Desenho e design: você sabe qual a diferença? Entenda aqui!

desenho e design

É bastante comum haver uma confusão entre desenho e design. Os termos têm grafias aparentemente semelhantes e são logo associados às artes visuais. No entanto, as aplicações práticas e os significados são bem distintos.

Conhecer essas diferenças é fundamental para fazer bonito e recorrer a cada elemento no momento apropriado. Dessa forma, fica mais fácil alcançar objetivos específicos, como os de comunicação.

A seguir, veja as principais distinções entre desenho e design, além de quais são os pontos que merecem sua atenção!

O que é o desenho, afinal?

O desenho envolve mais do que usar papel e lápis para rabiscar algumas linhas. O conceito, na verdade, busca retratar algo — que existe ou não na realidade.

Há os artísticos, como as paisagens ou formas, e os técnicos. Uma perspectiva de peça mecânica e plantas baixas, por exemplo, também são consideradas desenhos. No entanto, nem sempre existe uma proposta de interpretação. Ou seja: pode se tratar apenas de uma representação (real ou fictícia), sem um propósito maior por trás.

Portanto, o desenho é diferente da ilustração, que está inserida em um contexto específico. A charge ou o cartum são ilustrações que procuram trazer uma nova visão a respeito da realidade. Então, podemos dizer que toda ilustração é um desenho — mas nem sempre o contrário é verdadeiro.

O que caracteriza o design?

Na dúvida entre desenho e design, é comum que as pessoas confundam os dois termos. Afinal, a palavra “design” tem origem francesa e também remete ao ato de desenhar. No entanto, a técnica significa muito mais do que isso.

O grande objetivo do design é buscar soluções para problemas específicos por meio de um projeto. A partir do planejamento e da execução, é possível selecionar e construir soluções.

design gráfico é, normalmente, o mais lembrado. Ele está em embalagens, logotipos e anúncios. Mais do que o aspecto estético, seu objetivo é consolidar a marca, gerar intenção de compra e atrair o público.

Inclusive, outros segmentos demonstram que o design não está ligado apenas à questão estética. O webdesign, por exemplo, também se preocupa com a usabilidade das páginas online, enquanto o industrial tem foco no uso das peças e na execução de projetos específicos.

Acontece o mesmo com o design embalagens: mais do que fazer os invólucros bonitos, a intenção é torná-los úteis. Trata-se, portanto, de uma abordagem com caráter prático e que visa a contornar algum problema específico.

Desenho e design andam juntos?

Embora os dois conceitos tenham significados muito distintos, não se deve dizer que estão distantes. Na verdade, desenho e design se relacionam e, muitas vezes, são interdependentes.

Na hora de fazer um desenho (como uma ilustração), é preciso utilizar elementos como: harmonia, escolha de formas e objetivo em relação à comunicação. Essa não é uma regra, mas pode ser importante em algumas execuções.

Já o design aproveita os recursos do desenho para conseguir apelo estético. Além de tudo, essa habilidade é desejável para que o profissional consiga se expressar de maneira visual e clara.

Na hora de elaborar um cartão de visitas, por exemplo, o design pensa em aspectos como estilo da marca, objetivo da comunicação e mensagem transmitida. Ao mesmo tempo, é preciso deixar o material esteticamente agradável, o que significa cuidar do formato do logo ou de suas cores.

Como vimos, desenho e design são conceitos bem diferentes, que devem ser conhecidos em sua totalidade. Ao explorar a distinção entre eles, fica muito mais fácil recorrer às técnicas necessárias em cada caso.

Gostou deste artigo e quer aprimorar sua atuação na área? Então, baixe o nosso guia para designer autônomo!

identidade visualPowered by Rock Convert

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. conheci o blog há pouco tem, mas to curtindo e aprendendo muito com cada publicação

    http://www.brasiliagrafica.com

    • Joyce Moreno disse:

      Obaaaaa!!! Que boa notícia, Xavier!
      É uma grande satisfação que esteja curtindo!

      Continue nos acompanhando que semanalmente postamos conteúdos ricos sobre a área gráfica!

      Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This