Conheça os 5 desafios de uma startup e saiba como superá-los

desafios de uma startup

Com tanta competição no mercado pela atenção — e os recursos — dos consumidores, é fundamental entender o cenário das empresas e saber, por exemplo, quais são os principais desafios de uma startup para ter sucesso. Por mais que o crescimento desse modelo de negócios tenha sido exponencial no Brasil, não é tão simples iniciar um negócio do zero.

Por mais revolucionária que seja a ideia de uma startup e mesmo que muitas dessas empresas brasileiras tenham se tornado referência em todo mundo, os desafios ainda são muitos por aqui: da tradicional burocracia até a dificuldade em conseguir crédito, passando também pela desconfiança de possíveis investidores. A notícia boa é que é possível superá-los com organização.

Quer saber o que você precisa fazer para que o seu negócio possa decolar e, quem sabe, até mesmo repetir o sucesso de outras empresas brasileiras? A seguir, vamos abordar os principais desafios de uma startup e, é claro, como eles podem ser superados. Confira!

Qual é o cenário das startups no Brasil?

Antes de entender os principais obstáculos que impedem o sucesso de muitas startups no Brasil, é importante compreender qual é o cenário atual das empresas que investem nesse modelo de negócio por aqui, certo? De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), são 12.700 startups atualmente no país.

Em relação ao ano de 2011 — quando a associação foi fundada —, esse número é 20 vezes maior, comprovando a eficiência desse modelo de negócio e o talento do brasileiro em empreender. E, mais importante do que isso, muitas das empresas fundadas no Brasil já fazem parte do grupo de companhias mais promissoras em todo o mundo.

Conhecidas como unicórnios, esse grupo reúne as empresas que são avaliadas pelo mercado em US$ 1 bilhão ou mais. Ou seja, negócios inovadores que revolucionaram os seus mercados de atuação e se tornaram gigantes. Segundo um levantamento da Crunchbase, o Brasil está entre os países que mais cria unicórnios entre as suas startups.

Atrás apenas de Estados Unidos e China, o Brasil teve cinco novos unicórnios apenas em 2019, com Loggi, Gympass, QuintoAndar, Ebanx e Wildlife. Essas empresas se juntam, por exemplo, ao Nubank, que já é considerada um decacórnio, com uma avaliação de mercado igual ou superior aos US$ 10 bilhões. Nada mal, certo?

Infelizmente, porém, por mais que muitos negócios tenham tido tanto sucesso, não é uma tarefa fácil começar o seu negócio próprio por aqui. Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que 30% das startups fecharam as suas portas em 2018. Isso demonstra que os desafios são muitos.

Quais são os 5 principais desafios de uma startup?

Que tal, então, irmos direto ao ponto? Separamos os 5 principais desafios de uma startup aqui no Brasil. Por mais que alguns desses tópicos sejam complicados de serem deixados para trás, é possível superá-los com algumas ações simples e, mais importante, com o conhecimento aprofundado sobre cada uma dessas situações. Confira a nossa lista!

Transformar uma ideia em um produto

O primeiro desafio pode parecer simples, porém, não é bem assim: ideias boas surgem o tempo todo, mas é preciso muito mais que isso. Portanto, é necessário ter um plano bem definido em relação ao que você vai apresentar de diferente ao mercado, algo que os seus principais concorrentes, por exemplo, ainda não conseguem entregar. O ideal é ter um produto definido.

Burocracia e tempo para abertura de empresa

Mesmo com a sua ideia definida e um produto estabelecido após muitos estudos, a burocracia e o tempo para abertura de empresa demandam tempo. Nesse período de espera, muitas oportunidades de negócio, por exemplo, podem ser perdidas. Sendo assim, a melhor saída é saber exatamente quais são os documentos e autorizações que você precisa, acelerando esses processos.

Juros altos na tomada de crédito

No início, conseguir recursos para investir na sua startup pode ser um grande desafio, afinal, qual é a credibilidade da sua empresa no mercado? Os juros altos, por exemplo, são dores de cabeça comuns para os empreendedores. Portanto, faça uma análise aprofundada do que é realmente necessário e faça mais de um orçamento para saber que está fazendo o melhor negócio.

Definição de uma cultura organizacional

Outro desafio muito comum para o sucesso de um negócio é a cultura organizacional. Ou seja, é necessário estabelecer quais são os valores e visões da startup, quais são as atitudes e comportamentos aceitos, por exemplo. Por isso, é importante não se perder na definição desses termos e também assegurar que todos os profissionais envolvidos estejam no mesmo barco.

Falta de sócios qualificados

Por mais que seja possível iniciar um negócio sozinho, isso torna a tarefa ainda mais árdua. A ideia é, então, procurar por outros profissionais qualificados e que possam ajudar você na hora de enfrentar todos esses desafios. Muitas vezes, essa pode ser a solução para conseguir mais investimentos e, de quebra, um grande aliado para enfrentar esse desafio ao seu lado.

Qual é a importância de se informar sobre esses assuntos?

Por mais que os obstáculos sejam muitos para que qualquer ideia se torne, de fato, um negócio promissor, buscar informações para entender esses desafios torna possível superá-los com maior facilidade. Agora você sabe exatamente o que é preciso ser feito para deixar cada um deles para trás.

Como você viu, os desafios de uma startup são muitos e dos mais variados, acabando com muitas ideias boas por conta da burocracia ou a falta de crédito para quem está começando. Com as informações certas, porém, é possível superar esses obstáculos e garantir que o seu foco seja exclusivamente no desenvolvimento da sua ideia e, é claro, na sua empresa.

Agora que você já sabe o que é preciso fazer para superar os principais desafios de uma startup, que tal, então, garantir que outras pessoas também confiram essas dicas e saibam o que é preciso ser feito para ter sucesso em um mercado tão competitivo? Compartilhe este artigo em suas redes sociais com seus amigos, colegas e outros profissionais!

marketing para designersPowered by Rock Convert

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. O artigo é realmente útil e verdadeiramente motivador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This