Mockups: como utilizá-los para apresentar suas criações

mockups

Você consegue imaginar com facilidade a ideia de comprar um produto sem poder visualizá-lo com clareza? Esse é o papel dos famosos mockups para produtos gráficos!

Sabemos que, atualmente, as compras online estão conquistando cada vez mais consumidores. Diante disso, as lojas e vendedores desse segmento têm se preocupado, cada vez mais, em disponibilizar boas imagens dos produtos, em diversos ângulos, para que não restem dúvidas quanto ao que está sendo oferecido.

É por isso que uma empresa do ramo do design gráfico que tenha interesse em conquistar e fidelizar clientes não pode desconsiderar a importância dos mockups para o negócio. E, por mais que o nome possa parecer complicado, oferecer esse tipo de apresentação é muito mais simples do que se imagina.

Você sabe o que é um mockup e quais as vantagens de apresentá-lo para os clientes? Vamos mostrar para você como usar e como fazer o download desses materiais para agilizar e facilitar esse processo. Continue lendo este artigo para entender!

O que é um mockup?

O termo é bastante difundido na língua inglesa, mas mockup pode significar nada mais do que uma maquete ou modelo. E é exatamente esse o objetivo de usá-lo: apresentar um modelo digital ou físico — na grande maioria das vezes é digital — de como uma peça publicitária ou produtos gráficos serão no momento em que forem finalizados.

Se um cliente possui um escritório de advocacia, por exemplo, e procura contratar uma empresa de design gráfico para que desenvolvam o material de papelaria para seu trabalho — como papéis timbrados, cartões de visita, etc. — o sucesso desse projeto é muito mais garantido quando o cliente consegue enxergar a proposta desses produtos de forma fiel à realidade.

Então, levando isso em consideração, a empresa pode utilizar softwares de edição gráfica para criar, mesmo que apenas virtualmente, maquetes dos produtos que serão oferecidos ao cliente. O mais interessante é que o resultado dessas maquetes é quase como uma fotografia de como o produto será quando for impresso e entregue.

É importante ressaltar que os custos para a realização dessa etapa são extremamente baixos, enquanto o retorno pode ser bastante positivo, uma vez que, conseguindo visualizar o produto, as chances de o cliente aprovar aquele projeto são maiores — mesmo que exija algumas modificações para alcançar o resultado desejado.

Como usar um mockup?

Da mesma forma que é possível encontrar muito material disponível para download, como ícones e fotografias, com os mockups não é diferente. Existem modelos para apresentação de cartões de visita, camisetas, canecas, entre tantos outros produtos que simulam uma aplicação real.

Também é possível preparar seu próprio modelo, fazendo uso de softwares de criação tridimensional. Exemplos como o AutoCad 3D, ou até mesmo programas um pouco menos complexos como o Adobe Photoshop e o Adobe Illustrator, são utilizados com esse intuito.

O Photoshop, por exemplo, é mais utilizado quando já existe uma imagem pronta e só é preciso adicionar a marca do produto para que o cliente possa observar uma representação de seu projeto.

Assim também são feitas as artes a partir dos mockups baixados na internet. Quando o designer abre o arquivo de um desses downloads, é possível editar as imagens que compõe a maquete.

Então o profissional vai precisar apenas inserir a arte gráfica de seu cliente para que o modelo esteja pronto. Esse processo é simples e pode ser realizado em poucos minutos.

Como fazer download de mockups?

Como comentamos acima, já existe uma grande diversidade de modelos para a construção de mockups disponíveis para download gratuito na internet. São artes gráficas que simulam fotografias e que são usadas para representar digitalmente os produtos vendidos por uma empresa de design gráfico.

É importante entender que a apresentação de um projeto gráfico é parte fundamental do processo de aprovação daquele produto pelo cliente. Quem trabalha com criatividade já está acostumado a olhar para uma imagem simples e visualizar seu resultado tridimensional, mas nem todo cliente vai possuir essa habilidade.

Sendo assim, já deixou de ser aceitável apresentar produtos gráficos sem o auxílio dos mockups. Optar por downloads disponibilizados é uma ótima escolha para quem deseja realizar a montagem dessas maquetes de forma rápida e efetiva. São perfeitos para empresas que possuem um grande fluxo de trabalhos.

Por esse motivo, vamos citar alguns modelos de mockups mais utilizados e indicar os links para que você possa fazer o download desses materiais. Acompanhe!

Cartão de visitas

CARTÃO-DE-VISITA Mockups: como utilizá-los para apresentar suas criações

Talvez seja o produto mais comercializado pelas gráficas, afinal a maioria dos profissionais e empresas precisam divulgar seus trabalhos — e nada mais simples do que entregar um cartão de visitas.

Camiseta

CARTÃO-DE-VISITA Mockups: como utilizá-los para apresentar suas criações

Quando o cliente contrata uma empresa de design gráfico para a elaboração de camisetas — seja uniforme ou peças promocionais — o resultado é muito melhor quando a proposta final é apresentada num mockup de camiseta.

Modelo de copo de café

CARTÃO-DE-VISITA Mockups: como utilizá-los para apresentar suas criações

Outro tipo de mockup disponível para download é o modelo de copo de café no estilo Starbucks. Empresas costumam imprimir suas marcas nesses copos para utilizá-los durante eventos. Então, é interessante poder visualizar como eles serão quando estiverem prontos.

Em tecido

CARTÃO-DE-VISITA Mockups: como utilizá-los para apresentar suas criações

Também é possível apresentar uma logo aplicada em tecido, quando uma marca precisa ser estampada em bonés ou bordadas em uma roupa, por exemplo.

Em papel branco

CARTÃO-DE-VISITA Mockups: como utilizá-los para apresentar suas criações

Mais uma forma de visualização de um projeto é fazendo a montagem da marca aplicada em papel branco. Assim, você já transmite a ideia do produto de papelaria já em uso e facilita a identificação pelo cliente. Este tipo de mockup é bastante utilizado pra apresentar propostas de criação para papel timbrado.

Em madeira

CARTÃO-DE-VISITA Mockups: como utilizá-los para apresentar suas criações

Dependendo do tipo de empreendimento para o qual estão sendo desenvolvidos os projetos, é interessante apresentar aplicações em diferentes materiais. Um deles é a madeira, que possui algumas variações para que o designer escolha qual vai servir melhor para o objetivo final.

Modelo em caneca

CARTÃO-DE-VISITA Mockups: como utilizá-los para apresentar suas criaçõesOutro produto bastante utilizado por empresas — principalmente para evitar a utilização e descarte excessivos de copos plásticos — as canecas também podem ser materiais de divulgação de uma marca. Por isso é possível fazer o download do mockup desse objeto, para inserir a arte gráfica e apresentar aos clientes.

Mockup de parede

CARTÃO-DE-VISITA Mockups: como utilizá-los para apresentar suas criações

Para finalizar, estão disponíveis modelos tridimensionais de paredes onde as marcas podem ser aplicadas. Esse tipo de mockup funciona muito bem para representar as possibilidades de inserção da marca em fachadas de lojas ou entradas de consultórios, por exemplo.

E aí, você gostou de entender um pouco sobre como funciona a utilização de mockups para a apresentação de projetos gráficos? Vimos que é mais simples do que parece, principalmente por termos a opção de baixar vários tipos de modelos prontos e apenas realizar as adaptações para cada finalidade.

Agora que já foram apresentados alguns dos modelos mais básicos, que tal você conferir 8 dicas super legais de sites para download de mockups?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *