Saiba a importância da tipografia na conversão dos seus criativos

tipografia

Para quem planeja se tornar referência dentro do seu segmento de atuação, é fundamental prestar atenção aos mínimos detalhes para que tudo funcione bem quando se trata de convencer o usuário a se tornar um consumidor. Nesse contexto, algumas táticas podem ser utilizadas. Uma delas é a tipografia para conversão.

Em um momento marcado pelo foco na experiência do usuário, qualquer detalhe faz enorme diferença na hora de converter e a tipografia está diretamente relacionada a esse indicador. Do tipo de fonte escolhida até a diagramação das suas páginas, tudo interfere na decisão do consumidor.

Que tal, então, entender melhor como aplicar a tipografia para conversão? Continue a leitura deste artigo e saiba como é possível pensar em técnicas que aprimoram o trabalho gráfico realizado e, como consequência, resultam em mais clientes para a sua organização.

Qual é a importância da taxa de conversão?

As métricas são cada vez mais importantes para quem planeja construir uma reputação sólida no mercado, afinal, são esses resultados que vão mostrar o real desempenho das suas ações e estratégias. Para superar a forte concorrência na sua área, monitorar todos esses indicadores pode ser importante para identificar os rumos das suas operações.

O principal deles seja a taxa de conversão, que mostra, na prática, a eficiência do seu negócio. Essa métrica indica quantos dos usuários que, por exemplo, visitaram a página da sua empresa realmente foram convertidos. Esse dado mostra como as suas estratégias estão impactando o seu público-alvo, se é algo bem visto por eles.

Afinal, de que adianta atrair vários visitantes para as suas páginas se, na prática, ninguém está contratando os seus serviços? Nesse contexto, os canais utilizados para a atração desses usuários estão funcionando bem, porém, alguma coisa está faltando na hora do objetivo final. A página pode não ter um layout muito agradável, não ter uma boa usabilidade ou, em alguns casos, pode ser a tipografia.

Portanto, ficar atento à taxa de conversão é fundamental para identificar se as escolhas feitas são, de fato, as melhores para o seu negócio. Essa métrica, por exemplo, vai indicar se o seu planejamento está de acordo com o que o consumidor espera ou não. Se você quer se destacar, é importante pensar, por exemplo, em uma tipografia para conversão.

Quais fatores da tipografia interferem na conversão?

Agora, que tal entender melhor como a tipografia interfere na sua taxa de conversão? Mas não estamos falando apenas do tipo de fonte escolhida, já que o conceito de tipografia é mais amplo. Para isso, separamos alguns fatores que interferem direto na experiência do usuário e, portanto, nas suas chances de conseguir convertê-lo ou não. Confira!

Tipo de fonte

A fonte é o primeiro ponto de contato entre o usuário e a mensagem que você planeja transmitir. É ela que vai guiar o sucesso da sua ideia. Nesse contexto, existem as fontes serifadas, por exemplo, que passam um ar mais tradicional para o público, enquanto as não serifadas se aplicam melhor em um conceito de modernidade.

Uma decisão simples como essa pode transmitir uma ideia completamente diferente do que você imagina. Passar uma mensagem séria e utilizar uma fonte colorida, por exemplo, não vai gerar os resultados esperados, passando pouca credibilidade. Cada detalhe faz uma enorme diferença na hora de convencer o usuário.

Diagramação

Outro fator que deve ser considerado ao pensar em tipografia para conversão é a diagramação, ou seja, os detalhes que vão permitir maior ou menor legibilidade para os conteúdos escritos. Tamanho das letras e espaçamento entre os componentes — letras, palavras e linhas, por exemplo — interfere diretamente no sucesso da sua mensagem.

Na prática, diagramação nada mais é que a organização de tudo o que vai ser exposto naquele espaço. Muitas vezes, uma fonte pode ser ideal para transmitir a ideia desejada. Porém, a legibilidade não é ideal. Isso prejudica a experiência do usuário e interfere diretamente na sua taxa de conversão.

Harmonização de cores

Além dos pontos citados acima, a harmonização de cores é fundamental para que a sua mensagem seja realmente compreendida pelo usuário. Portanto, a escolha das cores utilizadas vai interferir diretamente no sucesso da sua estratégia. Pense em como a cor da fonte dialoga com o layout da página e, é claro, com o que você quer transmitir.

Muitas vezes, a simples escolha das cores errada pode criar um ambiente caótico e pouco atrativo para que o consumidor se sinta confortável. Ou seja, não adianta acertar em todos os passos anteriores e, no fim, definir uma combinação que não é equilibrada o suficiente para converter mais clientes.

Quais pontos analisar para escolher uma tipografia para conversão?

A tipografia para conversão, portanto, é composta por vários fatores. Mas, como definir a opção correta para o objetivo de cada projeto? O primeiro passo é avaliar quais são os padrões mais utilizados para aquele propósito. Pense: como as outras empresas se comunicam dentro de um segmento de mercado?

Além disso, é importante compreender melhor o perfil e o comportamento do público-alvo, criando um diferencial para que você saiba exatamente quais são as preferências de quem você quer converter. Não se esqueça que definir uma tipografia para conversão ideal passa diretamente pela mensagem que você quer passar com cada escolha.

Outro ponto relevante para que a escolha da tipografia mais eficiente seja feita é a análise das possibilidades de utilização. Ou seja, avaliar quais são as possibilidades de uso daquela tipografia em outras situações que possam surgir e se ela se adaptaria bem ou não ao ambiente diferente.

Com algumas dessas práticas colocadas em ação, é mais fácil encontrar a tipografia para conversão ideal para o seu negócio. Dentro de um cenário de competição cada vez mais acirrada, é importante avaliar todos os detalhes e garantir que o usuário tenha a experiência mais satisfatória possível ao contratar os seus serviços.

Agora que você já sabe qual é a importância de pensar em uma tipografia para conversão e quais pontos avaliar na hora dessa definição, que tal se aprofundar ainda mais nesse assunto? Para facilitar essa tarefa e tornar o seu processo criativo ainda mais eficiente, separamos 3 dicas para escolher tipografias ideais!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This