5 dicas para melhorar as habilidades fotográficas agora mesmo

habilidades fotográficas

​Nem todo mundo tem um olhar diferenciado para a fotografia, mas quem tem se destaca tanto na profissão quanto na área de design. Isso porque o profissional que conta com boas habilidades fotográficas pode oferecer diversas possibilidades na área de criação, completamente inovadoras e que se encaixam exatamente na identidade dos clientes.

Porém, desenvolver essas habilidades não é tão simples. Como em toda área, é preciso muito estudo, boas referências, e claro, muita prática.

Neste post vamos dar algumas dicas para que você possa começar a melhorar as suas habilidades fotográficas e consiga oferecer soluções diferenciadas aos seus clientes. Confira!

5 dicas para melhorar as habilidades fotográficas

1. Saia da sua zona de conforto

Tirar fotografias apenas a partir da sua visão, ou de um estilo com o qual você já está acostumado, não vai ajudá-lo a desenvolver novas habilidades. Procurar por trabalhos específicos que fujam da sua área pode ser uma ótima opção.

Portanto, procure ter contato com algum tipo de ensaio fotográfico diferente, com o qual você não está ambientado. Para isso, fale com novas pessoas ou colegas de profissão.

Assim, você pode explorar não só as cenas e a visão de outras pessoas, como também estudar e aprender a tirar fotos diferentes das habituais.

2. Não edite suas fotos

Entregar boas fotos para os clientes não significa saber produzi-las a partir de um programa de edição, e sim ter habilidades necessárias para tirar boas fotografias em um determinado momento.

Claro que sempre há pequenos ajustes para fazer e não há nenhum problema em editá-los. Mas saber capturar imagens do melhor ângulo e foco, de acordo com a iluminação, é uma habilidade única e que se aprende praticando.

3. Estude composição e a regra dos terços

Quem trabalha com design e fotografia, ou pelo menos se interessa pelo assunto, sabe que a regra dos terços é totalmente aplicável na hora de desenvolver os projetos. Porém, muitas vezes os designers já utilizam fotos prontas e não captam tanto a intenção de cada uma delas.

Ao desenvolver habilidades fotográficas, você tem maior noção da composição das fotos, sabe o que deseja destacar e consegue captar a essência de cada momento, podendo entregar um trabalho que se encaixe exatamente no desejo do cliente.

4. Saiba ajustar a câmera de acordo com o cenário

Para tirar fotos de qualidade, não basta ter uma câmera boa, é preciso saber ajustá-la de acordo com cada cenário. Parece básico, mas ajustar uma câmera requer um entendimento prévio sobre foco, iluminação e contraste.

Conhecendo bem as funções do equipamento, é muito mais fácil ajustá-lo corretamente de acordo com cada cenário, sendo ele bem iluminado, em condições ruins, com sombras, de noite ou de dia. Assim, são maiores as chances de suas fotos saírem praticamente perfeitas, sem a necessidade de retoques.

5. Estude sempre

Bons profissionais de design e fotografia estão sempre estudando. Isso porque a cada dia surgem novas tendências relacionadas à área, e aprendê-las é extremamente necessário para se destacar no mercado.

Por isso, esteja sempre praticando, participe de palestras, seminários, faça cursos online e tente repetir fotos que você considerou bonitas.

Não temos dúvidas de que, a partir dessas dicas, você poderá desenvolver ótimas habilidades fotográficas, tendo uma nova visão sobre os trabalhos demandados e entregando peças com a comunicação visual adequada.

Gostou de saber como desenvolver suas habilidades fotográficas? Então siga-nos no Instagram, Facebook e Youtube para receber em primeira mão outras dicas essenciais para se destacar no mercado como designer.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This