Pantone Coated e Uncoated: você sabe qual é a diferença?

coated e uncoated

Se você é designer, muito provavelmente você já se sentiu na dúvida sobre este assunto. Pantone Coated ou Uncoated? Qual é o ideal para o seu projeto? Visualmente na tela, a diferença não é muito considerável, mas quando aplicadas em determinado substrato é que será possível identificar a diferença. Por este motivo, é importante que você entenda a aplicação exata para Coated e Uncoated e não erre no seu projeto gráfico. Confira a seguir e tire todas as suas dúvidas.

Veja agora como aplicar corretamente as cores em seu layout e tire suas dúvidas de uma vez por todas.

Trabalhando com paleta de cores Pantone

Primeiro, é importante saber que essas letras possuem relação com o tipo de substrato em que a impressão será aplicada. Isto porque a aparência da cor está totalmente ligada a superfície que será impressa, seja ela papel, plástico ou tecido (mesmo que a tinta seja a mesma).

Por exemplo, se você escolher um Pantone azul e aplicá-lo em diferentes tipos de papéis, tais como papel couché e papel offset, a maneira como a tinta será absorvida por cada tipo será diferente uma da outra.

E afinal, o que significa Coated e Uncoated?

Vamos para um exemplo bastante prático. Pense no papel couché. O papel couché é um tipo de papel que possui um sutil revestimento de fábrica. Ele passa por um processo químico, que faz com que ele ganhe um revestimento que dá a ele uma textura ainda mais lisa, brilhosa ou matte.

Esse revestimento, ou em inglês, coated, é o que explica a letra C da escala de cores Pantone. Ou seja, coated= revestimento.

Já Uncoated é justamente o contrário. Trata-se do papel que não passou por nenhum tipo de revestimento, como por exemplo o papel Offset. Então, uncoated= não revestido ou sem revestimento. 

Papéis que possuem revestimento, como é o caso do couché, resultam em impressões mais “vivas”, uma vez que, o pigmento da tinta seca sobre o revestimento e não sofre tanta absorção pelas fibras do papel, assim como ocorre no uncoated.

Abaixo trazemos uma imagem comparativa entre os Pantones do estilo coated, paleta da esquerda e uncoated, paleta da direita.

pantone Pantone Coated e Uncoated: você sabe qual é a diferença?

Entendido! E agora? Como aplicar na prática?

Para saber exatamente como sairá a impressão do Pantone escolhido, seja ele Coated ou Uncoated, o ideal é que você utilize o guia de cores da Pantone. No entanto, podemos considerar que ter este guia pode ser considerado um investimento e tanto, uma vez que os valores são a partir de R$200,00 e podem chegar até R$6.000,00. Se você considera este investimento válido, vamos deixar o link para você conferir direto na loja da Pantone.

Caso a ideia de adquirir um guia de cores Pantone não seja inviável para você, uma opção interessante pode ser checar diretamente com a sua gráfica parceira. Provavelmente ela possui um guia de cores Pantone e você poderá visualizar qual será o resultado da cor escolhida depois de impressa. 

Lembrando que, este tipo de diferença entre Coated e Uncoated, não ocorre somente em cores Pantone. A impressão na escala CMYK também sofre essa diferenciação. No geral, impressão em papéis que possuem revestimento – as cores possuem aparência mais vivas. Ja a impressão em papéis sem revestimento – uncoated, as cores ficam um pouco mais apagadas pois há maior absorção de tinta sobre o papel. 

Agora que você já sabe a diferença entre Coated e Uncoated, vai ficar ainda mais fácil e seguro escolher a tinta certa de acordo com o substrato que você irá trabalhar.

E se você possui algum projeto especial que exija a fidelidade de cores de uma impressão Pantone, saiba que a Gráfica KWG é uma das poucas gráficas online que aceita este tipo de impressão. Envie-nos um orçamento e tenha todo o suporte que o seu projeto precisa.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *