Papelaria corporativa e papelaria promocional: veja a diferença!

Embora papelaria corporativa e papelaria promocional pareçam a mesma coisa, elas têm objetivos bem diferentes e apresentam características peculiares em cada uma delas. Porém, ambas são de grande importância para a comunicação de uma empresa.

Por isso, é indispensável conhecer bem as diferenças, para que sejam corretamente utilizadas, de acordo com o se deseja atingir por meio do uso de cada tipo de papelaria. Uma representa a marca, enquanto a outra promove seus produtos e serviços.

Então, se o que você deseja é comunicar corretamente a mensagem da sua empresa com materiais gráficos bem elaborados, encontrou o post certo para entender as diferenças entre papelaria corporativa e papelaria promocional e quando usar cada uma delas. Confira!

O que é papelaria corporativa?

A papelaria corporativa é responsável por representar a empresa, sua marca e tudo o que ela significa e deseja transmitir às pessoas que se envolvem com ela. É por meio da papelaria corporativa que uma marca se apresenta e causa uma boa ou má impressão, dependendo da sua qualidade.

Imagine receber um orçamento de uma empresa em um papel não timbrado, ou o telefone de seu representante anotado em um pedaço de papel. Vai parecer que essa empresa não é nenhum um pouco profissional, você não acha?

O contrário, como receber do representante de uma marca um belíssimo cartão de visitas, muito bem impresso, em um material de qualidade e com todas as informações relevantes de contato, demonstra a preocupação da empresa com a sua imagem.

Do mesmo modo, a sua percepção sobre uma empresa muda completamente ao receber um orçamento em um papel timbrado, com uma gramatura acima da convencional, um design prático e agradável, além de uma boa qualidade de impressão e dentro de um envelope ou pasta também personalizados.

Os itens da papelaria corporativa são mais “definitivos” e utilizados no dia a dia da empresa para fins mais genéricos, e quase nunca mudam. No geral, quando alguém recebe um de seus itens, imediatamente identifica a empresa. Alguns exemplos: 

O que é papelaria promocional?

A papelaria promocional também leva a marca da empresa e sua identidade visual, porém, ela é voltada às ações mais específicas, como a divulgação de eventos, produtos, serviços, promoções etc. Ao contrário da papelaria corporativa, a promocional é mais variável, sazonal e muda conforme o seu objetivo de uso.

Alguns itens que compõe a papelaria promocional são:

Quais as principais diferenças entre papelaria corporativa e papelaria promocional?

A principal diferença entre papelaria corporativa e papelaria promocional está no seu objetivo de uso. Enquanto a papelaria corporativa é utilizada para fixar a marca da empresa de modo geral, a promocional é utilizada com metas mais específicas.

Além disso, a papelaria corporativa é sempre a mesma para identificar o material da marca, enquanto a promocional muda seu conteúdo de acordo com o que está promovendo. Normalmente, a primeira é produzida em várias tiragens de acordo com o seu consumo, enquanto a segunda é produzida de uma vez só em cada evento a que se destina.

Como você pôde ver ao longo deste post, existem diferenças bem profundas entre papelaria corporativa e papelaria promocional que afetam, inclusive, no seu planejamento e na forma como são concebidas e produzidas. Por isso, é importante entender a diferença entre elas a fim de garantir o sucesso da sua marca. 

E agora que você já sabe diferenciar uma da outra, que tal descobrir outras características importantes do universo dos materiais gráficos? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This