Como comprimir um PDF? Descubra quais ferramentas usar!

comprimir um pdf

Se você lida com uma série de documentos, imagens e apresentações no seu dia a dia, sabe que o ideal é evitar ocupar muito espaço no HD com esses arquivos. Entretanto, devemos mantê-los por um tempo para alguma eventualidade, concorda? Além disso, é comum ter que enviar arquivos grandes por e-mail para clientes. Pois a melhor solução para esses casos é comprimir um pdf.

O processo de compressão reduz o tamanho dos arquivos sem perdas significativas em sua qualidade. Assim, você pode ocupar bem menos memória em seu computador, e fica livre para mandar qualquer PDF com um tamanho aceitável anexado ao e-mail.

Como existe hoje uma série de ferramentas gratuitas para isso, listamos aqui as principais delas, apresentando seus diferenciais, prós e contras. Continue lendo e escolha a sua preferida!

Saiba quando a compressão de PDF é necessária

Realmente, a principal razão para comprimir PDF é que manter muitos arquivos pesados no computador ocupa bastante memória da máquina.

Suponha, por exemplo, que você exporte 10 PDFs diários, e que cada arquivo consuma 15MB do seu HD. Nesse caso, são 150MB por dia, que se transformam em mais de três gigas mensais! A depender da capacidade do seu computador, você pode ficar sem memória em pouco tempo.

Por outro lado, digamos que você consiga reduzir o tamanho de cada um desses PDF para uns 5 megabytes. Assim, você praticamente duplicaria o espaço disponível em seu computador, não tendo mais que excluir certos documentos importantes que você precisa manter, ou realocar arquivos para HDs externos ou pendrives.

Veja 8 ferramentas para comprimir um arquivo PDF

1. PDF Candy

PDF-CANDY Como comprimir um PDF? Descubra quais ferramentas usar!

O PDF Candy é uma das opções mais fáceis de usar quando o assunto é compressão de PDF. Para começar, nem é preciso baixar nada! Por meio do seu próprio site, ele oferece 24 web apps com funções distintas para tudo o que envolve esse formato.

Há como converter arquivos Word, apresentações de PowerPoint, planilhas do Excel e imagens para PDF. Pode-se ainda juntar dois arquivos PDF em um, dividir um arquivo ou convertê-lo de volta para o formato Word. Agora, você precisa de mais segurança ao lidar com dados confidenciais? Pois o PDF Candy ainda oferece a opção de proteger documentos com senha ou adicionar marca d’água.

A sua interface é bem intuitiva, bastando arrastar o arquivo para o browser e começar o upload. Também dá para acessar documentos salvos na nuvem, pelo Google Drive ou Dropbox. Depois da compressão, é só baixar o arquivo diretamente em seu dispositivo ou enviá-lo para a nuvem.

Por outro lado, sem internet, nada feito! Se a sua rede não é tão estável (ou rápida), é mais indicado buscar soluções que você possa baixar e utilizar tranquilamente — como veremos mais adiante.

2. PDF Compressor

PDF-CANDY Como comprimir um PDF? Descubra quais ferramentas usar!

O PDF Compressor também é uma ferramenta on-line, o que requer uma boa conexão. Seu funcionamento é parecido com a opção anterior: basta arrastar os arquivos para a área indicada na hora de fazer o upload. No entanto, suas opções são limitadas à compressão de arquivos, sem ferramentas para corte, proteção por senha ou similares.

A sua interface é bem sóbria e ainda mais intuitiva. Há, também, a possibilidade de trabalhar com 20 arquivos de uma só vez. Isso permite um grande ganho em tempo para quem precisa lidar com um volume considerável de documentos.

Outra vantagem apresentada pelo PDF Compressor é que, por ele ser mais simples, a velocidade da sua compressão é bastante rápida. Ele também não altera a resolução (DPI) do PDF, o que é ótimo para impressões e dar zooms.

3. Neevia PDFCompress

PDF-CANDY Como comprimir um PDF? Descubra quais ferramentas usar!

Para quem prefere baixar um programa e utilizá-lo quando quiser, com ou sem internet, o Neevia PDFCompress é uma ótima opção. Ele tem uma versão gratuita, que exige apenas a realização de um pequeno cadastro, com nome e e-mail, no seu site.

Outra vantagem dessa ferramenta diz respeito às opções oferecidas para comprimir um PDF. É o caso da compressão pré-definida, por exemplo, ou a oportunidade de reduzir a imagem de acordo com a qualidade estabelecida por você. Há ainda como remover marcadores e anotações!

O seu único “porém” é que o tamanho dos uploads, na versão gratuita, está limitado a 5 MB. Então, a sua utilidade acaba dependendo muito do tipo de arquivo com o qual você pretende trabalhar.

4. Small PDF

PDF-CANDY Como comprimir um PDF? Descubra quais ferramentas usar!

O Small PDF é similar ao PDF Candy: traz uma série de serviços relacionados ao formato, incluindo o de comprimir PDFs. Aqui é possível, inclusive, mudar a orientação de um arquivo, passando-a de paisagem para retrato, por exemplo.

Para utilizar a ferramenta, basta só subir o arquivo original, independentemente do seu formato, ou pegá-lo diretamente do Dropbox e do Google Drive. Ao final, o site passa um link para que você baixe o novo arquivo.

Sua última novidade é uma versão para desktop, que funciona tanto para MAC quanto para PC. Sua desvantagem é que, para quem usa a versão gratuita, são exibidos alguns anúncios, e certas opções são limitadas. Na versão Pro, que funciona por assinatura mensal ou anual, é permito tamanho ilimitado de arquivos e segurança com 256-bit SSL.

5. I Love PDF

PDF-CANDY Como comprimir um PDF? Descubra quais ferramentas usar!

Essa é a opção mais “clean” de todas as apresentadas por aqui, não contando com explicações elaboradas do que se deve fazer. Na tela não há muita coisa além de um banner de propaganda e o botão para selecionar seus arquivos PDF. Assim, não há como errar, não é verdade?

Em outras palavras, basta carregar o documento e deixar o site fazer o resto. Você também pode inserir números de páginas ou uma marca d’água, caso precise assinar seus documentos.

6. PDFzipper

PDF-CANDY Como comprimir um PDF? Descubra quais ferramentas usar!

O PDFzipper é outro site de comprimir PDF totalmente gratuito e que não exibe propagandas. Além disso, ele não pede cadastros antes do seu uso. Muito bom, não é? No entanto, ele não conta (ainda) com uma versão em português. Por isso, para usá-lo você precisa entender, pelo menos, um pouco de inglês.

Para a compressão, suba o arquivo ou inclua um link da internet a partir do qual você precisa trabalhar. Opcionalmente, você pode escolher se precisa dele para impressão ou para a web — nesse último caso, é possível otimizar as imagens, reduzindo o tamanho do arquivo ainda mais. Preste atenção, contudo, ao tamanho máximo de arquivo permitido pelo site: 12MB.

7. PDFelement Pro, para Mac

O PDFelement Pro possibilita ao usuário comprimir um PDF de qualquer tipo no Mac (Mac OS 10.14, Mojave incluído). Não se trata somente de um compressor de arquivos, mas sim um conjunto de ferramentas para usar no PDF, com diversas alternativas em suas configurações.

Dá para diminuir o tamanho do arquivo PDF excluindo elementos que você não quer ali, por exemplo — podem ser figuras, marcas d’água, texto, links, infográficos e vários outros itens. Mas você pode somente reduzir o tamanho do PDF, se quiser.

Também há a opção de diminuir o PDF e, ao mesmo tempo, convertê-lo em diferentes tipos de arquivo. Você pode converter para Word, Excel, PowerPoint, EPUB, entre outros formatos, assim como realizar essas tarefas por lotes, ou criar um PDF de alta qualidade usando como matriz diversos formatos de arquivos.

Você pode ainda preencher um formulário em PDF e criar outros nesse formato, utilizando modelos free, ou editar arquivos PDF de maneira tão prática quanto como se fossem arquivos Word. Ah, e ele é gratuito!

8. Compressor de PDF Online

Aqui você não precisa realizar nenhum tipo de cadastro, registro ou instalação: essa ferramenta é totalmente on-line e gratuita, reduzindo os documentos com total praticidade e agilidade. Você somente subirá o seu arquivo e selecionará o padrão de PDF que quer. Depois, basta esperar alguns segundos para fazer o download dos arquivos comprimidos.

De maneira geral, esse é um compressor bastante eficiente e que não apresenta pontos fracos ou desvantagens. Ele ainda mantém a qualidade dos arquivos PDF, sem perda de resolução, e permite a compressão de diversos arquivos PDF para formatos mais convenientes, também em lotes. Basta que você tenha uma boa conexão à internet, para garantir que as tarefas sejam executadas sem quaisquer empecilhos.

Por fim, uma dica extra: antes de sair apagando todos os arquivos do seu computador, muita calma! Abra o arquivo para verificar a sua qualidade e resolução, bem como o tamanho. Cheque se valeu a pena comprimir, ou se o arquivo poderia ser ainda menor.

Bom, como vimos, há diversas maneiras práticas para comprimir PDF adequadamente, e sem perder a qualidade do seu arquivo! Existem opções on-line e softwares gratuitos, superleves para você executar a tarefa. Assim, você economiza espaço no HD, não precisa deletar arquivos importantes e pode enviá-los facilmente por e-mail aos seus clientes!

Que tal, curtiu as nossas dicas para deixar seus arquivos mais compactos e facilitar a sua rotina? Agora, não deixe de seguir as nossas páginas nas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos úteis como este! Estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *