Bancos de imagens gratuitos: confira os top 10 para suas criações

bancos de imagens gratuitos

A busca pela imagem ideal é muito comum no cotidiano dos designers. Muitas vezes, o projeto tem pouca verba e não há como comprar imagens. As do Google nós não sabemos se podem ser usadas e nem sempre têm boa qualidade. Porém, existem alternativas para solucionar essa questão: os sites de bancos de imagens gratuitos e em alta resolução.

Esses bancos de imagens são ótimas ferramentas para qualquer designer ou diretor de arte. Com eles, o resultado é bastante satisfatório, uma vez que há imagens em alta resolução distribuídas em várias categorias. São fotos, ilustrações, arquivos vetoriais e ícones de diversos tipos e formatos para download.

Este artigo é para você, designer, que lida diariamente com o desafio de criar. Separamos os 10 melhores sites de bancos de imagens gratuitos para ajudá-lo nessa tarefa. Alguns exigem apenas um breve cadastro, sem, entretanto, cobrar pelas imagens. Daremos também algumas valiosas dicas para você fazer bom uso desses arquivos. Aproveite!

10 bancos de imagens gratuitos:

1. Conheça o amplo acervo do Free Digital Photos

Free Digital Photos é um acervo com imagens em alta resolução grátis. Muitas delas são produzidas por fotógrafos, ilustradores e designers que disponibilizam seus trabalhos para livre download.

O site é organizado em categorias, com diversos temas diferentes. Imagens de pessoas e do mundo corporativo são as mais populares e mais baixadas no Free Digital Photos. Escolha as mais adequadas ao seu layout ou à campanha publicitária nesse grande acervo digital gratuito.

2. Conte com as ótimas ferramentas do Flickr

O Flickr nasceu com o objetivo de tornar colaborativo o processo de organização de fotos. Hoje, é uma tradicional comunidade que se orgulha por reunir 13 bilhões de imagens e 120 milhões de pessoas.

A busca avançada do Flickr oferece várias customizações. Podemos escolher como critérios a orientação das fotos, os seus tamanhos e as datas em que foram feitas, por exemplo. Sem contar o tipo de licença de uso, um filtro importantíssimo para economizar tempo nas buscas.

3. Confira a diversidade das imagens do Pixabay

Aqui está uma excelente alternativa para quem procura belas imagens com alta resolução. O Pixabay é um banco de imagens gratuito com mais de 820 mil fotos, vetoriais e ilustrações. É permitido alterar e distribuir os arquivos livremente, inclusive para uso comercial e sem pedido de permissão.

Além disso, o Pixabay tem também uma interface bem intuitiva. A plataforma está disponível em vários idiomas. Você pode, ainda, realizar buscas bem detalhadas para as imagens em alta resolução grátis ideais para o seu trabalho.

4. Veja o que oferece o amplo site do Free Images

Free Images é um dos maiores sites da categoria, muito famoso por seus antigos nomes: “sxc.hu” e “stock.xchng”. Sendo um produto da Getty Images, seus resultados de buscas trazem também as imagens desse site, que é pago.

A única desvantagem do Free Images é justamente a sua popularidade. Por ser um velho conhecido dos designers, não é difícil encontrar suas imagens espalhadas pela web. Mesmo assim, vale ser consultado por causa de seu grande acervo de fotos. Explore as mais diversas categorias pelas quais o site separa suas imagens.

5. Saiba quais são os diferenciais do Unsplash.com

Se você busca fotos poéticas e com efeitos incríveis, precisa conhecer o Unsplash. O site apresenta trabalhos produzidos por fotógrafos do mundo todo, com licença do Creative Commons Zero. Assim como o Pixabay, aqui já citado, o Unsplash permite baixar, modificar e usar fotos sem restrições ou pagamentos.

O cadastro no site é gratuito e oferece um recurso bem interessante: o “photo delivery”. Com ele, a cada 10 dias, você recebe, em seu e-mail, 10 fotos inspiradoras, selecionadas pelos editores.

6. Utilize as ótimas resoluções do Freerangestock

O Freerangestock exige um cadastro para download de fotos, mas não limita a quantidade de imagens baixadas. Seu sistema de busca é organizado e eficiente, perfeito para quem preza pela agilidade.

Outro ponto positivo, que o destaca entre outros bancos de imagens em alta resolução grátis, é a qualidade das fotos. Todas são disponibilizadas com, no mínimo, 2.400 x 1.600 pixels, tamanho suficiente para a utilização em projetos pessoais ou profissionais.

7. Visite o Morguefile, um dos veteranos do setor

Um arquivo de fotos gratuito, feito para criativos e por criativos — é assim que o Morguefile se define. Criado em 1996, o site é um dos veteranos no mercado em que atua. Ele tem ferramentas de busca bem eficientes e uma considerável quantidade de fotos, não exigindo cadastro para download das imagens.

Em sua página no Facebook, o Morguefile disponibiliza a “Classroom”, interessante aula de fotografia para enriquecer seus conhecimentos nessa arte. Vale muito a pena explorar esse conteúdo, se você é diretor de arte ou designer!

8. Faça bom uso do amplo material do Pexels.com

Aqui, você confere um acervo de mais de 30 mil imagens em alta resolução. Todas grátis e com permissão para uso pessoal e comercial, sem a necessidade de atribuir créditos ao autor. Maravilha, hein? Acesse o Pexels!

O Pexels procura imagens isentas de copyright em múltiplos sites diferentes. A qualidade das imagens não deixa a desejar. Só tome cuidado para evitar fotos mais óbvias, para diminuir a probabilidade de escolher as mais baixadas e utilizadas.

9. Não deixe de conferir as iniciativas do StokPic

Criado pelo fotógrafo Ed Gregory, o StokPic pode ser bastante aproveitado em suas criações on-line. É mais um dos bancos de imagens em alta resolução grátis que está crescendo e consolidando-se como uma grande plataforma. Gregory explica que fotografava e não via utilidades reais para as fotos, vistas só por conhecidos. Daí surgiu a ideia do site.

Quando o fotógrafo passou a disponibilizar suas fotografias para download gratuito, notou a incrível quantidade de gente baixando-as. A partir de então, passou a fotografar com o intuito específico de suprir cada vez mais seu banco de imagens. Sua satisfação é ver o pessoal usando, em seus trabalhos, fotos feitas por ele. Bem bacana, não é mesmo?

10. Acesse fotografias grátis no marketplace Refe

Esse banco de imagens online oferece a você downloads grátis e também pagos. No Refe, você encontra diversas categorias diferentes para baixar as fotos mais adequadas para seus trabalhos. Autodenominado um marketplace, ele preza pela qualidade das imagens. Além disso, você pode também compartilhar com todos, ali, suas próprias fotos.

Bônus: use imagens em alta resolução grátis com segurança

Como vimos, opções não faltam para pesquisarmos imagens de boa qualidade e de uso gratuito. Porém, alguns cuidados devem ser tomados ao optar por esses serviços. Confira os principais deles a seguir.

Esteja sempre atento às licenças de uso dos sites

Poder contar com bancos de imagens em alta resolução grátis frequentemente nos permite economizar em longo prazo. Mas é importante saber utilizá-los de acordo com os termos legais. Apesar de ser a parte enfadonha do trabalho, precisamos nos informar, para, depois, usar o material de qualquer site.

Os termos e regulamentos variam muito conforme o site de imagens e de acordo com a agência de publicidade. Para ficar por dentro das normas e licenças, realize breves pesquisas nos sites, encontrando os seus termos de serviço. Sobre as concessões dos direitos autorais, falaremos mais adiante!

Verifique as suas políticas para fins comerciais

Parte dos bancos de imagem da internet disponibiliza seu conteúdo gratuitamente para uso somente pessoal. Outros permitem o uso irrestrito das fotografias de seu acervo. Há aqueles, ainda, oferecendo uma parte para uso livre e outra para compra. Em muitos casos, as que são pagas aparecem com as marcas d’água do site, impedindo seu uso livre.

O uso comercial da imagem envolve sua utilização, a modificação, a veiculação e a divulgação para promover produtos ou serviços, mesmo que você não lucre nada com isso, ou que se trate de uma campanha beneficente. Para buscas diretamente no Google, você pode realizar pesquisas avançadas, especificando os tipos de uso que as imagens permitem.

Garanta os créditos devidos das fotos utilizadas

As imagens em alta resolução grátis disponíveis nos bancos online, como dissemos, têm cada uma suas regras de uso. Confira sempre se você pode utilizá-las da maneira que deseja. Pode ser que você encontre imagens que não permitem livres atribuições. Nesses casos, insira em algum local da peça gráfica os créditos do fotógrafo ou da instituição.

Vejamos o exemplo do Flickr, um dos bancos citados em nossa lista. Ele pode ser classificado como uma rede social em que são gerenciados e compartilhados fotografias ou vídeos. A plataforma é, ainda, um banco de imagens grátis, com conteúdo de qualidade. Redes sociais, como o Instagram, não permitem o mesmo, sem o consentimento do autor da imagem.

Você pode se deparar com sites de imagens que determinam que devem ser sempre dados os créditos aos seus autores. Cada vez que determinada imagem for utilizada, deve constar, em fonte legível, esse tipo de crédito. Outros sites permitem que você use as imagens sem créditos apenas em seus projetos pessoais.

Preocupe-se com o apelo visual de suas imagens

No ambiente online, os clientes das agências obviamente não tocam os produtos anunciados. Tampouco sentem seus aromas ou suas texturas, sem contar as variações de cores que as reproduções inevitavelmente causam. Assim, a ferramenta fundamental usada para apresentar produtos a nossos clientes é a fotografia ou, ainda, os vídeos.

Principalmente quando falamos de alimentos, imagine a importância de uma boa apresentação visual. Não apenas do produto, mas de qualquer imagem vinculada a ele. Saber utilizar o apelo visual é essencial em todo tipo de campanha publicitária. Cada vez mais, o público é exposto a grandes quantidades de imagens, diariamente. Como se destacar?

Atualmente, as redes sociais são veículos de primeira importância na divulgação de uma marca. Todas as ações nesse ambiente demandam pesquisas intensas a respeito do público. O que ele prefere e o que ele não quer ver à sua frente?

As imagens dos anúncios e campanhas precisam suprir exatamente o que o público-alvo espera. Por isso, as imagens em alta resolução grátis precisam ser cuidadosamente escolhidas, editadas e adaptadas. É necessário realizar testes para descobrir quais os tipos de imagens que mais engajam o cliente em anúncios e postagens.

Fique ligado na identidade visual dos materiais

Não se trata somente dos layouts, da escolha cromática ou do conceito geral da arte elaborada para a publicidade. A identidade visual de qualquer marca precisa englobar também os usos adequados das imagens de cada peça. Os tons das fotografias, seus temas e abordagens devem gerar rápida identificação do consumidor de um produto ou serviço.

Procure sempre criar padrões, formas, elementos únicos e estilos presentes em qualquer divulgação publicitária. Busque, cada vez mais, a diferenciação em relação aos concorrentes. Vale a pena observar as maiores marcas de sucesso, antigas ou atuais, notando como se fazem reconhecer pelas imagens.

Esses foram dez dos melhores bancos de imagens em alta resolução grátis para suas pesquisas de design. Aproveite-os com sabedoria, sendo sempre criterioso, atentando aos usos corretos das imagens e à sua aplicação nos layouts. Evite imagens óbvias ou muito estereotipadas. Procure o que se aproxima do real e da realidade de seu público!

Esperamos que você tenha curtido as nossas dicas sobre bancos de imagens gratuitos. Não se esqueça de se cadastrar em nossa newsletter para conferir muitas outras novidades como essas.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Cristiane disse:

    Obrigada pelas dicas! Muito boas!

  2. Jairo Ribeiro disse:

    Ótimo texto! Um ótimo site de imagens free é Pexels. Vale a pena conferir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *