Faca especial: conheça as principais aplicações

faca especial

Cuidar do acabamento dos materiais gráficos é indispensável para conseguir um resultado bem-feito e que agrade ao cliente. Para ter sucesso nessa tarefa, destaca-se a utilização das ferramentas adequadas, como a faca especial.

Esse é um componente que ajuda a obter uma finalização correta, mas que precisa ser usado de acordo com algumas orientações. Então, conhecer melhor as suas características é a maneira ideal de alcançar um acabamento interessante.

A seguir, veja tudo sobre a faca especial e entenda como ela pode ser aplicada em diferentes ocasiões!

Afinal, o que representa o acabamento das peças?

A impressão de um material gráfico não é, necessariamente, o fim da etapa de produção. O acabamento surge logo em seguida, com a função de tornar o resultado mais atraente, diferenciado ou nobre.

Trata-se de uma fase de finalização, com um processo que não envolve a impressão e, sim, outros passos para trabalhar com os materiais. A laminação é um estilo de acabamento, assim como a aplicação da máscara de verniz localizado.

O objetivo do acabamento é atender às necessidades específicas do cliente e mesmo conseguir um resultado melhor e que se destaca.

O que é uma faca especial gráfica?

Quando uma peça é impressa, ela pode ser cortada de forma reta e padronizada, de acordo com as medidas previstas no projeto. No entanto, há alguns impressos cujo acabamento exige um trabalho diferenciado. É para isso que serve a faca especial gráfica.

Ela é feita de aço ou aço-ferramenta e costuma ter uma base de apoio, como a madeira. Conforme o posicionamento, ela exerce uma espécie de pressão sobre o material impresso, de modo a cortá-lo da maneira desejada. Em alguns casos, ela também serve para vincar ou fazer certas demarcações, sem o corte efetivo.

No final, ela tem como objetivo criar um resultado diferente e customizado para a peça, de acordo com as necessidades de uso.

Quais são as suas principais aplicações?

A faca especial pode ser utilizada em uma grande variedade de produtos. Em geral, é mais indicada para materiais com uma gramatura um pouco maior, para que o acabamento fique perfeito. Além disso, ajuda a garantir a utilidade de certas peças. A seguir, entenda quais são as aplicações mais comuns!

Embalagens

As embalagens costumam ter exigências específicas, como dobras e abas para o perfeito fechamento. Além disso, elas podem ter formatos diferenciados, já que isso auxilia a atrair os consumidores. Então, a faca especial é indispensável para alcançar esses resultados.

Adesivos

O meio-corte é outra função dessa ferramenta e pode ser aplicado na fabricação de adesivos. Isso garante que eles sejam destacados no momento do uso, ao mesmo tempo em que assegura formatos diferenciados.

Peças de merchandising

O merchandising utiliza diversos impressos para destacar produtos e atrair os consumidores. Atualmente, muitos materiais têm formas diferentes das tradicionais, o que exige cortes especiais.

Cartões de visita

Essa faca serve, ainda, para produzir cartões de visita que fogem do comum. Em vez do corte reto tradicional, é possível atender a projetos que têm exigências pontuais para a diferenciação.

Outras aplicações incluem a execução de vincos complexos em papéis de alta gramatura e até a realização de cortes vazados nas peças.

Quais são as boas práticas para utilização?

A obtenção de um resultado adequado depende, principalmente, do uso orientado dessa ferramenta. Por isso, é crucial adotar algumas boas práticas para ter maior segurança quanto à conquista final. A seguir, veja quais são as indicações para ter o melhor acabamento.

Use margens de segurança

No projeto, é indispensável considerar as margens de segurança para conseguir o resultado desejado. Além da linha-guia, é preciso ter área de proteção e sangria. Pense nesses aspectos e, inclusive, nos limites da faca para definir corretamente as medidas.

Em geral, uma definição de 3 milímetros costuma ser a mais indicada. Quanto mais precisas forem as medidas, melhores serão os resultados.

Faça um planejamento completo

Já que cuidar desses limites é tão importante, o ideal é elaborar um planejamento completo para o uso da faca especial. Vale a pena delimitar, exatamente, onde ela será utilizada e quais são os resultados desejados.

O projeto servirá como guia para a utilização da ferramenta, então, merece atenção extra. Todas as indicações devem ser explicativas e não podem gerar dúvidas. Do contrário, não há como controlar o que será obtido.

Especifique o formato da faca especial

Inclusive, o projeto deve conter uma informação específica sobre a faca: o seu formato. A ideia é definir dimensões e formas para que ela possa ser elaborada corretamente. Assim, o resultado atenderá às necessidades.

Em geral, esse é o último elemento a ser apresentado no arquivo para a impressão. De qualquer forma, é necessário considerar qual é o formato de acordo com o que é esperado.

Evite desenhos complexos

Os desenhos complexos, com muitos cantos e ângulos, podem perder precisão e acabamento com o uso dessa ferramenta. Por isso, o melhor mesmo é selecionar formas simples para que o resultado seja adequado.

Ainda assim, é possível personalizar os materiais e criar algo realmente customizado. Basta ter criatividade e pensar em maneiras de integrar a parte gráfica com a impressão.

Por que é importante adaptar o material?

Quando falamos em peças gráficas feitas que utilizarão a faca especial, o material deve ser adaptado segundo as necessidades. Isso é muito relevante por um motivo principal: o acabamento que será obtido.

Com uma alteração adequada, é possível impedir que ocorram erros ou desalinhamentos quanto ao que foi planejado. Essa também é uma forma de evitar a perda de componentes gráficos, como imagens e textos.

No final, é algo que permite que a entrega agrade ao cliente, devido ao nível maior de qualidade. Para tanto, é fundamental contar com um fornecedor experiente e de alto padrão. Por isso, contratar uma boa gráfica é um passo essencial para que a adaptação entregue o que é esperado.

A faca especial gráfica dá origem a formatos diferenciados e a peças impressas personalizadas. Com o uso adequado e o apoio de um parceiro de qualidade, é possível conquistar os melhores resultados.

Como a escolha de um bom fornecedor é essencial, entre em contato conosco da Gráfica e Editora KWG!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This