Papel kraft: Saiba agora como utiliza-lo nas suas criações

papel kraft

Quando se começa a planejar um projeto gráfico, a primeira pergunta que vem em mente é o que fazer para torná-lo diferenciado e inovador. Quase sempre a resposta começa com a escolha dos materiais que serão usados e o papel kraft é perfeito para essa tarefa.

Ele não recebe branqueamento durante sua fabricação, por isso, conserva a cor de madeira. Com um pouco de criatividade é possível compor efeitos incríveis com o papel kraft, principalmente quando combinado com outros materiais.

O papel kraft pode dar um tom natural, cru, minimalista, rústico e, ao mesmo tempo, elegante ao projeto. Suas possibilidades são infinitas, mesmo quando recebe tratamentos que o fazem parecer outro material, como o couro.

Quer saber mais sobre esse recurso super-versátil? Continue a leitura e surpreenda-se!

Aplicações interessantes do papel kraft

O papel kraft é mais multifacetado do que você pode imaginar. Pode ser aplicado a diversos tipos de projetos, dos mais simples aos mais sofisticados. Quer ver só?

Convites

Para sair da mesmice dos convites o papel kraft é uma alternativa para lá de interessante. Com detalhes em renda ou algum outro tecido fino, certamente deixará os convidados de um casamento ou bodas maravilhados com a delicadeza associada ao incomum.

Agora, imagine uma festa temática junina, por exemplo, com um convite que mistura o kraft a um xadrez vermelho nos detalhes. Para complementar o conjunto, apliques de bandeirinhas coloridas feitas com um papel mais fino. Interessante, não?

E uma festa de aniversário ao ar livre? O convite pode combinar papel kraft, barbante e flores do campo, enquanto a impressão das letras imita um “gravado à brasa na madeira”. Enfim, as possibilidades são infinitas para inovar.

Sacolas

As sacolas com esse material são artefatos antigos. Os supermercados, antes da era das sacolas de plástico, distribuíam modelos de papel kraft com a sua marca impressa nelas. Hoje, diversas empresas se apropriaram da ideia e produzem sacolas descoladas com esse material.

As alças dos produtos podem ser feitas com um recorte no próprio material, com tiras de papel torcido, fitas de gorgurão, sisal, barbante, entre outros materiais capazes de dar um visual diferenciado ao produto.

A arte e o colorido impressos nas sacolas orientam o seu estilo. Ficam um charme com letras monocromáticas que imitam um carimbo ou com letterings criativos e coloridos. Claro que tudo deve ser combinado à identidade visual da empresa.

Outro ponto importante a ser mencionado é a sustentabilidade, já que uma sacola plástica pode levar décadas para se desfazer, enquanto o papel kraft é produzido com uma mistura de fibras de celulose que são menos agressivas ao meio ambiente.

Embalagens

Quando falamos em embalagens de papel kraft não estamos nos referindo apenas aos invólucros de produtos, que ficam lindíssimos, mas também aos embrulhos de presentes. Assim como os convites, podem levar aplicações de outros materiais que darão o tom da ocasião.

Por exemplo, no Natal as embalagens podem receber acabamentos com pinhas secas, ramos verdinhos e amarrações de cetim vermelho. No Dia das Mães, fitas mais fininhas com flores presas no laço ficam um charme.

Mudando o foco para as embalagens de produtos, como os alimentos, o papel kraft confere um ar de opções orgânicas e saudáveis, já que seu aspecto é natural. O mesmo ocorre com os itens de perfumaria, como sabonetes artesanais. 

Cartões

Cartões de visitas feitos com papel kraft se destacam na multidão de cartões impressos em papéis comuns. Além disso, o kraft lembra o papel reciclado, o que dá um ar de sustentabilidade à sua comunicação, principalmente se o restante da papelaria institucional seguir a mesma linha (nos envelopes, por exemplo).

Cartões comemorativos, como os de Natal e de aniversários, ficam surpreendentes quando feitos com papel kraft em variados formatos. Não apenas pelo aspecto diferenciado, mas por resgatarem um costume quase esquecido na era das redes sociais.

Rótulos

Os produtos artesanais ficam mais exclusivos com os rótulos de papel kraft, capazes de dar aquele ar de “feito à mão”. Podem ser feitos como adesivos e utilizados em garrafas, potes de vidros, cestinhas e até em rótulos de identificação de plantinhas.

Vinhos, sucos, compotas, geleias, essências, cremes e diversos outros tipos de produtos, principalmente os que são embalados em vidro, ganham um charme a mais com rótulos feitos com esse tipo de papel.

Tags

As tags de identificação ou “de, para” penduradas na embalagem do produto, no embrulho do presente ou na sacola da loja são os detalhes que faltavam para dar um acabamento mais que impressionante ao seu trabalho.

Tudo ficará mais lindo se houver ilhoses ou rebites coloridos no local de passagem da cordinha que amarra o objeto.

Decoração

Na decoração de festas e ambientes é possível abusar do papel kraft. O material fica lindo em arranjos de mesa, envolvendo ramalhetes de flores e de folhagens, por exemplo. Também pode ser usado como detalhe na montagem de painéis de parede.

O kraft fica lindo até como toalha de mesa ou jogo americano, com detalhes criativos impressos. Sobre ele, é possível demarcar o desenho dos pratos, copos e talheres sobre a mesa, os nomes dos convidados para a refeição, o cardápio que será servido ou frases que desejem bom apetite.

Dicas para aproveitar o papel kraft ao máximo

Não há limites para criar embalagens de papel kraft. Veja o que considerar para tirar bom proveito desse recurso.

Conheça bem o material

O papel kraft pode ser encontrado em diversas gramaturas e com alguns detalhes, como o adesivo. Por isso, quanto mais você souber sobre as opções disponíveis do material, mais vezes poderá aproveitá-lo nas suas criações.

Além disso, é bom dar uma pesquisada sobre os tipos de materiais que combinam com o kraft, como as rendas e o sisal. Assim, não há risco de errar na composição.

Tenha atenção à aplicação de cores

Esse tipo de papel já tem uma cor marcante, por isso, é preciso ter cuidado com os contrastes criados, principalmente quando se tratar de impressão. Sempre faça uma prova com as cores aplicadas diretamente sobre o papel antes de tomar a sua decisão.

Tons neutros como preto, marrom e branco são perfeitos quando se trata do papel kraft, mas isso não significa que o material não fique bem com cores mais intensas, como vermelho, verde e amarelo. Tudo depende da situação.

Busque inspirações

Nada estimula mais a criatividade que a busca por inspirações. Quanto mais trabalhos com o material você conhecer, mais insumos terá para criar coisas diferentes e surpreendentes. Ideias legais e criativas não faltam por aí, então, pesquise!

Viu como é possível fazer trabalhos diferenciados e inovadores utilizando o papel kraft? Por isso, invista na sua criatividade e deixe seus clientes fascinados com as suas propostas. Lembre-se de que você poderá usá-lo com outros materiais para deixar suas artes ainda mais ousadas.

Gostou deste post? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos e clientes saibam que também podem fazer maravilhas usando papel kraft!

identidade visualPowered by Rock Convert

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This