Tendências de design para 2020. Conheça todas as opções!

tendências de design
Powered by Rock Convert

As tendências de design surgem a partir da observação do comportamento humano em diversos setores. Seja na moda, seja na arquitetura ou no design gráfico, elas se definem a partir daquilo que está acontecendo no mundo. Portanto, segui-las significa estar em alinhamento com a realidade atual e suas implicações. Isso não será diferente com as tendências de design para 2020.

Elas surgem na sociedade a partir do comportamento natural e cotidiano das pessoas, e são influenciadas por condições climáticas, inovações tecnológicas, pela política, economia, artes, entre outros elementos que fazem parte das nossas vidas. Chegam às nossas casas por meio da arquitetura e decoração, da moda, das embalagens, dos anúncios publicitários e, principalmente, pelos conteúdos que consumimos nos diversos meios de comunicação.

Com um novo ano batendo a nossa porta, é natural querer saber no que apostar. Por isso, é importante ter atenção às tendências do design para 2020. É sobre isso que falaremos neste post. Nele, você entenderá melhor a evolução do design, o que marcou em 2019 e o que se espera para o próximo ano. Então, continue lendo e fique por dentro!

Como o design evoluiu ao longo do tempo? 

O design evolui em sintonia com os avanços da humanidade e com as ferramentas disponíveis. Dos pincéis, tintas e prensa móvel até os complexos softwares de edição gráfica que temos disponíveis nos dias de hoje.

Quanto mais recursos se disponibilizam em favor do design, maior se torna a sua estética e funcionalidade, que são os seus principais objetivos. Atualmente, conceitos como o reaproveitamento de materiais e a multifuncionalidade dos objetos criados estão fortemente presentes no design, em sintonia com o movimento de preservação do meio ambiente.

Quais elementos do design se destacaram em 2019?

Em 2019, convivemos com a assimetria, com as fontes personalizadas, com as cores vibrantes e as transições entre elas, a sobreposição de elementos, muito conteúdo em vídeo e animações. Tudo isso acabou resultando na flexibilidade dos logos, apresentados com diversas variações de acordo com o contexto.

Muitas dessas tendências seguidas durante o ano de 2019 seguem para 2020 com algumas evoluções, como as que veremos nos próximos tópicos. Acompanhe!

Quais são as tendências de design para 2020?

Com mencionamos, as tendências do design surgem a partir do cotidiano das pessoas. Portanto, nada mais natural que se transformem de forma evolutiva de um ano para outro, como em um movimento gradual. Veja, a seguir, o que esperar das tendências para o design em 2020, a partir da observação do que vimos em 2019.

Cores mais simples

Para 2020, espera-se um passo atrás no que diz respeito às cores, que se tornam mais suaves e, até mesmo, dessaturadas, em contraste com as cores vívidas a que nos acostumamos no último ano. As composições que misturam cores complementares estarão bem em alta em 2020, assim como os tons pastéis.

Maior uso de degradês

Ano a ano, o uso de degradês e transições de cores vem se tornando cada vez mais presente no design. Em 2020, eles deixam de ficar limitados aos planos de fundo e ganham lugar de destaque no preenchimento das ilustrações e fontes, dando a elas mais profundidade e texturas mais reais.

Ilustrações abstratas

Por falar ilustrações, em 2020, elas se tornam mais abstratas, remetendo ao mundo dos sonhos e da imaginação. Ao contrário das ilustrações mais simples, elas serão muito mais atrativas ao olhar, graças ao seu poder de despertar a curiosidade para o seu real significado.

Fontes fortes e simples

As fontes ganharão destaque com o uso de pesos maiores, como o bold e o extra bold. Porém, suas formas se tornarão mais simples e retas, dispensando serifas e desenhos muito elaborados. Os contrastes para determinação da hierarquia entre títulos e textos acontecerão, basicamente, como a diferenciação de pesos.

Linhas e formas fluídas

Formas orgânicas já foram muito utilizadas em 2019 e, em 2020, ganharão ainda mais força. As linhas e formas fluídas darão a sensação de continuidade e interligações entre os elementos, formando composições perfeitas, em parceria com as demais tendências citadas, como as fontes mais fortes, as ilustrações abstratas e as cores mais suaves.

Fotografias neutras e genuínas

Em contraste com as ilustrações, as fotografias trarão à tona o retrato da realidade. Porém, mantendo a tendência das cores mais neutras, suaves e dessaturadas. Isso vale para paisagens, cenas e pessoas fotografadas, especialmente, nos bancos de imagens.

Minimalismo no design para web

Uma das maiores criadoras de tendências para o design, atualmente, é a internet. O que acontece na web tem influenciado diretamente várias áreas relacionadas ao design. Por isso, é preciso ter atenção a essa questão.

Em 2019, responsividade, ou seja, a adaptação aos diversos dispositivos, era a palavra de ordem. Isso não mudará em 2020, com cada vez mais adeptos à navegação via mobile. O que muda é uma introdução ainda maior do minimalismo aos layouts, o que torna a responsividade cada vez mais fácil.

Animações exclusivas e bem elaboradas

Os conteúdos em vídeos e animações invadiram mesmo as nossas vidas, e não é para menos: com o tempo cada vez mais curto para consumir tanta informação disponível, obtê-las mais mastigadas é o que todos buscam.

Por isso, as marcas estão investindo cada vez mais na produção desse tipo de conteúdo, buscando se diferenciar pela exclusividade e qualidade das suas criações em vídeo e animações. Até os seus logos e demais elementos de identidade visual serão animados.

Como vimos ao longo deste post, as tendências de design para 2020 trazem uma espécie de evolução do que vimos em 2019. Claro que, embora elas sejam apenas um caminho a seguir, podem ocorrer alguns fenômenos capazes de trazer mudanças bruscas, como os virais e memes na internet e, até mesmo, acontecimentos naturais ou sociais no mundo que influenciem diretamente o comportamento das pessoas.

Por isso, é importante ficar de olho nas tendências de design durante todo a ano e acompanhar a sua dinâmica de mudanças. Assim, manterá a sua marca sempre alinhada ao que está acontecendo no mundo.

Agora que você já conhece as principais tendências do design para 2020, siga-nos no Facebook e fique por dentro de muito mais informações relevantes.

identidade visualPowered by Rock Convert

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This