Confira os 12 principais canais de design para seguir

canais de design

Como em qualquer área, os designers devem sempre estar atualizados sobre as novidades do ramo. Cada dia surgem novas ferramentas, conceitos, tecnologias e tendências no mundo do design. No YouTube, por exemplo, você encontra vídeos com dicas, tutoriais, novidades e muito mais a respeito. Mas você sabe quais são os principais canais de design para seguir?

Nem sempre podemos fazer cursos para nos profissionalizar, não é mesmo? Mas saiba que os melhores perfis de design fornecem vasto conteúdo sobre a área. Tem para todas as especialidades e níveis! Como nem sempre é tão fácil encontrar esses perfis, devido ao vasto material presente na plataforma do Youtube, separamos este post para facilitar. Continue a leitura e confira alguns dos melhores canais de design para você seguir!

Os principais canais de design para seguir

A quantidade de informação na internet é praticamente infinita. Por isso, em nossa lista, consideramos canais de design para todo tipo de público: profissionais, estudantes, curiosos, nerds e não nerds, ou empresas em geral! Dá uma checada na seleção.

1. Conheça os conteúdos do Clube do Design

Hoje em dia, um dos principais canais de design para seguir no YouTube é o Clube do Design. Ele é focado em conteúdos específicos de design gráfico e é administrado pelo Liute Cristian. A diversidade de temas é enorme, indo desde cursos e tutoriais para software, até dicas de produção gráfica. Agora não tem desculpa na hora de fechar arquivo para gráfica!

2. Conte com a variedade do Design Culture

O canal Design Culture tem a proposta de trazer uma grande variedade de temas em seus vídeos. A lista inclui, além do design, comunicação, cultura, formas de arte encontradas na publicidade, redes sociais e ações criativas. Comunicação, como um todo, é o campo abordado, em forma de tutoriais e dicas, por exemplo.

3. Informe-se com o canal Bons Tutoriais

Por falar em tutorial, esse é o principal tipo de conteúdo disponibilizado no Bons Tutoriais. Eles são relacionados ao Photoshop, ao webdesign e muitas outras ferramentas. Esse canal fornece, ainda, vários cursos na íntegra. Super útil, especialmente para quem ainda não teve muito contato com esses assuntos.

4. Divirta-se com os vídeos do Amarelo Criativo

Essa é uma opção bem original e descontraída, e está entre os principais canais de design para seguir. A apresentadora, sempre divertida, é conhecida como a “designer que critica designer”. As dicas são ótimas e atualizadas, abrangendo o design em geral. Ela discute a profissão, assim como a vida de freelancer. Vale pelo conteúdo e para você rir bastante!

5. Confira o perfil Desenheiros

O nome já diz tudo. Aqui, o compromisso dos apresentadores é bem mais voltado ao desenho em si. Quer aprender a desenhar de graça? É possível, com a porção de técnicas mais básicas ou mais avançadas que eles compartilham. A meta é apresentar, do começo até o fim, como realizar atividades específicas. Perfeito para designers que ainda não desenham.

6. Dê uma checada no canal Walter Mattos

O canal Walter Mattos oferece ao usuário um grande repertório de temas ligados ao design. Quer alguns exemplos? Criação de proporção e grid, designs analisados a fundo, design de marca, tutoriais para Photoshop ou Illustrator, entre outros. Vez ou outra, o autor também reflete mais abertamente sobre alguns assuntos.

7. Veja o que o Chef of Design compartilha

Entre os principais canais de design para seguir, vale muito a pena também conferir o Chef of Design. Ali, o designer ou aspirante encontrará uma série de dicas, entrevistas, conteúdo sobre vida de freelancer e muito mais. O tema central é o design como um todo, porém, eles se aprofundam mais especificamente em web design.

8. Assista aos vídeos do canal Pedro Panetto

O canal no YouTube do Pedro Panetto traz qualidade e oferece um diferencial bacana em relação aos outros. Além de designer gráfico, Panetto também é designer de produto. Não é muito fácil encontrar material desse nicho em português, na plataforma. Além disso, ele apresenta resenhas de livros, dicas para freelancer e para design de marcas!

9. Aprenda mais com a Sebastiany Branding

Atenção, pois quem apresenta esse canal é o time de um grande nome do branding no Brasil. Ele traz muitas dicas que abordam suas especialidades: o branding, o naming e o posicionamento de marca. Assim como vários outros assuntos, todos ligados ao mundo das marcas.

10. Descubra o conteúdo do Ferreira Studios

Os principais canais de design para seguir no YouTube carecem um pouco da presença de conteúdos sobre programação. Leonardo Ferreira apresenta um perfil voltado a dicas e tutoriais de edição e programação, além do próprio design. A organização dele é feita por meio de playlists, o que torna as pesquisas por conteúdos bem mais fáceis.

11. Explore o clássico perfil de João Faraco

Esse canal está na ativa já há bastante tempo, ganhando aqui a alcunha de “clássico”. Ele é mais um perfil focado no tutorial, contudo, as publicações, hoje em dia, estão menos frequentes. Porém, isso não se relaciona com a qualidade dos vídeos, que continua ótima. Vale dar um destaque especial às dicas para Illustrator, no canal.

12. Evolua com o canal do YouTube TV Ensinar

Trata-se de um canal que aposta em conteúdos de design, aplicações, desenvolvimento de sistema e artes de maneira geral. As postagens apresentam bastante dinamismo e atendem o usuário que quer aprender mais e crescer em sua profissão. O responsável pelo desenvolvimento da ideia é Eduardo Engelmann.

O YouTube é uma ótima escola

Os canais e vídeos que encontramos nessa plataforma são incontáveis, como você bem sabe. Faça um bom uso, você designer (ou iniciante), dessa ferramenta que facilita tanto as nossas vidas. Assista, pratique, aprenda, e repasse. O ato de compartilhar também só favorece a grande rede de designers espalhados neste mundão!

Após essa lista campeã dos principais canais de design para seguir, só nos resta arregaçar as mangas. Aproveite todos eles para aprender cada vez mais ou se aprimorar na atividade de designer. O acesso é gratuito e, em todos eles, o pessoal que os apresenta e os mantém fazem um excelente trabalho. E claro, não deixe de se divertir, ao mesmo tempo.

Esperamos que você tenha curtido a nossa seleção de canais de design no YouTube. Cadastre-se também em nossa newsletter, e fique por dentro de outros assuntos como este!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This