Semiótica aplicada ao design gráfico: o que você precisa saber!

Semiótica aplicada ao design gráfico

O trabalho de designer é completamente voltado para a utilização de símbolos e representações visuais, de modo que as pessoas consigam compreender a mensagem passada. Um conceito que está ligado a essa realidade é a semiótica aplicada ao design gráfico.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre termo e, mesmo sem saber ao certo o que é, já o utilizou. Neste post vamos explicar o que é semiótica, seus elementos, e por que ela é tão importante para enriquecer os seus projetos como designer. Continue a leitura!

O que é semiótica?

A semiótica é o estudo dos signos ou representações visuais dentro de um determinado contexto, buscando entender como eles ganham significado culturalmente, se tornando elementos de comunicação.

Ela não se estende apenas à linguagem verbal, sendo aplicada também ao cinema, moda, religião, música e artes visuais. Por esse motivo, ela é considerada tão importante para a área de design gráfico.

Quais são os elementos da semiótica?

O principal ponto de estudo da semiótica é o signo, que é algo que damos sentido ou significado a partir de um processo de compreensão. Quando vemos uma placa de trânsito, por exemplo, fazendo a associação daquele símbolo a um determinado significado. Isso é o que chamamos de semiose, que é o processo de significação. Ela é dividida em três outros conceitos, listados a seguir.

Símbolos

Para compreender os símbolos, é preciso primeiro aprender quais são os seus significados, já que muitas vezes eles não têm uma relação direta com o que representam. Isso funciona muito com as placas de trânsito.

Índices

Os índices são signos que têm uma relação direta com a sua representação e são compreendidos por pessoas que já tem um repertório de entendimento, de acordo com experiências vividas ou na cultura que está inserido. Eles podem ser gestos, expressões, marcas etc.

Ícones

Os ícones são considerados os signos mais fáceis de serem identificados e compreendidos, uma vez que são uma representação idêntica ao objeto real.

Por que a semiótica aplicada ao design gráfico é importante?

Estudar a semiótica e utilizá-la no design gráfico é fundamental para que os seus projetos sejam compreendidos com mais clareza, obtendo ainda mais sucesso na transmissão de uma mensagem e geração de sentido, por meio de signos, formas, tamanhos, materiais etc.

Ao ver o logotipo de uma marca famosa, por exemplo, rapidamente vêm à sua cabeça qual é a empresa e o que ela representa, não é mesmo? Isso acontece pela eficiência no desenvolvimento do símbolo para transmitir uma mensagem, utilizando a semiótica.

Para o seu trabalho de designer gráfico, ela é fundamental para garantir a eficiência, já que auxilia na criação de simples conceitos que serão responsáveis por transmitir mensagens complexas de forma clara e rápida.

Dessa forma, um bom trabalho baseado em um estudo sobre a mensagem que deseja transmitir, o produto e o público-alvo que se quer atingir, com o auxílio da semiótica, é fundamental para o seu destaque como profissional no mercado.

A semiótica aplicada ao design gráfico é um dos conceitos que podem te ajudar a ser uma referência no mercado. Agora que você sabe a sua importância, veja também o que é o Design Sprint e como aplicar essa metodologia no seu dia a dia!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This