Marketing offline: saiba como os impressos agregam valor à sua marca

marketing offline

Nos últimos 20 anos, o marketing, assim como outras áreas, sofreu profundas mudanças causadas pelos avanços tecnológicos, em especial, a chegada da internet. Nesse contexto, o marketing offline vem sendo tratado como uma espécie de coadjuvante das estratégias online. Isso quando é lembrado.

Porém, muitas pessoas esquecem que ele é capaz de gerar percepção de valor para uma marca como nenhum outro recurso. Basta parar para pensar nos materiais impressos, nas embalagens personalizadas, entre outras coisas, que acabam diferenciando uma marca das demais.

Claro que o marketing offline deve ser trabalhado em conjunto com o online no mundo de hoje, mas, o que não pode jamais, é ser ignorado. Por isso, elaboramos este post que mostrará a você algumas formas eficientes de investir nessa estratégia e aumentar muito mais as suas vendas. Confira!

Ofereça brindes personalizados

Quem não ama ganhar um presente? Sua empresa até pode oferecer cupons de desconto online, mas eles não surtem o mesmo efeito positivo que um brinde útil ao cliente.

Imagine que o consumidor recebe uma caneta ou bloco de anotações da sua empresa com o seu logo. Esse tipo de brinde vai direto para a mesa de trabalho do cliente, possibilitando que todos os dias ele tenha contato direto com a sua marca.

E o melhor de tudo isso: não há tantos concorrentes como no ambiente online, em que você disputa a atenção do seu consumidor com milhares de outras marcas e atividades.

Distribua cartões de visita

Por mais que pareça mais prático enviar o contato pelo WhatsApp para salvar as informações direto na agenda do smartphone, esse recurso não causa a mesma percepção de valor que um cartão de visitas bem elaborado.

Em primeiro lugar, no cartão de visitas impresso, você tem a possibilidade de personalização que o contato eletrônico não permite. O cartão físico carrega a sua marca, a sua identidade visual e fica no bolso ou na carteira do cliente. Isso sem contar que ele passa aquela boa primeira impressão de você, não é mesmo?

Publique revistas institucionais

As revistas institucionais são como os blogs para web. Elas demonstram a autoridade da empresa nos assuntos relacionados ao mercado em que está inserida e, ainda, são excelentes canais de informações sobre as novidades da sua instituição.

Além disso, assim como os brindes, é algo que poderá ser colocado na mesa de trabalho do cliente permitindo que ele tenha contato diário com a sua marca por muito tempo mesmo involuntariamente.

Tenha uma papelaria corporativa

Assim como o cartão de visitas, a papelaria corporativa causa a impressão de organização e profissionalismo, além de diferenciar o seu material de comunicação do das demais empresas.

Por exemplo, uma proposta enviada por meio eletrônico pode até ser prática, porém, não causa a mesma impressão de algo concreto que uma pasta personalizada com o conteúdo impresso em papel timbrado dentro.

Por mais que as assinaturas eletrônicas sejam válidas, assinar um contrato em papel usando uma caneta traz a sensação muito mais forte e concreta de negócio fechado do que qualquer outro meio.

Produza um catálogo de produtos

Os catálogos de produtos são como vitrines com capacidade de apresentar todos os produtos e serviços em um só lugar. Além de serem uma ótima forma de apresentar o seu negócio aos clientes, eles têm grande utilidade como material de treinamento para a sua equipe conhecer melhor a empresa.

Produzir um catálogo também ajuda a empresa a se conhecer melhor e a encontrar maneiras de melhorar o seu mix de produtos. Outra vantagem é que ele se torna um registro histórico da evolução da empresa que não seria possível em um e-commerce, por exemplo. Isso porque a versão anterior normalmente é perdida depois de fazer qualquer modificação nos meios eletrônicos.

Falando em e-commerce, ter um catálogo de produtos ajuda, inclusive, na hora de montar a sua loja virtual, pois as fotos e descritivos utilizados nele servirão como ponto de partida para o conteúdo que deverá ser criado para os meios digitais.

Participe de eventos do seu segmento

Os eventos do seu segmento são fontes quase inesgotáveis de contatos para networking. Afinal, as pessoas que vão a feiras de negócios e congressos sobre um determinado assunto estão lá porque têm um interesse real nele e, principalmente, estão propensas a fechar negócio.

Porém, não basta participar, é preciso causar uma boa impressão. E o melhor modo de fazer isso é contar com um stand bem elaborado, um belo folder de apresentação da empresa, cartões de visita à vontade e distribuição de brindes úteis aos participantes do evento.

Por exemplo, os power banks e as garrafinhas são ótimos nesse tipo de situação. Com certeza, farão com que a sua marca seja lembrada quando o cliente conseguir carregar a bateria do smartphone para ligar o GPS na estrada de volta para casa ou substituir os copos descartáveis pela garrafa com a sua marca no dia a dia dele.

Crie estratégias out-of-home

Esse tipo de estratégia atinge o consumidor em momentos que, geralmente, ele está desconectado e livre do assédio da concorrência. Por exemplo, os anúncios no para-brisa traseiro dos ônibus que são vistos pelos motoristas dos outros veículos no trânsito, as TVs que transmitem vídeos comerciais em elevadores e academias, o banner que fica na entrada da estação de metrô.

Esses locais e momentos são oportunidades únicas de atingir um público que está se acostumando  cada vez mais a olhar apenas para as telas e encontrar todo tipo de oferta nelas.

Como você pôde ver ao longo deste post, o marketing offline tem tanto valor e poder de causar uma boa impressão, agregando valor à marca, quanto as estratégias online. Além disso, ele oferece uma oportunidade de manter a sua empresa ao alcance do cliente mesmo nos momentos em que ele está desconectado e, melhor ainda, longe das campanhas da concorrência.

Agora que você já entendeu a importância do investimento em materiais impressos para o marketing offline, está na hora de saber mais sobre papelaria corporativa e papelaria promocional. Leia o nosso conteúdo e descubra qual é a diferença entre elas.

 

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