Captação de clientes: Veja como faze-la de forma eficiente.

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Captar clientes é o objetivo mais importante das empresas. Para que haja crescimento e evolução, não basta manter somente os consumidores atuais. Ao falarmos em captação de clientes, automaticamente pensamos nas formas de executar essa tarefa. Mas como começar? Onde está seu público? Essa é a maior preocupação dos empresários.

As técnicas de vendas dependem basicamente de dois fatores: captar uma boa clientela e mantê-la com você. Se a primeira ação não for eficaz, a segunda consequentemente falhará. Hoje, o público é mais exigente e bem informado do que nunca. Portanto, captar clientes é cada vez mais desafiador.

Pensando nisso, preparamos um texto sobre as melhores maneiras para realizar uma captação eficiente! Confira!

Estude e trace o perfil de suas personas

Antes de qualquer coisa, para que a captação de clientes funcione, é preciso estudar profundamente a persona que você almeja alcançar. Determine as qualidades de seu público para que você possa gerar conteúdos personalizados que supram as demandas desses consumidores. Com a ajuda de muitas pesquisas, analise o comportamento deles e quais são seus problemas 

Tendo isso em mente, chega o momento de traçar as estratégias que auxiliarão você a atender àquelas necessidades, sejam essas personas clientes atuais ou prospects. Sua empresa deve proporcionar a solução exata para o que eles buscam. Assim, você será bem-sucedido ao captar clientes novos e também vai gerar resultados na forma de lucro.

Inove nos conteúdos que você oferece

Na captação de clientes, é essencial que você tenha canais para divulgar conteúdos interessantes e com qualidade. Ter e manter blogs, hoje em dia, é imprescindível para atingir suas metas. Quem se concentra somente na exposição de produtos obtém menores resultados, comparados a quem investe em conteúdo, que deve ser bom e somar ao dia a dia do cliente.

O público atualmente passa longe de marcas que utilizam marketing e propaganda como meios de distribuir spams. O que as pessoas procuram, a cada dia com maior intensidade, são empresas com real interesse em escutar suas carências. Além disso, há a busca por soluções relevantes e acessíveis. Tudo isso feito de modo nada invasivo e que respeite a rotina do indivíduo.

É fundamental atualizar constantemente seu blog, gerando sempre pautas de interesse de seu público. Mas só isso não é suficiente. Esses textos devem ser bem elaborados e precisam contar com um ótimo uso das técnicas de SEO. Trata-se de levar informação que ajuda o cliente. Essa é uma das mais importantes ferramentas do inbound marketing.

Faça a captação de clientes com e-mails

A aplicação das táticas de captação de clientes precisa ser constante. Inclusive em relação àquele consumidor que realizou alguma compra anteriormente, pois ele também é o foco de sua empresa. Um excelente meio de estabelecer uma relação com clientes é pelo e-mail. Se executado da maneira apropriada, o envio de e-mail marketing fideliza e gera resultados.

Deve-se ficar atento à forma e à frequência dos e-mails marketing. Eis um ponto no qual muitas empresas falham e terminam com um retorno nada positivo. Afinal, quem é que vê com bons olhos aquele monte de e-mails com assuntos que não lhe interessam? E o pior, esses costumam ser e-mails que a pessoa não pediu para receber.

Não “metralhe” o seu público com e-mails marketing cheios de propagandas, cujas únicas metas sejam as vendas. Aconselhamos que, ao enviar e-mails desse tipo, você dê à pessoa a oportunidade de conhecer conteúdos qualificados. O material deve ser relevante e composto especificamente para determinada persona e seus gostos.

Promova interação em suas redes sociais

As redes sociais, em geral, também servem como um ótimo meio para a captação de clientes. Isso porque Instagram, Twitter, Facebook, YouTube e outras redes são utilizadas também para a divulgação de seus produtos. Porém, essa não deve ser a prioridade de seu uso. A utilidade principal dessas ferramentas é comunicar e melhorar o relacionamento com seu cliente. Portanto, tire dúvidas e ofereça uma boa solução!

Entretanto, as redes sociais não devem se transformar em tutoriais ou FAQs. Elas devem ser ambientes responsáveis por trazer leveza e lazer aos navegantes. Seu público busca não somente respostas por escrito, mas também mensagens personalizadas e modernas. Você deve tirar o melhor proveito desses meios, gerando conteúdos que realmente façam a diferença.

O tom da linguagem utilizada nas redes sociais pode ter mais informalidade, desde que ele esteja de acordo com sua persona. Dos benefícios que vêm com o bom uso das redes, destacamos o compartilhamento de seu conteúdo em poucos segundos. Você também tem acesso a comentários de usuários, que inclusive podem recomendar seu produto a outras pessoas.

Utilize vídeos para gerar seus conteúdos

O vídeo é uma das linguagens mais importantes atualmente, por isso, ele deve ser usado na captação de clientes. Ter um canal no YouTube é algo essencial para o seu negócio, independentemente de seu setor. Os vídeos ali postados atuam como ferramentas que, se bem utilizadas, permitem alcançar quantidades expressivas de consumidores.

Depois do Google, o YouTube tem o maior índice de buscas do planeta. Conteúdo audiovisual que oferece dicas e informações relevantes atrai de maneira bem positiva o seu público. Ali, o objetivo principal não é vender produtos, mas apresentar à persona alternativas para seus anseios e preocupações. Identificando-se com sua empresa, o cliente a seguirá com satisfação.

Aposte na criação de uma boa promoção

Não se esqueça do fato de que, para realizar boas vendas, você não tem que utilizar, necessariamente, termos marqueteiros. Propagandas e anúncios em geral, quando “invadem” o espaço do cliente, não trazem bons resultados no ambiente digital. Afinal, o público hoje em dia tem muito mais alternativas de marcas oferecendo os mesmos produtos.

Outra ação que costuma ser bem-sucedida na captação de clientes é a criação de promoções, quando viável. Caso sua empresa mantenha sua presença de maneira positiva, o público terminará obtendo seu produto com toda a liberdade. A promoção otimiza a relação das pessoas com a sua marca. Ela serve tanto para clientes potenciais quanto para os atuais.

Elabore um material mais aprofundado

Criar infográficos permite à sua empresa conquistar um patamar maior, já que eles mostram autoridade a respeito de certos assuntos. O mesmo ocorre com o e-book. Sugerimos que você disponibilize esse tipo de material totalmente grátis para as suas personas. Para que indivíduo tenha acesso a um e-book, por exemplo, proponha que ele apenas insira o seu e-mail em determinado campo.

Os e-books permitem que você forneça conteúdos mais profundos a respeito de assuntos de interesse do cliente. Já os infográficos utilizam um apelo visualmente atrativo, atiçando o interesse do público. Usando figuras, gráficos e boas noções de design, você passa uma informação menos “pesada”, comparada à que vemos tradicionalmente.

A captação de clientes faz parte da rotina de qualquer empresa, que não sobrevive sem essas novas conquistas. Com essas técnicas, certamente a sua marca terá muito mais chances de atrair mais clientes e de manter os atuais. Portanto, pesquise a fundo o perfil de seu público, saiba o que interessa a ele e gere conteúdos de qualidade. Também saiba utilizar bem as redes sociais. E para complementar todas as suas estratégias, não esqueça do tradicional cartão de visita. Você pode optar também pelos cartões fidelidade, estes serão um ótimo atrativo para recompra.

Que tal, curtiu entender um pouco mais sobre como captar novos clientes? Esperamos tê-lo ajudado nesse sentido. Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para continuar sempre atualizado!

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