Papel reciclado: saiba quando usar e agregar valor às suas criações

papel reciclado
Powered by Rock Convert

A influência do papel reciclado na reputação da sua empresa

A adoção de atitudes sustentáveis nunca foi tão indispensável quanto nos dias de hoje e uma das mais importantes é a preservação das florestas, o que tem muito a ver com a fabricação de todo o papel utilizado mundo afora, diariamente. E o que seria ideal para reduzir o consumo de árvores? O emprego do papel reciclado em tudo o que for possível.

Para que isso seja viável, depois do descarte, o papel recolhido é submetido a um controle de qualidade, depois, triturado e misturado com água a fim de separar suas fibras. Em seguida, o material resultante é centrifugado para separar as impurezas e preparado por meio de um processo semelhante ao da pasta de celulose virgem.

A importância do uso de papel reciclado é inegável e essencial no mundo atual, além de contribuir com uma imagem positiva das empresas. A seguir, falaremos sobre alguns benefícios de se adotar essa prática e como ela pode agregar valor às criações.

A qualidade da impressão é mantida

Durante o processo de reciclagem, os avanços tecnológicos já permitem que o papel reciclado fique perfeitamente branco, além de garantir o mesmo desempenho de impressão obtido no papel de fibras virgens. Eles estão disponíveis desde um tom natural até um branco brilhante.

Outra vantagem é a possibilidade de explorar o efeito rústico de alguns tipos desses papéis, o que confere ainda mais personalidade e diferencial para o resultado final do trabalho gráfico.

Os custos diminuem

Para fabricar papel virgem, a indústria gasta muita água, energia, produtos químicos tóxicos no processo de branqueamento, além de colocar em risco a saúde de quem lida com tudo isso.

Portanto, a diminuição dos custos é uma consequência direta da decisão de reciclar. Uma grande parte do papel reciclado é produzida com 30% de material vindo de impressão e 70% de restos de papéis picados, e só isso já reduz consideravelmente os custos de produção.

O impacto ambiental é reduzido

O impacto ambiental gerado pela indústria de papel virgem é óbvio, já que todo o gasto somado ao que é tirado da natureza dificilmente será reposto. Assim, a função da reciclagem é nobre e necessária, uma vez que preserva as matas e, ainda, ajuda a consumir completamente o material que já foi fabricado anteriormente até esgotar todas as possibilidades de uso.

Se compararmos com o papel virgem, o uso do papel reciclado diminui o impacto ambiental por utilizar menos água, menos energia, reduzir as emissões de carbono e a quantidade de resíduos depositados nos aterros sanitários e lixões. Além disso, pode ser reciclado diversas vezes até ser completamente esgotado.

O Brasil já recicla muito do papel produzido, mas ainda tem potencial para fazer mais. Isso é possível por meio de campanhas de conscientização e programas efetivos de incentivo à coleta seletiva nas empresas e residências do país.

A marca é mais valorizada em campanhas de marketing

Nos dias de hoje, em praticamente todos os nichos de mercado é fundamental agregar um valor a mais aos produtos e aos serviços para conseguir um diferencial frente à concorrência. Isso é ainda mais relevante em segmentos cujo público de interesse busca por marcas engajadas em boas práticas ambientais e, por isso, não estão necessariamente preocupadas com preços mais vantajosos.

Assim sendo, as empresas que se identificam com esse tipo de postura no mercado adicionam valor ao seu produto final e à rotina da companhia de formas diferentes.

Geralmente, isso tem a ver com ações de menor impacto ambiental, por exemplo: usar material reciclado nos impressos e no kit de apresentação empresarial da marca. Até mesmo na hora de presentear clientes e colaboradores é interessante produzir souvenires com papel reciclado.

Hoje, é cada vez maior o número de empresas que se preocupam com a sustentabilidade de forma genuína adotando o papel reciclado na sua rotina e, com essa atitude, acabam valorizando a imagem e o posicionamento da marca. Muitas gráficas apostam nessa ideia e trabalham com esse tipo de material para produzir seus impressos.

E você, já tem o hábito de usar papel reciclado em seus impressos corriqueiros? Se quiser saber mais sobre os processos de impressão em material reciclado, nos contate. Teremos enorme satisfação em atendê-lo!

identidade visualPowered by Rock Convert
revendedor gráficoPowered by Rock Convert

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This