Escolher imagens em um banco? Afinal, quais cuidados você deve ter !

escolher imagens
Powered by Rock Convert

Você encontra muitas dificuldades para escolher  imagens para os seus trabalhos gráficos? Saiba que os bancos de imagens são excelentes opções para otimizar o seu tempo e melhorar a qualidade da sua entrega.

Como o próprio nome sugere, esses bancos funcionam como galerias de fotos e ilustrações de todo tipo, com alta qualidade e disponibilizadas por diversos ilustradores, fotógrafos ou designers do mundo todo. O melhor disso tudo é que a maioria das imagens está livre de direitos autorais.

Se precisa ilustrar as suas páginas e redes sociais na web ou anúncios e propagandas, esse serviço foi feito para você. Porém, é sempre bom ficar atento para alguns detalhes na hora de fazer a sua melhor escolha. Acompanhe o post e saiba mais!

4 dicas de como escolher imagens para os seus trabalhos

Defina o objetivo da sua busca

Parece óbvio, mas muita gente ainda não aprendeu a definir o objetivo adequado para o uso das imagens escolhidas. É importante analisar qual o sentido da imagem e se ela contribui significativamente para o contexto em que foi inserida.

Antes de decidir, verifique em qual meio digital ou impresso você fará a sua divulgação. Cada tipo de mídia exige determinadas características para adaptar a imagem ideal ao conteúdo e isso inclui tamanho, resolução, estilo etc.

Para dar sentido ao contexto, considere a representatividade e a coerência e transmita ao cliente a mensagem certa. Por exemplo: se você tem uma marca de cosméticos, aposte em fotos de pessoas com uma pele bem tratada. E claro, fuja do clichê, que nesse caso, seria mostrar apenas o produto.

O ideal é colocar os elementos em um cenário e demonstrar a maneira de usar o objeto ou o resultado que ele proporciona. Assim, você estará contextualizando a imagem para que as pessoas entendam a mensagem por inteiro.

Opte pela melhor resolução

Hoje, não há desculpas para deixar de usar uma imagem em alta resolução. As fotos em baixa desvalorizam qualquer trabalho, passam a impressão de desleixo e um ar de ultrapassadas, além de serem difíceis de entender.

Por isso, nada de fotografia ruim: alta qualidade é uma regra! Atualmente, até mesmo os smartphones mais simples têm câmeras que proporcionam imagens que não deixam nada a desejar. Com o auxílio dos inúmeros aplicativos à disposição no mercado, as fotos podem ser facilmente retocadas pelos usuários.

Certifique-se de que a imagem pode ser usada

Você estava passeando pelo Google, quando achou exatamente a foto que estava procurando e já se sentiu satisfeito e privilegiado por isso. Pois bem: esse ponto é primordial, afinal você precisa ter certeza de que tem permissão para usar a imagem.

Isso mesmo! Nem tudo o que encontramos na internet pode ser usado sem que se pague para isso. Existem direitos autorais a serem respeitados, além de algumas restrições de uso.

Por isso, descubra quem é o dono e adquira o melhor plano de pagamento oferecido pelo site que hospeda o trabalho do autor da imagem. Uma segunda opção é escolher imagens em bancos free, algo que atenda as suas expectativas. 

Confira a qualidade da imagem na hora de imprimir

Se você já se sentiu incomodado com fotos ruins ilustrando um bom texto, sabe muito bem do que estamos falando quando batemos na tecla da qualidade. Então, depois de eleger a sua foto coerente e representativa, chega a hora de tomar outros cuidados na preparação do arquivo antes de imprimir.

Afinal, o que se vê na tela de um dispositivo eletrônico é uma coisa. No papel, tudo pode mudar e, se for assim, que seja para melhor, não é mesmo? Por isso, atente para o padrão das cores e converta sempre do RGB para o CMYK, que é a configuração certa para impressos.

Para garantir nitidez nas imagens, mantenha a resolução em, no mínimo, 300 dpi e a sua foto permanecerá em alta, mesmo que seja ampliada.

Saber escolher imagens adequadas para cada trabalho é fundamental, assim como utilizar bancos confiáveis e que ofereçam fotos de qualidade. Procure com paciência e você terá resultados inesperados e gratificantes.

Já sabe como fazer para deixar o job mais atrativo? Para poupar seu tempo nas buscas, separamos um post com os 7 melhores bancos de imagens grátis, que pode ser muito útil pra você. Aproveite e acesse a loja da KWG e confeccione aquele cartão de visita incrível.

identidade visualPowered by Rock Convert

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This