Fontes cursivas: confira 6 modelos incríveis para modernizar suas criações

fontes cursivas

A escolha da fonte adequada impacta o resultado final de um projeto de design gráfico, por isso, é muito importante conhecer bem a função de cada um dos estilos tipográficos, como as fontes cursivas, e, desse modo, saber como explorá-los para valorizar ainda mais o layout que está criando.

As fontes cursivas são ótimas para gerar contrastes tipográficos, quando utilizadas em conjunto com fontes sem serifa, por exemplo. Ou, ainda, podem ser exploradas em composições em estilo retrô ou mais romântico. Por se assemelharem à caligrafia humana, dão um toque mais pessoal ao design. São diversas as aplicações para as fontes cursivas, principalmente as mais modernas.

Pensando nisso, criamos este post no qual você conhecerá algumas das variações mais exclusivas para os seus projetos e, ainda, receberá sugestões de como e quando utilizá-las. Continue a leitura e descubra como arrasar na tipografia dos seus layouts!

6 fontes cursivas para modernizar suas criações

1. La Sonnambula

fontes cursivas
A fonte La Sonnambula é inspirada em uma ópera com o mesmo nome, interpretada em Milão por Maria Callas, e carrega na estrutura toda a elegância de sua influência. Seu formato caligráfico é perfeito para títulos e textos que pretendam sugerir a escrita à mão. Sua licença é gratuita, inclusive, para uso comercial.

2. Lily of the Valley

fontes cursivas

Lily of the Valley é uma fonte cursiva, porém mais robusta que os demais tipos caligráficos. Ela lembra a fluidez da escrita humana, mas com forma bold que a deixa mais forte e intensa. Por isso, é ótima para títulos, logotipos e outros modelos de composições tipográficas. Ela também é gratuita para uso comercial.

3. The Woodlands

fontes cursivas
Outra fonte liberada para uso comercial é a The Woodlands. Descrita por seu próprio autor como “uma fonte com estética de caligrafia moderna”, ela pode ser utilizada sobre fundos fotográficos e coloridos com tranquilidade. Mas essa não é a sua única aplicação, o tipo é bem-versátil e pode ser explorado de todas as formas que a sua criatividade pedir.

4. Noelan

fontes cursivas
A Noelan também é gratuita para uso comercial e empresta aos layouts nos quais é utilizada um design limpo e moderno. Ela oferece caracteres alternativos e internacionais e combina muito bem em composições nas quais é misturada a outras fontes.

5.Thinking Of Betty

fontes cursivas
Thinking of Betty
tem cara de vintage e é perfeita para ser usada, em designs que lembrem releituras de layouts mais antigos. Sua licença gratuita é somente para uso pessoal, porém, a versão paga para uso comercial traz alguns recursos a mais, como a versão light e as ligaduras adicionais.

6. Blessed
fontes cursivas

A Blessed, embora seja gratuita apenas para uso pessoal, é uma fonte cursiva que vale a pena ter no seu catálogo tipográfico. Quase uma caligrafia feminina, é perfeita para layouts românticos, delicados e sem formalidades. É possível utilizá-la em conjunto com outras fontes, preferencialmente sem serifa e tão delicadas quanto ela.

A criação de contrastes tipográficos é uma arte dominada por poucos e, por mais simples que pareça, requer técnica e bom gosto, aliados a muito conhecimento sobre as diversas opções e fontes. Por isso, estudar cada variação de estilo pode ser uma vantagem na hora de criar.

As fontes cursivas modernas podem ser muito úteis em diversas situações, dentre elas, na criação de uma identidade visual, então, que tal saber um pouco mais sobre o assunto no nosso guia para criar marcas poderosas?

identidade visualPowered by Rock Convert

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This