Entenda a importância da embalagem de produto para a sua loja!

embalagem de produto

Peça a uma criança que não sabe ler para escolher entre dois produtos e ela certamente escolherá o que a embalagem chamar mais a atenção dela. Parece óbvio, mas nem todo mundo entende a importância da embalagem de produto.

Um produto bem embalado faz parte do conjunto de fatores capazes de aprimorar a experiência do cliente com a sua loja. Além de garantir a integridade do produto, ela também serve para causar uma boa impressão da sua marca.

Ela é capaz de valorizar o seu produto, conferindo a ele mais profissionalismo, status, exclusividade e segurança. Se você deseja entender exatamente como aproveitar todo o poder que uma embalagem de produto tem, acabou de encontrar o post certo para ajudar nessa tarefa. Confira!

Mantenha o seu produto em segurança

É extremamente desagradável, ao receber um produto comprado pela internet, perceber que ele foi danificado durante o transporte. Ou ainda, ao comprar um produto em uma loja física, notar que alguém já o abriu e até mesmo o usou, o que pode muito bem acontecer com perfumes e cremes.

Uma embalagem de produto bem planejada resolve esses problemas, tanto de violação do conteúdo, quanto de segurança no transporte. Basta que o designer, no momento da concepção da embalagem, pense em cada uma das etapas do processo logístico pelas quais o produto passará até chegar ao seu consumidor final.

Portanto, além de um revestimento interno capaz de proteger o produto de choques, trancos ou quedas, o ideal é que a embalagem também seja impermeável e tenha um lacre de proteção que deixe bem claro, caso ela seja violada.

Outro ponto a se pensar é na forma como essa embalagem poderá ser carregada pelo cliente. É possível, por exemplo, colocar nela uma alça, para tornar mais prático o transporte da loja até casa.

Faça do manuseio da embalagem do produto uma boa experiência para o cliente

Um dos maiores diferenciais da Apple, durante anos, foi a experiência de manuseio da embalagem. Ela fazia parte das funcionalidades do produto, pois era pensada para facilitar a própria abertura, a retirada do produto e, até mesmo, o seu descarte. Não eram poucas as pessoas que até guardavam a embalagem dos seus Iphones.

E-commerces de moda que cresceram rapidamente e se tornaram famosos, também se preocupam com essa experiência de abrir a embalagem do produto, e apostam inclusive em deliciosas fragrâncias que são exaladas quando a caixa é aberta.

Muitas vezes, na ânsia de proteger o produto durante o transporte, as marcas acabam exagerando na dificuldade de abertura da embalagem de seus produtos. Esse é um ponto de atenção importante, pois não conseguir abrir o que se comprou e se esperou ansiosamente pela chegada pode causar desconforto e ainda mais ansiedade ao cliente.

Crie embalagens exclusivas para diferenciar cada tipo de produto

Chegamos a um dos pontos mais importantes: a aparência. A embalagem deve ser um ícone do produto. Quem vê uma garrafa de Coca-Cola jamais confundirá com um refrigerante de outra marca, pois ela faz parte da identidade visual do produto, e é diferente até mesmo, dos da embalagem dos outros produtos da marca.

É essa a identificação que o invólucro deve conferir ao conteúdo. Quando o carteiro dobrar a esquina e o cliente vê-lo da janela do décimo andar, saberá que está carregando a sua encomenda pela identificação da embalagem personalizada do produto.

E por falar em personalização, essa é uma das principais exigências de consumidores nos dias de hoje. Quanto mais customizada, melhor a experiência do produto. Por isso, imagine só como seria receber o produto que você comprou online, com um cartãozinho impresso com o seu nome e uma mensagem personalizada para você.

Ao comprar um produto para presente no site da Natura, você pode inclusive dizer o que você quer que vá escrito no cartão. Agora imagine só quantas ideias legais como essa se pode ter de customização para melhorar ainda mais a experiência do cliente com a marca?

Enxergue a embalagem do produto como uma oportunidade de marketing

Imagine só que ao receber sua compra, o cliente encontre na embalagem uma pesquisa de satisfação, que uma vez respondida dará a ele um cupom promocional de desconto para a próxima compra? Isto é, além de conseguir dados valiosos do consumidor que gerarão insights para melhorias no produto e na própria marca, você ainda está estimulando o cliente a comprar novamente para aproveitar o desconto. Não é o máximo?

E não para por aí! Um bom designer é capaz de criar embalagens que se transformem em objetos de uso ou de decoração para o cliente, como caixinhas de joias, porta-lápis, calendários e mais uma infinidade de outras ideias legais, que farão com que o consumidor tenha contato com a marca no seu dia a dia.

Outro bom uso que se pode fazer da embalagem como ferramenta de marketing são as edições especiais colecionáveis. Lembra das latinhas personalizadas com nomes de artistas da Coca-cola? Pode apostar que, com esse tipo de ação, você terá consumidores comprando a embalagem ao invés do produto.

Preocupe-se com o meio ambiente

Não se pode deixar de citar um ponto muito importante: a sustentabilidade ambiental. Ou seja, além de seguras, de manuseio agradável, bonitas e customizáveis, as embalagens precisam respeitar e preservar o meio ambiente.

Por isso, prefira utilizar materiais reciclados para a criação das embalagens de produtos. E indo ainda mais longe, pense em como elas poderiam ser reutilizadas de maneira útil e criativa pelo cliente para evitar que sejam descartadas.

Como você pôde ver ao longo do texto, as embalagens são verdadeiras ferramentas de comunicação com o cliente. Elas são capazes de fazer uma pessoa escolher o produto A e não o B, simplesmente pelo que ela está comunicando com a sua aparência. Além disso, uma embalagem de produto que cumpre a sua função, faz com que o cliente compre novamente.

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