Confira 7 dicas de como fazer um infográfico perfeito!

como fazer um infográfico
Powered by Rock Convert

Nem sempre é possível transmitir dados, informações e ideias complexas somente com palavras. Muitas vezes, a compreensão é facilitada com o uso de imagens. É o famoso “vou desenhar para você entender”, e é aí que entra a importância de saber como fazer um infográfico.

Um infográfico nada mais é do que o uso de recursos visuais para facilitar o entendimento de informações mais complicadas. Sua aplicação em estratégias de marketing de conteúdo ajuda no aumento do tráfego, além de manter a audiência por mais tempo no seu site.

Isso ocorre porque muitas pessoas preferem entender com um simples olhar em vez de passar algum tempo lendo um texto mais extenso. Por isso, para ajudar você a descobrir como fazer um infográfico perfeito, elaboramos este conteúdo com dicas imperdíveis. Confira!

Quais são os tipos de infográficos?

O papel desempenhado por um infográfico bem elaborado é o de facilitar a compreensão de uma informação ou ideia. Ele é capaz de fazer isso de diversas formas, como as que você verá nos próximos tópicos.

Estáticos

Os infográficos estáticos são os mais comuns. O estímulo para a compreensão da informação precisa ocorrer de modo que o leitor entenda o conteúdo sozinho, por isso, o material deve ser muito bem organizado. Dessa forma, a sua elaboração pode se tornar mais trabalhosa que a dos demais.

Ao pensar em como fazer um infográfico estático, é preciso ter em mente que o seu conteúdo deve ser muito bem planejado e o seu objetivo bem definido para que não surjam dúvidas na interpretação.

como fazer um infográfico

Jing Zhang illustration

como fazer um infográfico

Jing Zhang illustration

 

Animados

Os infográficos animados, quando bem planejados, costumam ser mais fáceis de compreender. Isso acontece porque não há a necessidade de inserir muito conteúdo em uma única tela. Além disso, a animação, por si, conduz o leitor ao entendimento.

Outro recurso que facilita a compreensão é a possibilidade de incluir uma locução explicando o que está sendo mostrado nos infográficos animados.

como fazer um infográfico

Jing Zhang illustration

como fazer um infográfico

Jing Zhang illustration

Jing Zhang illustration Jing Zhang illustration

 

Interativos

O infográfico interativo é uma mistura dos modelos que acabamos de ver, ou seja, é um infográfico estático, mas com recursos de animação que podem ser manipulados pelo leitor. Isso significa que a pessoa poderá decidir qual parte da informação quer ver.

Esse tipo de infográfico requer mais recursos para sua construção. Afinal, além de um bom conhecimento sobre animações, também exige o domínio de alguma linguagem de programação para criar os recursos de interatividade.

Como fazer um infográfico perfeito?

Agora, vamos ao que mais interessa: as 7 dicas indispensáveis para você saber como fazer um infográfico perfeito!

1. Defina os objetivos do infográfico

Qualquer peça utilizada em uma estratégia de marketing precisa ter objetivos muito claros, por isso, é importante dar respostas para as perguntas a seguir.

  • Qual resultado se espera alcançar com a oferta desse material?

  • Para quem a peça é destinada, ou seja, quem é a persona?

  • O que o infográfico precisa esclarecer para a persona e qual mensagem deve ser transmitida?

Não avance para a próxima etapa sem que todas essas questões estejam muito bem definidas.

2. Pesquise sobre o tema

Pesquisar sobre o tema é bem óbvio quando se pensa em criar qualquer tipo de material. No caso do infográfico, podemos ir um pouco além. Não basta obter o máximo de informações sobre o assunto em questão, é preciso entender de quais maneiras ele já foi exposto.

Afinal, você não quer criar um infográfico igual a outro que existe e que talvez nem seja tão eficiente na transmissão da informação, certo? Por isso, entenda o que já foi feito e tente passar a mesma ideia de modo diferente.

3. Inclua dados

Para simplificar ao máximo a informação que você deseja transmitir, busque dados que comprovem o que deverá ser exposto. Se possível, crie todo o conteúdo do infográfico a partir dos dados coletados.

4. Organize o conteúdo

Você sabe sobre o que e com quem falará. Também sabe quais objetivos pretende atingir, então, já está pronto para criar o conteúdo do seu infográfico. É a hora em que você precisa preparar os textos e as imagens que farão parte do material.

O ideal é que o texto seja dividido em tópicos curtos e ordenados para conduzir o leitor ao entendimento. Nessa etapa, também é interessante esboçar o esqueleto do seu infográfico.

5. Busque boas referências visuais

As referências são uma excelente forma de ver o que funciona (ou não) para transmitir a informação que você deseja. Mesmo que outros materiais não abordem o mesmo assunto que o seu, a forma como foram elaborados poderá ajudar você a entender como fazer um infográfico com o estilo e a linguagem adequados.

6. Estabeleça um estilo de linguagem

É possível criar um infográfico somente com o uso de textos bem diagramados e com uma boa utilização das fontes, ou seja, por meio de linguagem verbal.

Mas também dá para utilizar elementos visuais abstratos, como setas, linhas, tabelas, gráficos e até fluxogramas, pois darão ao material um padrão de linguagem esquemática.

Outro modo muito comum de construir um infográfico é com o uso de ícones e outros elementos imagéticos que simbolizem o que será exposto, ou seja, por meio da linguagem pictórica.

7. Escolha uma ferramenta de edição adequada

Existem diversas ferramentas disponíveis para ajudar você na construção de um infográfico. As opções vão desde as mais profissionais, como o Adobe Illustrator (edição de vetores) e o Photoshop (edição de bitmap), até as mais simples e gratuitas encontradas na web.

Confira algumas delas:

Como pôde ver, entender como fazer um infográfico fará toda a diferença para que você construa uma peça de sucesso e capaz de atender seus objetivos. Embora pareça algo bem trabalhoso e complexo de ser feito, é possível tornar o processo mais simples seguindo os passos certos ou até usando ferramentas gratuitas.

E então, ficou com alguma dúvida sobre como fazer um infográfico perfeito? Tem mais alguma dica para compartilhar sobre o assunto? Comente no post! Sua participação nos deixará muito felizes!

identidade visualPowered by Rock Convert

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This