso. Neste caso, a utilização de softwares como o Photoshop, poderá auxiliar no tratamento e adequação dessa imagem.

Preto calçado

Assim como o preto composto, quando falamos em preto calçado, também significa que será acrescido uma determinada porcentagem de outras cores primária para formar o preto, com objetivo de deixá-lo mais forte. No entanto, por ser uma combinação de baixa porcentagem de tinta, essa composição não interfere na qualidade do material impresso.
Cada gráfica trabalha com uma composição de preto diferente. Sempre verifique com a sua gráfica parceira, qual composição eles utilizam para fazer o preto calçado.
Na Gráfica KWG, fazemos o preto calçado com a seguinte composição:

Preto calçado

Preto calçado

Essa composição é o suficiente para se obter uma cor preta mais forte e é indicada apenas para fundos chapados, sem a necessidade de utilizá-la em fontes ou objetos.

E então, dúvidas esclarecidas? Esperamos muito ter ajudado. Se ainda ficou alguma dúvida, comente aqui embaixo. Agora que você já sabe quais são as melhores práticas para trabalhar com o preto composto, que tal dar uma olhada no nosso artigo sobre checklist para fechamento de arquivo ?

 

produto gráfico

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17 Resultados

  1. Estive estudando um tempo atrás sobre o calçamento do preto, pra ter um preto mais ‘intenso’. Algumas gráficas recomendam calçar com 30% de ciano, ou outras porcentagens.
    O problema é que esse tipo de calçamento, inclusive este de 25% de ciano e magenta, não cria só um preto intenso, mas muda a tonalidade do preto. Neste caso o preto ficaria puxado para o roxo.
    A explicação mais lógica, e inclusive visualmente, encontrei num fórun gringo (não achei o link), em que se dizia que, para ter um preto perfeito, teríamos que, com as 3 cores (ciano magenta e amarelo), criar um tom de cinza, para aí sim sobrepor ao preto. E após muita discussão no fórum alguém apareceu com uma fórmula que muitos depois confirmaram ser excelente, que é C40/M30/Y27/K100.
    Se criar um objeto no Corel e colocar as cores C40, M30 e Y27, verá que temos realmente um CINZA, que sobrepondo ao preto traria um preto intenso perfeito. Que tal tentar?

    • Adriano Fernandes disse:

      Bem observado, Reginaldo! O preto calçado precisa ter a mistura de K+CMY pra não alterar a tonalidade, no entanto é preciso tomar cuidado com a carga de tinta para não causar decalque. A composição que vc citou tem 197% de tinta, dependendo do tipo de papel e gramatura pode ocorrer decalque.
      Como em papel jornal, por exemplo, ele suporta uma carga baixa de tinta.

      • Gráfica KWG disse:

        Muito boa argumentação Adriano! A gramatura e o tipo do papel impactam diretamente na porcentagem de tinta que cada substrato suporta. É importante considerarmos esses dois fatores na hora de trabalharmos na composição das cores.

        Obrigado por também compartilhar os seus conhecimentos conosco e nossos leitores, e enriquecer o nosso blog 😉

        Abraço,
        Equipe KWG

      • O post é antigo, mas a discussão vale a pena. Não recebi nenhuma notificação da resposta aqui no meu email, talvez fosse interessante verificar se é simples quando houver uma resposta aqui, recebermos uma notificação por email.

        Enfim, vendo agora sua resposta sobre a carga de tinta, lembrei também que no fórum onde estava sendo discutido o assunto, foiargumentado também que essa combinação do CMY pode ser reduzida, proporcionalmente, para ser usada em papéis mais ‘porosos’ como o jornal por exemplo.

        Vi que fizeram os testes e o resultado realmente foi satisfatório.
        Fica então essa sugestão também. Caso queira correr menos risco de decalque, pode-se reduzir a combinação das cores CMYK, sempre obdedecendo a proporção para manter o tom de cinza.

    • Gráfica KWG disse:

      Olá Reginaldo! Muito construtivo o seu comentário.
      Não chegamos a testar essa composição que você indicou, mas já iremos colocar em máquina e depois voltamos para compartilhar as nossas considerações.

      O que podemos afirmar é que por não existir um padrão universal, cada gráfica acaba trabalhando com a composição que confere melhor resultado em suas impressões, considerando que, esses resultados estão diretamente relacionados a fatores de calibragem de máquina, tinta, tipo e gramatura de papel, tempo de secagem dos materiais, entre outros.

      Depois de diversos testes aqui na KWG, chegamos a conclusão de que a composição que melhor representou o preto mais intenso, sem prejudicar a qualidade dos impressos, foi a: C:25% M:25% Y:0% e K: 100%. Mas isso não impede o cliente de tentar alguma outra combinação de cores que melhor lhe agrade. É importante apenas atentar-se para não utilizar uma composição muito carregada no CMY, para não comprometer o resultado final do impresso com possíveis decalques ou manchas.

      Obrigado por compartilhar conosco os seus conhecimentos 😉

      Abraço!
      Equipe KWG

      • Gilmar disse:

        E aí, chegaram a testar o preto C40/M30/Y27/K100?

        • Gráfica KWG disse:

          Ei Gilmar, testamos sim!
          Em nosso teste fizemos uma arte com as seguintes composições:
          C:0 M:0 Y:0 K:100
          C:25 M:25 Y:0 K:100
          C:40 M:40 Y:0 K:100
          C:40 M:30 Y:27 K:100

          Resultado:
          Todas as composições ficaram muito próximas, até mesmo a C:0 M:0 Y:0 K:100. Porém como nós, profissionais gráficos temos um olhar minucioso, conseguimos identificar pequenas diferenças nas tonalidades.

          Como esperado, de fato a composição que apresentou o preto mais intenso foi a C:40 M:30 Y:27 K:100.

          A composição que mais se aproximou da C:40 M:30 Y:27 K:100, foi a C:40 M:40 Y:0 K:100, que também apresentou um preto bastante intenso.

          Mesmo tendo resultados positivos com este teste, dentro de nosso método de trabalho necessitamos de maior agilidade nas impressões, evitando assim problemas como decalques, manchas, ou outros problemas derivados de uma alta carga de tinta. Por isso ainda recomendamos a composição C:25 M:25 Y:0 K:100 que nos traz bons resultados sem que corramos nenhum risco de problemas relacionados a carga de tinta.

          Um abraço!

          • weslley reis disse:

            Em qual papel vocês fizeram os testes?

          • Gráfica KWG disse:

            Ei, Weslley! Tudo joia?

            O teste foi realizado no papel Couché 300g/m² sem aplicação de verniz UV total.

            Qualquer dúvida conte conosco!

            Um grande abraço 😉
            E continue nos acompanhando.

            Att. Equipe KWG

  2. Olá! Adorei as dicas! Vou continuar te seguindo!

    • Gráfica KWG disse:

      Ei Patricia!!! Que bom começar o ano com uma nova seguidora! Seja muito bem-vinda e aproveite todas as nossas dicas e materiais gratuitos 😀
      Abraço!
      Equipe KWG

  3. Luis Falvo disse:

    Boa tarde amigos da KWG, que bom terminar o ano com mais um seguidor!!! Eu!!! Abraços a todos!!!

    • Gráfica KWG disse:

      😂😂😂😂
      Que excelente terminar o ano com mais um seguidor, Luis!!!
      Ficamos muito felizes! Você verá que semanalmente postamos conteúdos bem bacana sobre a área gráfica.

      Um grande abraço e bem-vindo ao Blog!
      Equipe KWG.

  4. Thiago Fonseca disse:

    Prezados, bom dia.

    Todas as cores abaixo PODEM ser consideradas PRETO COMPOSTO?

    01 – C =70 / M = 40 / Y = 80 / K = 70

    02 – C =55 / M = 60 / Y = 90 / K = 60

    03 – C =55 / M = 60 / Y = 90 / K = 100

    Obrigado.

    • Gráfica KWG disse:

      Olá, Thiago!
      Todas essas combinações são consideradas preto composto sim!
      Entende-se por preto composto toda composição que utilizada mais uma cor para compor o preto. Só não é considerado preto composto a composição C:0 M:0 Y:0 K:100, pois trata-se de preto puro.

      Esperamos ter solucionado a sua dúvida.

      Um abraço e continue nos acompanhando 😉
      Equipe KWG

  5. Guilherme disse:

    Olá,
    Tenho um desafio. Pode me ajudar?
    Um cliente quer um cartão com fundo marrom escuro com um padrão em marrom pouca coisa mais clara.
    Em cima desse fundo vai o logo em branco.
    No computador as cores sofrem muita variação entre 2%, porém na impressão pode não surgir diferença.
    Estou usando 0 / 60 / 100 / 92 para marrom mais escuro. O mais claro já fica bom com 0 / 60 / 100 / 90.
    Como poderia fazer isso? Se eu pegar a mesma tonalidade e diminuir 10% no preto, mesmo que na tela fique ruim, vai ficar bom no cartão?
    Abraços

    • Gráfica KWG disse:

      Olá, Guilherme!
      Diminuir apenas 2% na carga do preto não dará diferença visível no seu impresso. O ideal é que você utilize uma tabela de cores impressa como referencia.

      Entraremos em contato para obter o seu endereço e enviar uma tabelinha de cores para você via Correios.

      Abraço!

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