Cor do ano Pantone 2020: Confira como usá-la em seus projetos

cor do ano pantone

A Pantone é uma conceituada organização americana especializada em codificação de cores. Anualmente, essa empresa lança a tendência de cor que serve como referência para a moda, o design e a cultura. A cor do ano Pantone para 2020 é o Classic Blue — PANTONE 19-4052, simbolizando a nova era.

A instituição ficou conhecida no mercado em razão dos seus códigos e nomes atribuídos às mais variadas cores existentes nas paletas. Hoje, o instituto exerce uma forte influência para a indústria têxtil, de tintas, arquitetura, decoração de interiores, designers e artistas.

Mas, o que devemos saber sobre a cor de 2020? A seguir, falaremos um pouco mais a respeito do azul que promete invadir todos os espaços. Vamos lá?

Cor do ano Pantone: Classic Blue — a cor de 2020

Esse tom de azul é relacionado à empatia, à contemplação, à fé, à proteção e à interação, além disso, traz serenidade e paz. Trata-se de um azul que inspira calma, conectividade e resiliência, por isso, instiga as pessoas a buscarem uma base mais estável e sólida para confiarem a realização de seus objetivos.

Suas qualidades ligadas ao senso de tranquilidade exaltam o desejo de estabilidade, tão buscado em tempos de incertezas e mudanças bruscas na sociedade e nas instituições ao redor do mundo. O Classic Blue contempla a noção de constância, o que tem o poder de comunicar a confiança necessária para enfrentar os obstáculos e definir nossos caminhos.

A cor do ano Pantone 2020 propõe uma mensagem de transparência, honestidade e abertura. É pacífica e fácil de identificar, considerada mundialmente favorita, por isso, funciona muito bem como fio conector que inclui pessoas de culturas, personalidades e formação diferentes. É a tonalidade da inclusão e da união.

Tradicionalmente, o azul é sempre associado ao firmamento. Esse tom de céu noturno nos convida a mergulhar para além do que é perceptível, expandindo a consciência e aumentando a nossa perspectiva para abrir ainda mais os canais de comunicação. Anuncia, ainda, a oportunidade de recomeçar com a chegada de uma nova era, repleta de confiança e bom entendimento entre os povos.

Com toda essa conectividade, as experiências tornam-se multissensoriais e mais gratificantes, à medida que atingem um número maior de pessoas. Assim, é possível materializar o real significado dessa cor, unindo seus adeptos e permitindo que todos experimentem o Classic Blue de acordo com suas próprias habilidades.

Todos os 5 sentidos (olfato, visão, paladar, audição e tato) possibilitam informações diferentes. As experiências capazes de vincular todos esses inputs sensoriais nos capacitam a nos conectar com nós mesmos, com as outras pessoas e com o mundo todo à nossa volta. Esse é o motivo pelo qual a Pantone elegeu 2020 para fazer com que a cor do ano proporcionasse a primeira experiência multissensorial da história do instituto.

Como usar essa cor nos projetos de design

Esse tom de azul reflexivo e atemporal oferece uma sensação de proteção, paz e serenidade ao espírito. Traz clareza e equilíbrio ao pensamento com grande impacto na capacidade de concentração, o que favorece alguns ambientes de trabalho.

Essa cor é muito fácil de combinar com outros elementos. Ela inspira muita versatilidade em razão da sua capacidade de permitir a exploração de texturas, acabamentos e revestimentos. Suas características se adequam bem às decorações mais duradouras e a sensação de paz que transmite tornam o Classic Blue perfeito para variadas composições de ambientes residenciais, em diversas texturas.

O tom de céu ao entardecer nos dá a percepção de constância, por isso, tendemos a responder como algo inegavelmente confiável, que não pode dar errado. Ele é ideal para inúmeras aplicações no universo do design gráfico, especialmente para embalagens para as quais é determinante transmitir honestidade e credibilidade, qualidades essas muito valorizadas pelo consumidor da atualidade.

A cor do ano Pantone é elegante, profunda e discreta. Está diretamente conectada aos nossos anseios por um pouco mais de segurança, entendimento e conectividade, portanto, é fácil de adotar e aplicar a tudo o que tem significado e valor para cada um de nós.

Se você deseja se aprofundar mais e conhecer outros elementos relevantes do design, entenda o que significam os 10 mais importantes princípios do design gráfico!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *