Projeto gráfico: conheça cinco etapas essenciais para venda

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Todo bom empreendedor entende que para lucrar não basta contar somente com a sorte. É essencial saber vender e, também, aliar isso a bons projetos. Seguir as etapas corretas de um projeto de vendas é importante para ajudar a fazer o seu trabalho crescer, pois um trabalho organizado tem menos chances de dar errado, principalmente se tratando de um projeto gráfico.

Todavia, muitas pessoas ainda não sabem a importância desse processo e nem como organizá-lo. Pensando nisso, trouxemos algumas informações sobre as etapas de venda de um projeto gráfico e o papel deste para aumento do lucro. Confira!

A relevância das etapas de venda de um projeto gráfico para conquistar clientes

Já não é mais tão estimado o tipo de vendedor descontraído que conquistava o público na base da conversa e conseguia vender qualquer coisa. Atualmente, é mais aceito no mercado o tipo de empreendedor que entende que o necessário para aumentar o lucro são os processos organizados de venda.

Certamente, ter empatia é uma boa característica para um vendedor, principalmente durante o contato com o consumidor. Entretanto, essa qualidade só possui resultados positivos se estiver associada a um processo de venda organizado e bem definido, já que esse trabalho auxilia a empresa a bater suas metas.

Ademais, apesar de ser um processo primordial para um negócio ou trabalho, as etapas de vendas não podem ser pensadas sozinhas, elas devem estar aliadas com o desenvolvimento do projeto.

O design não é só um modo artístico, mas sim um conjunto de habilidades e metodologias diversificadas. Desde aos direitos autorais até a tipografia, o profissional busca criar uma interface com estética harmônica para adquirir a atenção do cliente. Nesse sentido, pensar no processo e nas etapas que envolvam o desenvolvimento gráfico também é necessário para que as vendas ocorram.

É preciso elaborar uma orientação clara da comunicação visual e pensar estrategicamente o processo de criação a fim de alcançar bons resultados. Algumas das etapas a serem pensadas para o projeto gráfico são:

  • Layout;
  • Briefing;
  • Cronograma;
  • Reunião sobre pauta;
  • Diagramação;
  • Aprovação;
  • Revisão;
  • Validação.

Entendendo as etapas do projeto gráfico e o seu papel dentro das vendas, cabe agora entender como desenvolver um processo de vendas de sucesso.

5 etapas da venda de um projeto gráfico para aplicar no seu negócio

Agora, certamente ficou a dúvida: o que levar em consideração durante o processo de vendas? Pensando nisso, trouxemos 5 etapas essenciais para aplicar durante esse trabalho. Confira!

1. Prospecção

O primeiro passo do processamento das vendas é elaborar uma lista dos potenciais clientes, o que chamamos de “prospects”. Para tal, é necessário estabelecer qual é o perfil da empresa e dos consumidores dos seus produtos ou serviços. No perfil da empresa, é importante pensar no ramo da atuação, porte, faturamento, funcionários, entre outros.

Para o perfil dos clientes, deve-se pensar nas questões demográficas como idade, sexo e estado, como também nas questões de comportamento, hábitos, crenças, valores e inspirações.

Com esse levantamento em mãos, o próximo passo é descobrir, dentro do mercado, quem são as pessoas ou negócios que atendem às características pesquisadas, utilizando de diversos meios para encontrá-las, como internet, mídia e bancos de dados abertos.

2. Abordagem

Agora que você tem o perfil e o contato do seu potencial comprador, chega o momento de tentar agendar uma reunião ou conversa com ele. Aqui é a hora de levantar quais são as suas necessidades. Antes de tudo, é preciso ter consciência, então não ligue para a pessoa sem sua permissão, pois ninguém gosta de ser abordado ou receber ligações inesperadas de vendedores.

Assim, uma boa tática para começar a abordagem é entrar em contato por meios mais cômodos, como pelo e-mail, WhatsApp ou por redes sociais semelhantes ao Linkedin.

Explique para o seu cliente o porquê de estar entrando em contato e apresente o valor da sua empresa para auxiliá-lo em possíveis problemas, com o objetivo de conseguir agendar uma conversa mais próxima e levantar suas necessidades.

3. Sondagem da demanda

Após a abordagem, a etapa de sondagem das demandas do cliente é muito importante para que se ofereça serviços personalizados, atribuindo mais funcionalidade ao processo de venda.

Como dissemos, essa etapa vem depois da abordagem, assim, é neste momento que você fará perguntas com o intuito de identificar precisamente a necessidade do potencial consumidor e facilitar as adaptações que precisam ser feitas nos seus serviços ou produtos.

É primordial que você conheça as reais preocupações dos seus clientes, já que isso facilita a conclusão da venda.

4. Proposta

Depois das etapas anteriores, chegou o momento de apresentar a proposta do seu projeto gráfico. Apesar de parecer uma etapa de venda simples, pensar cautelosamente nela pode fazer muita diferença. Quando for pensar na sua proposta, não fique totalmente no padrão. Procure dar toques autênticos de acordo com o que foi discutido com o cliente na etapa da abordagem e da sondagem. Busque mostrar soluções benéficas para o potencial consumidor de acordo com as necessidades que você identificou previamente.

E quando for apresentar o valor do processo da proposta, seja o mais claro possível, apresente todos os passos de pagamento, cronograma e conclusão do trabalho. Ademais, a fim de convencer o seu cliente a fechar negócio, apresente a ele casos de sucesso que seu trabalho obteve com outros clientes ou empresas.

5. Pós-venda

Por fim, este é o passo final que muitas vezes é negligenciado, mas que é essencial para fidelizar os consumidores e manter a preferência quando resolverem realizar novas compras.

Após a venda ser concluída, espere algum tempo, de uma semana a um mês, e entre em contato com o cliente para saber se o serviço ou produto ocorreu como desejado, se está satisfeito, se tem alguma dúvida ou precisa de ajuda com alguma questão.

Acompanhar os processos das suas vendas de forma eficiente é importante, desde a primeira etapa até a última. O uso de ferramentas de planejamento pode auxiliar você a atingir resultados satisfatórios durante as vendas.

Agora, você entende a importância das etapas da venda de um projeto gráfico e como realizá-las com excelência nos seus trabalhos futuramente. E aí, curtiu o nosso artigo de hoje? Então, que tal nos seguir no Facebook e Instagram e ficar por dentro de conteúdos semelhantes?

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