Placas de sinalização: entenda a importância para empresas

Imagine andar em um local enorme, como um shopping ou um hospital, e não encontrar placas de sinalização! Especialmente nas primeiras visitas a um local, essas placas são fundamentais para transitar adequadamente pelo espaço, poupar tempo e não ficar perdido.

Os projetos de sinalização são mais do que uma simples questão estética para uma empresa. No entanto, é normal que se baseiem na identidade visual da organização, como as cores, tipografia, formas e até linguagem. Afinal, tudo isso pode transmitir uma imagem mais séria ou um tom divertido, a depender de cada caso, para quem visita o espaço físico da empresa.

Então, quer saber mais a respeito da importância de placas de sinalização para empresas? Continue com a leitura do post!

Placas de sinalização para orientar o fluxo de pessoas

4 Placas de sinalização: entenda a importância para empresas

Nem toda empresa conta com setores de informação. E, mesmo que conte, ele pode estar afastado de onde o visitante se encontra ou aonde pretende seguir. Isso ocorre, sobretudo, nas empresas de grande porte, que contam com grande número de colaboradores.

É preciso, portanto, um projeto completo, que identifique as salas e rotas. E, nesse sentido, a principal finalidade das placas de sinalização é justamente facilitar o acesso aos locais e ambientes, orientando o fluxo de pessoas.

Essenciais na identificação dos setores

4 Placas de sinalização: entenda a importância para empresas

Geralmente, os visitantes de uma empresa não têm tempo de sobra para pesquisar ou “adivinhar” onde fica cada setor. Alguns compromissos de hora marcada, como uma reunião ou uma consulta, podem ser atrasados ou mesmo perdidos se as pessoas não encontram os setores aos quais precisam se dirigir dentro da empresa.

Por isso, um projeto adequado de sinalização deve indicar a localização dos setores de forma clara e bastante informativa.

Comunicam-se adequadamente ao público

4 Placas de sinalização: entenda a importância para empresas

As placas de sinalização conferem maior autonomia às pessoas que transitam pelo ambiente. Mas, para isso, devem se comunicar diretamente com essas pessoas. Em outras palavras, a sinalização deve estar de acordo com o público que frequenta o espaço.

Em uma escola, por exemplo, encontram-se adultos e crianças. Logo, a linguagem deve sempre levar em consideração os dois públicos. Inclusive, as crianças podem estar em fase de alfabetização, o que significa ser fundamental contar com imagens, figuras ou desenhos para transmitir as mensagens nas placas e indicações.

No geral, a sinalização deve ser sempre acessível a todas as pessoas, incluindo aquelas com necessidades especiais. Placas em braile, pisos táteis, sinalização sonora: as possibilidades são muitas!

Garantem a segurança contra incêndio (NR-23)

As sinalizações de segurança de uma empresa podem ser diferentes em cada caso, mas costumam respeitar as mesmas determinações. Em casos de emergência, por exemplo, é por meio das placas de sinalização que as pessoas podem se guiar a fim de encontrar as saídas mais rápidas e seguras do local.

Além disso, é com essa sinalização que os profissionais saberão onde encontrar os equipamentos de segurança em uma situação alarmante, como um incêndio. Todas as aberturas, saídas e vias de passagens devem ser sinalizadas por meio de placas ou sinais luminosos.

Por isso, placas de equipamento e alarmes são obrigatórias, e fazem parte da sinalização básica de uma empresa. Elas variam de acordo com o estabelecimento em questão e os equipamentos disponíveis, como pó químico, espuma mecânica, equipamentos de alarme e detecção de incêndios, entre outros.

Placas de alerta e de proibição também são consideradas essenciais para a sinalização de segurança nas empresas. Nesse caso, dentre os eventos que devem ser muito bem sinalizados, podemos destacar:

  • “proibido fumar”;
  • “proibido produzir chama”;
  • alertas contra o perigo de choques elétricos, exposição a produtos tóxicos e radiação;
  • riscos de corrosão e explosões.

Por fim, vale ressaltar que as placas de sinalização de uma empresa precisam aliar estética à boa legibilidade, com um apropriado local de apresentação e clareza das informações. E uma boa agência de design pode garantir tudo isso!

Lembre-se de que um ambiente corporativo bem sinalizado transmite uma imagem de organização e confiança, e isso é muito positivo para clientes e colaboradores.

Então, o que achou deste post? Se gostou e quer ter acesso a outros conteúdos relevantes como este, siga a Gráfica e Editora KWG nas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e Google+!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This