Como oferecer um atendimento personalizado ao seu cliente?

atendimento personalizado

Um bom atendimento hoje não é o bastante para conseguir mais clientes. Sua empresa precisa fornecer ao atual ou futuro cliente exatamente aquilo que ele necessita. Clientes têm necessidades ou problemas e sua função é proporcionar soluções eficazes. Caso contrário, a concorrência o fará. Hoje você precisa ter um atendimento personalizado.

Já se foi o tempo em que bastava às empresas praticar determinadas tarefas com o único objetivo de vender. Tudo era focado em realizar a venda — a qualquer preço. Personalizar o atendimento está vinculado ao individual, ao exclusivo, à ideia por meio da qual o cliente se sente especial. Separamos aqui alguns tópicos que ajudarão você a personalizar o seu atendimento!

Garanta a rapidez em seu atendimento

A demanda dos clientes precisa ser imediatamente atendida — não importa se você tem a resposta ou não. Se ainda não tiver as soluções para ela, use de sinceridade, dizendo que vocês verificarão junto ao setor correspondente. A meta é que os clientes compreendam que as coisas estão sendo feitas para atendê-lo.

Busque sempre dialogar amigavelmente

Os diálogos praticados hoje em dia têm de ser mais informais, de maneira geral. Perguntar como o cliente está e chamá-lo pelo primeiro nome são detalhes que gerarão um atendimento personalizado. Caso o atendimento seja feito via mídias sociais ou chats, utilize GIFs animados, emojis e outras ferramentas do tipo.

Procure emitir respostas personalizadas

Sistemas automáticos de resposta não são mais bem-vindos quando se fala em atendimento personalizado. Procure entender que todos os clientes têm problemas e questões específicos. Essas respostas e discursos preestabelecidos diminuirão o nível de confiança que ele deposita em sua empresa.

Use empatia no atendimento personalizado

Uma tática certeira é você e seus colaboradores sempre se colocarem no lugar do consumidor ou cliente. Reflita sobre problemas e dúvidas que ele possa apresentar. Esse comportamento gerará um relacionamento que o aproximará dele. Ao agir dessa forma, alguns problemas podem até ter suas soluções antecipadas.

Colete informações durante o processo

Os meios de comunicação digitais tornam mais fácil a obtenção de informações sobre o público. Com canais digitais, você adquire informações como idade, grau de instrução, renda ou onde mora o seu cliente. Os dados são usados a fim de que se estabeleçam estratégias de negócios. Eles também permitem que a relação com clientes seja fortalecida.

Realize ações de pós-venda

Muitas empresas não se lembram de realizar o pós-venda, atitude crucial para o atendimento personalizado. Ele serve, principalmente, para ouvir o cliente, saber se ele gostou do atendimento, se saiu satisfeito ou se tem dúvidas. Eis um momento infalível para fidelizar clientes, deixando bem claro que eles são exclusivos e importantes para você.

Crie um atendimento mais humanizado

Cliente e empresa dependem um do outro para sobreviverem, concorda? Por isso, aposte sempre na humanização do contato com ele. O próprio telefone é uma ferramenta preciosa nesse sentido. Contatar os clientes dessa forma possibilita que você comunique melhor o quanto se preocupa com ele. A fala, no telefone, é empática, flexível e prática.

Como você viu, o atendimento personalizado é imprescindível hoje em dia para qualquer setor do mercado. Essas foram apenas algumas de muitas boas práticas que você pode realizar para melhorar o atendimento. Entre as consequências positivas, está o aumento do lucro e o crescimento do seu negócio. Além da promoção da sua imagem, é claro!

Esperamos ter agregado bastante conhecimento a você e sua empresa. Mas não pare por aí. Para ficar sempre por dentro de informações e receber dicas do mundo dos negócios, cadastre-se em nossa newsletter!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *