Como criar um calendário personalizado? Confira dicas incríveis

calendário personalizado

Para se destacar entre os demais, o profissional do ramo gráfico precisa inovar. Deve criar produtos diferenciados que serão realmente utilizados por seus clientes. Criar calendário personalizado é uma ótima forma de fidelização. Ele pode ser usado no dia a dia, em um evento específico ou, ainda, como decoração em um ambiente corporativo.

Neste artigo, abordaremos o processo de criação de um calendário personalizado. Destacaremos os elementos necessários, sua organização e os cuidados que o profissional precisa ter. Isso tanto na escolha do programa adequado quanto das imagens que vão compor o material. Então, não deixe de conferir as nossas dicas a seguir!

Saiba por que criar calendário personalizado

Um calendário personalizado é um meio autêntico de se perceber a passagem do tempo. Já percebeu que o tempo passa, muitas vezes, mais rápido do que queremos? Nos damos conta desse fato, principalmente, ao vermos esses itens ali sempre presentes sobre a área de trabalho. Ou em um armário e uma parede: é o calendário.

Nossas rotinas podem se tornar demasiado cansativas. Porém, há meios de transformar os momentos em que pensamos: “que dia é hoje, mesmo?”. E podemos criar calendário personalizado pensando em nossa família, nos colaboradores e clientes. É uma maneira de nos relacionarmos melhor com o presente e com o que está por vir.

Veja quais os tipos de calendários que você pode criar

Há diferentes formatos e modelos de calendários personalizados. Citaremos alguns dos principais. O modelo de bolso traz proporções menores e é tranquilamente colocado em nossas carteiras. Ele é bem fácil de consultar, a qualquer momento.

O formato de parede é muito usado em casa ou na empresa e serve também como item decorativo. Eles podem conter fotografias e ilustrações interessantes para ornar com mais bom gosto ainda o ambiente. Escolha aquelas que acha que mais poderiam agradar aos clientes.

O formato de mesa de calendário é perfeito para os escritórios. É muito comum a necessidade de checar os calendários na mesa de trabalho para agendar compromissos diversos. Ou para analisar como serão nossas semanas. Eis alguns dos formatos mais oportunos para se criar um calendário personalizado.

Confira como criar um calendário personalizado eficiente

Os calendários funcionam muito bem quando existe a necessidade de inserir uma marca no cotidiano do cliente. Ele pode vir na forma de um brinde, por exemplo. Outra opção é utilizá-lo em eventos festivos da empresa, como os de fim de ano.

São peças que nunca saem de moda. Eles são usados o ano inteiro como forma de organização para quem o recebe e como divulgação para quem o distribui. É, sem dúvida, uma ótima ferramenta, mas para atrair a atenção do cliente é necessário tomar alguns cuidados.

Use a criatividade como ferramenta de conquista

Investir na criatividade é e sempre será a melhor maneira de conquistar o cliente. Um layout bem trabalhado, em que haja equilíbrio de cores, informações importantes e imagens, contribui para evitar um produto visualmente poluído.

Mesmo se forem brindes, criar um calendário personalizado pode não funcionar, caso o layout não agrade. Ele precisa interagir com a marca, mas sem exageros. Considere que esse calendário ficará visível para o cliente por um ano inteiro. Para garantir que ele não enjoe da peça, uma dica é optar por um layout mais clean, com cores suaves.

Considere sempre a beleza e funcionalidade do item

Não é importante somente a aparência da peça. Calendários funcionais têm design que destaca datas comemorativas, feriados e fins de semana, entre outras datas importantes para a empresa.

Outra ótima funcionalidade é reservar espaço extra para anotações. Nesse caso, deve-se tomar o devido cuidado com o tipo de papel e acabamento a ser impresso. Isso para que a tinta da caneta seja bem absorvida.

Lembre-se: sempre que você for escrever sobre o papel, não é indicada a aplicação de acabamentos como verniz UV total. Ele impede a penetração da tinta sobre o papel. Opte sempre por laminação BOOP fosca, ou apenas o papel impresso, sem nenhum tipo de acabamento.

Pense com atenção no formato que a peça terá

Ao criar um calendário personalizado, o formato vai depender do tipo de uso pensado para a peça. É comum encontrar no mercado modelos padrões. Alguns deles são os calendários de mesa, nas versões com wire-o ou simples, calendários de parede e calendários de bolso.

Para facilitar a venda, é importante ter em mãos um mostruário com todos os modelos de calendários com que você trabalha. Dessa forma, ficará mais fácil para seu cliente escolher o modelo que melhor se adapta à necessidade dele.

Planeje muito bem a organização do calendário

Um calendário organizado é aquele em que os feriados e fins de semana são destacados com cores distintas. Dessa maneira, fica mais fácil para o seu cliente identificar datas especiais e se programar para elas. E não se esqueça de que o primeiro dia da semana é o domingo!

Utilize os programas editoriais mais adequados

Vale lembrar que programas como Word e Excel não são adequados para editoração gráfica. Afinal, eles não conseguem lidar com o controle de cores e imagens. Para esse trabalho, o mais recomendado é apostar em programas como o Corel, Illustrator ou Photoshop. Isso porque eles são softwares utilizados para a criação gráfica.

Dedique muita atenção ao uso das suas imagens

Criar um calendário personalizado envolve também a utilização de imagens em alta resolução. Tome esse cuidado para que a impressão na gráfica saia de maneira satisfatória. A qualidade, ou resolução, de 300 dpi é a taxa mínima adequada.

E tome muito cuidado ao baixar imagens da Internet, pois elas geralmente contêm direitos autorais. Sem contar que a maioria costuma vir em baixa resolução (72 dpi). Portanto, fuja delas!

Crie bons layouts com a devida presença da marca

Se o principal objetivo, ao criar um calendário personalizado, é apresentar uma marca, suas informações devem estar acessíveis ao usuário. Além do logotipo da empresa, o site, o telefone e o endereço não podem ficar de fora. Muito cuidado na diagramação desses itens!

Cuide para que a impressão atinja sua expectativa

A escolha da gráfica influencia diretamente na qualidade do seu material. Pesquise sobre equipamentos, prazos e obtenha feedbacks de clientes que já usaram aquele serviço.

A escolha da gráfica ideal para “dar vida” ao seu design não é tão fácil, muitas vezes. Hoje em dia, está um tanto difícil encontrar gráficas realmente competentes, que entregam produtos impecáveis. Em parte, isso se deve ao fato de que os veículos digitais vêm conquistando mais e mais espaço.

Portanto, conheça o pessoal da KWG e o que eles podem fazer para auxiliar nessa tarefa. Temos bastante experiência de mercado, um atendimento qualificado e prezamos pela excelente qualidade de nossos impressos! Será um prazer ajudar você a finalizar o seu calendário, assim como muitas outras peças de design. Conte conosco para a impressão e acabamento de suas criações.

No decorrer deste artigo, pudemos perceber pontos importantes ao criar um calendário personalizado. Tomando os devidos cuidados, certamente você terá em mãos um produto de qualidade. E ele se tornará, para você, uma ótima ferramenta de divulgação e retenção de clientes! Então, siga essas dicas essenciais e crie um produto funcional e de qualidade!

E aí, você curtiu as nossas sugestões para a criação desse objeto tão funcional em nossas vidas? Esperamos ter ajudado bastante! Aproveitamos para convidar você a entrar em contato com a KWG. Temos as melhores soluções não só para impressão de calendários, mas para dezenas de outros itens.

 

Identidade-Visual Como criar um calendário personalizado? Confira dicas incríveis

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. MARIANA CENTOMO disse:

    Onde está a opção de personalizar a base como esse da foto?

    • Gráfica KWG disse:

      Oi Mariana, tudo joia?

      Essa opção ainda não temos em linha de produção, porém é possível produzir sem problemas via orçamento personalizado.
      Se você tiver interesse é só enviar um e-mail para orcamento@graficakwg.com.br especificando todo o seu projeto. Assim que recebermos te enviaremos uma proposta bem bacana 😉

      Um grande abraço 😉
      E continue nos acompanhando.

      Att. Equipe KWG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *