O que é prova de impressão e qual a importância para o seu trabalho

PROVA DE IMPRESSÃO

Diferentemente das composições criadas para a web, que podem ser corrigidas a qualquer momento, o material gráfico, uma vez impresso, não permite mais volta. Se tiver algo errado, toda a produção é perdida, gerando prejuízos sérios e, às vezes, até inviabilizando um projeto. A prova de impressão serve justamente para evitar a ocorrência desse problema.

Por meio dela, é possível analisar questões importantes como a verificação de erros, a fidelidade das cores e, ainda, se a composição está adequada ao tipo de papel e à técnica de impressão utilizados.

Pensando nisso, elaboramos este post para ajudá-lo a entender mais detalhadamente como tudo isso é possível e quais são as principais técnicas de provas de impressão existentes no mercado gráfico. Então, continue a leitura e descubra!

Qual é a importância da prova de impressão?

Como já explicamos, a prova de impressão é capaz de evitar que o material gráfico seja inutilizado e garantir que ele terá a qualidade esperada no momento em que foi projetado. Por meio dela, você pode visualizar melhor detalhes importantes como os que apresentaremos nos tópicos a seguir.

Possibilita a verificação de possíveis erros

Em geral, quando pensamos em erros, imaginamos os de digitação, ortográficos e gramaticais. Porém, em um projeto gráfico, outras falhas são possíveis, como a falta de legibilidade das fontes, a baixa qualidade das imagens e, até mesmo, problemas de diagramação que provocam cortes e prejudicam o entendimento do conteúdo.

Demonstra se as cores estão no padrão correto

Existem diversos sistemas de cores que podem ser usados em um projeto gráfico. Os mais conhecidos são o CMYK e o RGB, cada um com a sua aplicação. O grande problema é que, muitas vezes, a incompatibilidade entre o sistema utilizado na arte e o da técnica de impressão torna as cores bem diferentes do esperado.

Outro problema recorrente é a calibragem inadequada das cores do monitor, que também pode ser evitado por meio da utilização da prova de impressão.

Garante que a composição está de acordo com o papel e a técnica de impressão

Muitas vezes, uma arte que ficaria linda em um papel liso perde a sua graça quando é impressa em um papel texturizado ou colorido. Além disso, questões referentes ao tamanho e posicionamento dos elementos da composição em relação ao papel também são observadas na prova de impressão.

Quais são os principais tipos de prova de impressão?

Cor

A prova de cor é praticamente obrigatória, já que servirá de orientação para configurar as cores da arte e do equipamento de impressão para que se tornem o mais fiéis possível ao esperado.

Imposição

Serve para conferir detalhes como a paginação e o conteúdo em si. É nela que se verificam possíveis erros de numeração de páginas, ortográficos, gramaticais, etc.

Layout

Permite verificar aspectos relacionados à diagramação, como a legibilidade das fontes, margens, sangrias e, até mesmo, o posicionamento e a qualidade das imagens utilizadas.

Boneco

O boneco é a simulação mais fiel do resultado que se espera atingir no material depois de impresso. Com ele, é possível avaliar o conjunto.

Como você pôde ver ao longo deste post, a prova de impressão é um processo muito importante para garantir a qualidade de um material gráfico, evitando desperdícios de recursos e retrabalhos. Por isso, ela deve ser sempre realizada e levada a sério.

Agora que você já entende para que serve e qual é a importância da prova de impressão, siga-nos no Facebook, YouTube e Twitter.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This