Google Adwords vs Facebook Ads: qual a melhor opção para você?

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Hoje, se você comercializa produtos ou serviços — seja em um estabelecimento físico, seja em meios on-line — investir em marketing digital é uma necessidade. Mas, com tantas plataformas disponíveis para anunciar, é preciso compará-las antes de tomar uma decisão. Por exemplo, você sabe quais são as diferenças entre Google Adwords vs Facebook Ads?

Embora parecidas, essas ferramentas servem a objetivos diferentes dentro de uma estratégia de marketing digital, por isso, sua utilização deve ser muito bem analisada e planejada. Em alguns casos é até possível usá-las em conjunto, uma otimizando o desempenho da outra.

Para que você não erre na hora de desenvolver suas estratégias de divulgação on-line, elaboramos este post que explicará, exatamente, o que são e como funcionam ambas as soluções — além de fazer um comparativo entre elas para facilitar a sua decisão. Continue a leitura e confira!

Como funciona o Google Ads

O Google Ads (ou Adwords), como era conhecido antes da mudança de nome) é a plataforma de anúncios do Google. Por meio dela é possível criar anúncios que aparecerão junto aos resultados de pesquisa na SERP (Search Engine Results Page), também conhecidos como links patrocinados. Esse, porém, não é único recurso que ele oferece.

Com o Google Ads também é possível anunciar na rede de display, ou seja, nos sites parceiros dessa gigante das buscas, e ainda no YouTube, a maior plataforma de pesquisa em vídeo do planeta. Seja qual for a plataforma, os anúncios podem ser configurados com base nas palavras-chave utilizadas pelos usuários em suas pesquisas. Desse modo, é possível atingir as pessoas que estão buscando exatamente aquilo que você tem a oferecer.

Além das palavras-chave, o Google Ads permite a configuração de outros critérios para a exibição do anúncio, como a localização do usuário, o horário e o dispositivo (mobile ou não) pelo qual a pesquisa foi feita.

Todas essas informações podem ser cruzadas com os interesses demonstrados pelo usuário durante a sua navegação pela web. Isso sem contar com as ferramentas de remarketing, que lhe permitem reimpactar clientes que abandonaram um carrinho de compra, por exemplo.

Como funciona o Facebook Ads

Diferentemente da ferramenta do Google, o Facebook Ads não funciona com base nas buscas feitas pelos usuários, mas sim nos interesses que eles demonstram por meio de suas interações — além de fatores como localização e informações de perfil psicográfico, como idade e gênero.

Ele também oferece ferramentas de segmentação capazes de identificar audiências similares às da própria fanpage do anunciante ou usando como referência as informações da base de clientes, já que o upload desses dados é permitido na plataforma.

Os anúncios no Facebook Ads podem ser compostos de textos, imagens e até vídeos. Também podem conter links para o site do anunciante ou para sua fanpage. Entre os formatos existentes, estão:

  • a história patrocinada — que mostra aos usuários da rede as interações de seus amigos com a página do anunciante;
  • o post patrocinado — que, em vez de precisar da criação de anúncio, impulsiona um post já existente na fanpage.

Google AdWords vs Facebook Ads

Embora os critérios de segmentação de ambas as plataformas pareçam ser os mesmos, elas impactam os seus usuários em momentos e situação diferentes. Enquanto o Facebook Ads atinge a sua audiência em um momento em que ela está relaxada, navegando pelo seu feed, o Google Ads é capaz de impactá-la bem no exato momento em ela está buscando o seu produto. Essa é a principal diferença entre eles.

Nesse sentido, portanto, não se pode dizer que uma solução é mais eficiente ou melhor do que a outra. O que, de fato, podemos afirmar é que cada uma delas se adéqua melhor a um objetivo específico.

Se a sua estratégia busca a consolidação da marca e o relacionamento com o público, por exemplo, o ideal é usar o Facebook Ads. Por outro lado, se o que você está buscando é um volume maior de conversões, o Google Ads é a ferramenta mais recomendada.

Vale dizer que os métodos de cobrança de ambas as plataformas também são similares, podendo ser feitos por clique, por visualizações ou ainda, no caso do Google Ads, por conversões.

Como decidir qual delas utilizar

Imagine a seguinte situação: você está navegando pela timeline do seu Facebook e, em determinado momento, vê o anúncio de uma gráfica rápida. Ele tem uma identidade visual bem definida e o logo e o nome da empresa são bem visíveis e marcantes.

Algum tempo depois, você se lembra de que precisa de mais cartões de visita e digita na barra de pesquisas do Google: gráfica rápida. Logo nos primeiros resultados, você encontra o nome daquela gráfica que estava na sua timeline no outro dia. Mesmo que apareçam outros resultados ao redor, essa empresa parecerá familiar a você, por isso, a tendência é que você clique no link dela.

Você também poderia ter se lembrado da sua necessidade dos cartões assim que viu o anúncio no Facebook. Nesse caso, você clicaria no anúncio ali mesmo, sem a necessidade de uma busca. Da mesma forma que poderia ter simplesmente procurado uma gráfica no Google, mesmo sem nunca ter visto aquele anúncio no Facebook. Essas possibilidades ilustram bem cada cenário que você pode explorar.

Como você pôde perceber, as diferenças entre Google Adwords vs Facebook Ads são muitas. Essas plataformas de anúncios atendem a objetivos diferentes, oferecendo diferentes recursos de segmentação do público a ser atingido.

Para decidir qual delas é a mais indicada para o seu negócio, ou conferir se a adoção de ambas pode ser vantajosa, é necessário que você analise, em primeiro lugar, o comportamento do público que você deseja atingir. A criação de uma persona é a melhor forma de se fazer isso. Em última instância, essa decisão dependerá da sua estratégia de marketing digital.

Então, gostou da leitura? Agora que você já entende quais são as principais diferenças entre Google Adwords vs Facebook Ads, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e ajude os seus amigos a vender mais também!

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