Como tirar fotos de produtos? Confira 8 dicas de como tirar fotos perfeitas

como tirar fotos de produtos

Você já notou como a qualidade das fotos de produtos que você escolhe fazem toda a diferença na sua decisão de compra on-line? Pois esse é um fator que traduz muito a confiabilidade das marcas. E é exatamente sobre isso que falaremos hoje. Confira 8 dicas indispensáveis de como tirar fotos de produtos.

A aparência das imagens é o único referencial que o consumidor tem quando precisa avaliar um item que não está disponível fisicamente. Por essa razão, todos os detalhes são importantes para que se possa comprar sem medo de receber algo totalmente diferente do que estava estampado na foto.

Com base nisso, apresentamos 8 passos que instruem como tirar fotos de produtos memoráveis e valorizar ainda mais aquilo que você faz de melhor. Que tal conferir?

8 dicas de como tirar fotos de produtos

1. Use uma boa câmera

A escolha da câmera não é apenas uma questão de estética. Para garantir a conversão do público que está visualizando seus produtos, é preciso produzir fotos com qualidade profissional, e uma boa máquina pode fazer isso com maior segurança.

Parece óbvio, mas essa câmera não é qualquer uma. O ideal é adotar uma DSLR (Digital Single Lens Reflex), que não é das mais baratas, porém, vale a pena o investimento se a sua intenção é tirar muitas fotos.

De qualquer maneira, se o seu empreendimento nesse tipo de produção ainda está no início e você não pode adquirir um equipamento mais caro, um iPhone tem condições de substituir a câmera. Com a ajuda de aplicativos como o VSCO Cam, suas fotos não deixarão a desejar, principalmente, se o destino delas for o Instagram, Pinterest e Facebook.

2. Conte com o auxílio de um tripé

O tripé é uma grande ajuda para manter a estabilidade das fotos, prevenindo contra borrões, resultados tremidos e perda do foco. Além disso, facilita os múltiplos disparos para o mesmo objeto. Caso não tenha essa ferramenta, uma superfície plana serve para apoiar a câmera e garantir o mesmo resultado.

3. Aproveite a melhor iluminação

A iluminação é o elemento que dá o tom na fotografia. Sem dúvida, a luz natural é a que melhor se ajusta a qualquer tipo de foto, portanto, sempre que possível, use essa fonte.

Para quem decidir por esse recurso dentro de casa, alguns truques podem ajudar muito. A luz do início da tarde traz ótimos resultados, mas atente-se para a sua distribuição correta, e não apenas para a quantidade.

Mantenha o item a ser fotografado o mais próximo da janela possível, tomando cuidado para não cruzar com as sombras produzidas em volta. Lembre-se de que janelas grandes suavizam mais a luz, resultando em imagens mais interessantes.

Se a iluminação escolhida tiver que ser artificial, posicione duas fontes de luz branca, uma de cada lado. Dessa maneira, será mais fácil realçar detalhes dos produtos, conferindo maior realismo ao seu trabalho, afinal, é isso que o cliente quer ver.

4. Trabalhe com um fundo branco

Imagens perfeitas podem ser conseguidas por meio de um fundo neutro, geralmente branco. Grande parte dos sites de e-commerce utilizam esse artifício para destacar apenas os produtos.

São espaços chamados de mini estúdios, que usam a técnica da curva infinita: consiste no uso de um pedaço de tecido ou papel branco preso na parte de cima e posicionado atrás e embaixo do item a ser fotografado. Esse truque cria uma curva sem dobras visíveis. A ideia é dar profundidade à foto.

5. Evite o flash

O flash da câmera não é tão necessário. Faça o que puder para dispensá-lo pelo fato de ser uma fonte de luz artificial, que interfere muito nas cores reais dos objetos.

A luz direta do flash é dura e pode criar reflexos que deixam a imagem com aparência amadorística, o que é facilmente perceptível. Opte pela luz do dia, em ambientes claros, próximos a entradas de luz, como janelas.

6. Fique atento aos detalhes

Estar atento aos detalhes da foto é fundamental quando se pensa em como tirar fotos de produtos. Lembre-se, o tempo todo, de que o seu produto não será visto de perto, nem tocado, em um primeiro contato do cliente. As fotos devem ser convincentes e realistas, por isso, explore diversos ângulos com o máximo de detalhamento que conseguir. Por exemplo:

  • a estampa de uma peça de roupa;
  • a textura visual de um tecido ou superfície
  • um item removível de um eletrodoméstico;
  • o selo de algum DVD;
  • um botão, fecho e outros inúmeros pormenores.

Para isso, use e abuse do zoom. Se a sua câmera for profissional, o zoom óptico é a melhor opção, uma vez que o digital pode distorcer a resolução da foto.

7. Aposte no realismo

Para criar uma ambientação ainda mais realista, coloque o produto interagindo com algo que o relacione à sua função no cotidiano. Por exemplo: óculos no rosto de um modelo ou junto a outros objetos sobre uma mesa, com ênfase no que se pretende mostrar.

Itens de moda normalmente são associados a conceitos distantes do uso diário. Se você introduzir peças de roupa e acessórios em situações triviais, com pessoas comuns, o produto fica muito mais acessível para o público em geral.

Dessa forma, as pessoas podem visualizar as peças e ver como elas funcionam de verdade. Conseguem até se ver usando os objetos, principalmente se o modelo ou ambiente tiver alguma semelhança com seu próprio universo.

8. Faça a edição das fotos em um bom software

Suas fotos estão bem produzidas e com ótima qualidade, certo? Ok, mas isso não é suficiente. Ainda é preciso passá-las por uma edição antes de expô-las. Quando exibidas em ambiente digital, o carregamento das imagens deve ser rápido e isso demanda alguns cuidados para que se mantenha a qualidade do material fotográfico.

Imagens em alta resolução normalmente são grandes, dificultando a navegação na web. Mas, nada que não possa ser resolvido com um software apropriado, como o Photoshop ou Lightroom.

Com eles, é possível reduzir o tamanho, sem distorcer a imagem nem prejudicar o contraste e as cores. Ao contrário disso, no tratamento final, você pode realçar ainda mais os atributos das fotos, sem deixar de usar a cautela nas edições.

Os recursos desses aplicativos oferecem inúmeras possibilidades de modificações, por isso, é importante não perder de vista a verdadeira utilidade desses meios durante a produção de imagens para exibição de produtos.

A fotografia é uma arte com infinitas possibilidades. Para produzir um trabalho de excelência, o único caminho a seguir é a prática. Quanto mais você praticar, estudar, experimentar novas formas de captar imagens, mais especializado se tornará.

Entender como tirar fotos de produtos é essencial para mostrar tudo que é necessário ao consumidor. É isso o que dará maior segurança ao refletir os benefícios dos itens que você vende, assim, é possível transmitir toda a credibilidade e competência da sua empresa. Esperamos que as nossas dicas tenha te ajudado em como tirar fotos de produtos.

E você, já usou algum dos recursos listados neste post? Se não usou ainda, experimente nossas dicas de hoje. Aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais conteúdos como esse.

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