Designer unicórnio: você sabe o que é? Confira tudo aqui

designer unicórnio
Powered by Rock Convert

Administrar uma micro ou pequena agência de design não é uma tarefa fácil. Além de cuidar de toda a burocracia necessária para fazer o negócio funcionar, é preciso superar a forte concorrência pela atenção — e os recursos — dos consumidores e, no final, ainda entregar um serviço de qualidade, certo? Não à toa, o termo designer unicórnio surgiu.

Afinal, para realizar todas essas atividades com qualidade é fundamental contar com profissionais qualificados em sua equipe. Caso contrário, como você vai poder delegar funções sem a confiança de que o serviço final vai atender às expectativas do cliente? A busca por um profissional ainda mais completo começa a partir dessa necessidade.

Mas, na prática, o que significa ser um designer unicórnio? Para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto, preparamos um artigo completo explicando as principais características desse profissional e, é claro, quais ações colocar em prática para se atualizar de acordo com as demandas do mercado. Continue a leitura e confira!

O que é um designer unicórnio?

O termo “unicórnio” é muito utilizado no ambiente corporativo para tratar de empresas novas, geralmente startups, que conseguem crescer bastante em um período rápido e, assim, atingir uma parcela considerável do seu segmento de mercado. Ou seja, um negócio pequeno que, rapidamente, se coloca entre as principais empresas do setor.

Quando levamos essa ideia para a área do design, o significado é um pouco diferente, mas também tem a ver com modernidade e adaptação. Antes, é preciso entender que muita coisa mudou em nossa sociedade nos últimos, principalmente os muitos avanços tecnológicos e os novos comportamentos e desejos da maioria dos usuários.

Sendo assim, o profissional do design necessita entender que o seu trabalho também mudou. Ou seja, o que o designer fazia dez anos atrás, por exemplo, já não tem o mesmo efeito nos dias de hoje. Essas adaptações permitem uma maior eficiência e precisão para realizar as tarefas e responsabilidades exigidas para essa função atualmente.

Na prática, portanto, o profissional que representa esse conceito é aquele que consegue mesclar os seus conhecimentos de designer e desenvolvedor. Ou seja, alguém que absorve as melhores práticas das duas áreas para criar projetos cada vez mais eficientes e de acordo com o que o mercado procura e espera.

Quanto mais recursos o profissional tiver, mais pode ser apontado como um designer unicórnio. A ideia é não limitar a sua atuação, por exemplo, ao uso do Photoshop, mas também saber utilizar recursos e ferramentas de programação e, por que não, também criar conteúdos relevantes interativos por meio da escrita, por exemplo.

Quais são as principais características desses profissionais?

Não existe um modelo exato para definir o que é um designer unicórnio, porém, algumas características se sobressaem quando falamos desses profissionais. A principal delas é o domínio de uma grande habilidade e o conhecimento mais raso de outros conceitos e ideias que acabam colaborando para a entrega de um trabalho ainda mais completo. Afinal, ninguém consegue ser bom em tudo, certo? 

O designer unicórnio é aquele profissional que está sempre de olho em novas tendências e estratégias que podem otimizar o seu trabalho. Seja diretamente, seja indiretamente. Um conceito que facilite a comunicação com o restante da sua equipe, por exemplo, já seria bastante útil.

Mas quando esse softskill o ajuda a encontrar uma solução mais eficiente para o seu trabalho, ele se torna ainda mais valioso. O fundamental é não se contentar em fazer apenas uma coisa, mas sempre encontrar formas de aprimorar o seu trabalho, oferecendo ainda mais recursos para a sua empresa e, é claro, para o resultado final das suas criações.

Melhor ainda é quando o designer unicórnio tem o domínio profundo de duas habilidades e, ao mesmo tempo, tem conhecimento suficiente sobre softskills para auxiliar na resolução de outras tarefas, por exemplo. Além de criar e programar, esse profissional também entende de fotografia, Marketing Digital e está sempre ligado em novas ideias, por exemplo. 

Quais ações colocar em prática para se atualizar?

Mas, na prática, o que você precisa fazer para se atualizar e, quem sabe, se aproximar do perfil de um designer unicórnio? Para ajudar você nessa caminhada, separamos alguns pontos que merecem mais atenção e facilitarão o seu desenvolvimento como profissional, resultando em trabalhos cada vez mais criativos e eficientes.

Desenvolva a sua escrita

Se engana quem pensa que o trabalho de um designer deve se resumir à criação de artes, peças, imagens e estruturas. Uma tendência que vem sendo considerada cada vez mais importante — e faz parte das habilidades de um designer unicórnio — é saber escrever bem, melhorando o trabalho de criação de conteúdo e reduzindo o uso de lorem ipsum.

Adicione mais softskills ao seu currículo

Outro ponto importante é sempre ficar de olho no que o mercado está comentando, as tendências e novidades da área, por exemplo. Acompanhe profissionais de sucesso e que você admira, veja o que gente que entende do assunto tem para falar e defina quais softskills podem ser adicionados para você se tornar ainda mais completo.

Desenvolva a capacidade de liderança

A liderança também é outra tendência para quem quer ser um designer unicórnio, já que muitas vezes é preciso saber delegar funções, definir estratégias e conseguir tirar o máximo de sua equipe — e de si mesmo. Quanto mais qualificado nessa função, mais responsabilidades você poderá assumir e, é claro, executar com sucesso.

Assim, o designer unicórnio vai ganhando cada vez mais espaço nas agências de design pelo Brasil, se tornando um profissional necessário para otimizar a eficiência e produção dentro daquele negócio. Seguindo as melhores práticas demandadas pelo mercado, a tendência é que você consiga se destacar ainda mais com o seu trabalho.

Agora que você tirou todas as suas dúvidas sobre o que é um designer unicórnio e o que fazer para se atualizar profissionalmente, que tal ficar por dentro de outros assuntos relevantes como este? Siga as nossas redes sociais e confira as nossas publicações em primeira mão! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

identidade visualPowered by Rock Convert

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This