Design system: entenda o que é e qual a sua importância

o que é design system
Powered by Rock Convert

Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, a organização e padronização de elementos e identidade visual é fundamental para qualquer negócio. Afinal, muitas vezes são diversos profissionais trabalhando em um mesmo projeto ou com o mesmo objetivo. Sendo assim, entender o que é design system é essencial para criar um para o seu negócio e facilitar o trabalho de todos.

Por mais que cada profissional tenha o seu estilo, preferências e orientações, é preciso ter uma espécie de documento que centralize um padrão de referência da agência. Ou seja, um guia que sirva como material de consulta para os designers e desenvolvedores da sua equipe entenderem o que podem e o que não podem fazer com cada elemento, animação ou marca.

Se você quer aumentar a cartela de clientes e tornar mais fácil o trabalho de fidelização, entender, na prática, o que é design system permitirá que você oriente melhor a sua equipe na busca pelos projetos mais qualificados possíveis. Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas sobre esse conceito que tem sido tão falado na área de design? Continue a leitura e confira!

O que é design system?

Como a tradução literal do inglês para o português já indica, design system significa sistema de design, ou seja, um padrão de design para ser seguido. Seja para a criação de uma peça visual, seja para definir o layout de um site com motion design, todos os comportamentos, elementos e possibilidades serão colocados em um mesmo documento.

Na prática, portanto, design system representa o conjunto de orientações necessárias para garantir a uniformidade de um projeto. Tudo o que precisa ser respeitado para assegurar que a entrega está dentro dos padrões exigidos pelo cliente — ou pela própria agência — e que os designers poderão utilizar como material de consulta.

Normalmente, o design system é composto por itens simples. Cores, tipografia ou marca, mas também por informações um pouco mais complexas, como o comportamento de cada elemento quando animações são utilizadas na produção. A linguagem e a comunicação que são indicadas para o projeto também estão presentes.

Em resumo, é a fonte de referência com toda a documentação necessária para a criação de um projeto ou uma peça. Princípios do produto, componentes, estilos e possíveis comportamentos de cada elemento estão presentes nesse documento. Assim, ao delegar funções, cada designer saberá exatamente o que deve fazer dentro daquele projeto.

Qual é a importância desse conceito e as suas características?

Mas por que é importante saber o que é design system? Simples: padrão e coerência são dois pontos fundamentais quando falamos em trabalhos de qualidade. Sendo assim, é exatamente isso que esse documento propõe: padronizar tudo o que for realizado de acordo com as preferências e exigências de cada projeto.

Quando bem produzido, o documento é uma excelente ferramenta para a integração e comunicação da equipe. Por isso, é fundamental que ele seja de fácil entendimento. Desta forma, ninguém fica com dúvidas simples sobre o processo de criação e, assim, o tempo e a qualidade do produto final do projeto são otimizados.

Para quem deseja se destacar no mercado e fidelizar os clientes com maior facilidade, criar um design system é o primeiro passo. Essa documentação é o ponto de partida para engajar todos os profissionais envolvidos no projeto e garantir que nada saia do planejado inicialmente, se assegurando da satisfação do cliente após a entrega.

Melhores exemplos de Design System para se inspirar

1. Material Design Google

Material é um sistema de design moderno desenvolvido pelo Google. O design system em si é um tesouro de guias e ferramentas úteis. Ele pode ser usado pelos desenvolvedores de aplicativos para projetar um aplicativo que adere ao estilo Material, bem como, a qualquer pessoa que queira criar um design moderno. Você encontrará um seletor de paletas de cores, diretrizes de tipografia, práticas recomendadas para o design de ícones, a capacidade de criar um tema de material escuro e muito mais.

2. Polaris – Shopify

A Shopify é uma empresa canadense de comércio eletrônico com uma plataforma proprietária homônima para lojas on-line e sistemas de pontos de venda de varejo. A empresa também está por trás de um sistema de design chamado Polaris. Ele foi destinado a ajudar os comerciantes Shopify a criarem melhores experiências para os usuários.
Além de ter seções de design, componentes e padrões, a Polaris também oferece uma seção de conteúdo, com diretrizes para dicas de tom de voz, gramática e direitos autorais.

3. Airbnb Design

O Airbnb não oferece apenas serviços de hospitalidade acessíveis em todo o mundo. A empresa também compartilha idéias sobre seu próprio sistema de design, apresentando técnicas de ponta.
O Airbnb Design consiste em componentes que são “como elementos de um organismo vivo”, onde um conjunto de propriedades define cada componente, com sua própria personalidade e função. Um componente pode trabalhar com outras pessoas ou evoluir por conta própria, enquanto ainda faz parte de um ecossistema maior e em evolução.

4. MailChimp

Uma das maiores referência quando o assunto é design system. Serviço de automação de e-mail e marketing, o MailChimp possui um sistema de design bem estabelecido, disponível anos antes de os sistemas de design brotarem totalmente. O sistema de design é robusto e o mantém simples e fácil de usar. 

5. Claro Mondrian

A operadora Claro também possui seu próprio Design System, o Mondrian. Inclusive, este possui bibliotecas em React de componentes específicos que eles criaram e usam.

Qual a relação entre design system e entropia do design?

O design system também se relaciona com outro conceito importante do design, a entropia. Originalmente, esse termo representa o grau de liberdade molecular dentro de um sistema. Quando levamos para a criação gráfica, significa o espaço que cada profissional tem para criar os seus conceitos, peças e artes, a liberdade criativa.

Na teoria, quanto mais profissionais dentro de uma agência ou de um mesmo projeto, maior a entropia do design. Ou seja, cada um com as suas ideias, criações, referências e preferências. Ao construir um design system, você reduz essa variação, formaliza alguns padrões e comportamentos, garantindo a uniformidade de todas as criações.

O objetivo não é restringir a criatividade dos designers da sua agência, mas sim, apenas orientá-los a seguirem um padrão determinado como satisfatório internamente. Determinando essas especificações na documentação, a entropia é reduzida e quem ganha espaço é outro conceito: sintropia, que significa a organização, nesse caso, de um projeto.

Quais ações executar para criar um design system eficiente?

Mas, na prática, o que fazer para criar um design system que realmente seja eficiente? Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas de como colocá-lo em ação, então, confira!

Planeje

O primeiro passo é planejar exatamente o que você precisa fazer e quando você precisa fazer. A criação de um design system será para cada projeto ou para toda a agência? O ideal seria dividir por situações específicas, aproveitando as características de cada projeto.

Conheça as necessidades

Em seguida é preciso definir quais são as necessidades para organizar com eficiência o seu design system. Ou seja, o que a sua equipe mais sente falta? Quais são as necessidades para criar um modelo para a sua agência?

Defina os componentes

Com essas respostas em mãos, é hora de determinar quais são os componentes do seu design system. Dos mais básicos, como fonte e tipografia, até as animações que serão permitidas em cada projeto. Enfim, é preciso determinar o que fará parte do seu documento.

Monitore e atualize

Mesmo após colocar o design system em ação, o trabalho ainda não está finalizado. É preciso ficar constantemente de olho no que pode ser aprimorado, adicionando componentes que faltam e retirando os que são desnecessários. O documento precisa ser uma estrutura viva.

Saber o que é design system será, portanto, o primeiro passo para que a sua equipe compreenda melhor quais são as orientações e indicações para realizar trabalhos e projetos de acordo com o padrão criado pela agência. Dessa forma, você garante que todos os profissionais estejam orientados para criar da maneira como o cliente espera.

Agora que você já sabe o que é design system e compreendeu a importância desse conceito para a sua agência gráfica, curta a nossa página no Facebook e acompanhe de perto as principais novidades que publicamos em nosso blog!

identidade visualPowered by Rock Convert

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This