Papel timbrado: o que é e porque ele é essencial para sua papelaria

papel timbrado

O papel timbrado faz parte da papelaria corporativa, e nada mais é do que o papel de carta de uma empresa. Ele contém, além do logotipo da instituição, as suas principais informações de contato e, em alguns casos, até o CNPJ.

Se você é o dono de um negócio, é importante saber que, muitas vezes, o papel timbrado é o primeiro material da empresa com o qual um cliente em potencial tem contato.

Conhecer as diversas finalidades de uma papelaria corporativa ainda pode ser considerado privilégio de poucos, mas é extremamente importante na identificação e promoção de qualquer empreendimento. O papel timbrado é uma peça chave desse material e serve para identificar documentos oficiais da empresa, tanto interna quanto externamente, por isso, é de extrema importância.

Então, criamos este artigo para que você entenda melhor o que é o papel timbrado, descobrir o porquê de ele ser tão essencial para o seu negócio, aprender como planejar um e, ainda, saber como ele valorizará ainda mais a imagem da sua empresa. Acompanhe!

O que é papel timbrado corporativo?

Como já mencionamos na introdução, o papel timbrado faz parte da papelaria corporativa, e nada mais é do que o papel de carta de uma empresa. Ele contém, além do logotipo da instituição, as suas principais informações de contato e, em alguns casos, até o CNPJ.

Esse impresso serve para que as comunicações oficiais da empresa sejam devidamente identificadas, tanto pelos clientes quanto por fornecedores, parceiros e colaboradores. O uso do papel timbrado traz diversos benefícios para a marca, o principal deles é a credibilidade e a imagem de seriedade e profissionalismo da empresa.

Por que o papel timbrado é essencial?

Existem diversos motivos que fazem do papel timbrando uma peça essencial do enxoval da empresa, e as principais razões você verá nos tópicos a seguir. Continue a leitura!

Carrega o logotipo da empresa

Considerando que sua empresa tem um logotipo, ou seja, uma imagem que define sua identidade e ajuda os seus clientes a reconhecê-la, você pode obter maior consciência da marca na indústria entre os seus clientes, colocando esse mesmo logotipo nos artigos de papelaria do negócio, expondo a sua marca e o que ela representa.

Uma comunicação feita em um papel com a marca da empresa transmite muito mais credibilidade como você verá mais adiante.

Mantém a identidade da marca

Toda empresa quer que seus clientes saibam que ali encontrarão o melhor serviço ou os melhores produtos. Com você não pode ser diferente. Seu papel timbrado, portanto, precisa reforçar sua mensagem — a identidade da sua marca.

É importante identificar as particularidades do seu negócio. Depois de ter pontuado esses detalhes, certifique-se de aplicá-los em toda a comunicação da sua empresa, com coerência.

Se a sua marca representa a prestação de um serviço de luxo, por exemplo, você deve garantir que o seu papel timbrado reflita isso, com um design elegante e uma cor que remeta a algo requintado, além de um papel de boa qualidade e gramatura superior.

Denota autoridade e legalidade

O papel timbrado não serve apenas para mostrar quem você é e ajudar na identidade da sua marca. Ele também deve ser usado para reforçar a sua autoridade e dar maior credibilidade, uma vez que deve estar presente em toda a documentação oficial da empresa.

Como planejar um papel timbrado?

Busque a simplicidade

Seu papel timbrado deve ser fácil de ler e de identificar a marca que carrega, por isso, é realmente importante escolher um projeto simples. Nele deve constar o nome da sua empresa e o logotipo, bem como os principais detalhes de contato.

Destaque os detalhes de contato

Você deve se certificar de que as pessoas consigam entrar em contato facilmente, apenas olhando para o papel timbrado. Isso significa que você deve privilegiar os detalhes como endereço do site, do e-mail, o local onde a empresa está estabelecida, além do número de telefone — informações extremamente relevantes que devem ser mantidas sempre atualizadas.

Tenha cuidado com a escolha das fontes

Em geral, não se deve usar mais do que dois tipos de fonte em seu papel timbrado. Tente escolher uma que reflita a imagem de sua marca. Você pode decidir usar um tipo de letra específico para toda a sua comunicação — se for esse o caso, incorpore isso no papel timbrado também.

Outro ponto de atenção na escolha das fontes é quanto à sua legibilidade, ou seja, tenha cuidado com fontes muito rebuscadas. Além disso, verifique se o tamanho utilizado deixa o texto visível.

Utilize as cores da empresa

Como seu papel timbrado representa o seu negócio, você também deve se certificar de que ele conterá as cores corporativas. Uma empresa que vende itens especificamente relacionados com o natal, por exemplo, provavelmente vai optar por vermelho e verde, em vez de outra cor como o amarelo, que costuma ser sinônimo de férias.

Respeite a identidade visual

O que você precisa ter em mente é que o papel timbrado será o rosto da sua empresa perante o cliente potencial, tanto quanto o próprio logotipo.

Por isso, é fundamental criar um layout coeso, que dialogue com os princípios e com a identidade visual da sua marca, sem perder de vista a praticidade, uma vez que esse material será utilizado no seu dia a dia.

Preocupe-se com a qualidade da impressão

Por fim, de absolutamente nada adianta ter todo esse cuidado com a criação do papel timbrado e não ter atenção à qualidade da impressão. Um material de boa qualidade demonstra cuidado com os mínimos detalhes, o que certamente se traduzirá em uma opinião positiva do cliente sobre a sua empresa.

Como o papel timbrado valoriza a imagem da empresa?

Depois de tudo que você acabou de ler, é bem provável que você já tenha uma ideia do quanto o papel timbrado valoriza a imagem de uma empresa. Porém, nunca é demais reforçar esse fato. Vamos a ele!

Demonstra mais profissionalismo

Receber uma proposta de prestação de serviço ou orçamento para a compra de um produto em um papel sulfite comum cria a impressão de amadorismo, não identifica uma empresa séria e responsável pela entrega daquilo que está sendo prometido.

Por outro lado, o papel timbrado passa exatamente a impressão oposta: ele identifica a sua marca e mostra o quanto a sua empresa é profissional e leva a sério o trabalho que executa.

Confere credibilidade ao conteúdo da comunicação

Como consequência natural dessa imagem de profissionalismo, fica clara a credibilidade da informação contida na comunicação feita com o papel timbrado da empresa. Ou seja, é mais fácil o cliente acreditar no que está escrito em um papel timbrado do que em uma folha de papel qualquer.

Como você pôde ver ao longo deste post, o papel timbrado é uma peça essencial e de extrema importância para manter a identidade visual da sua marca e, ainda, transmitir mais credibilidade e profissionalismo sobre a empresa que representa. Por isso, ele não pode faltar na sua papelaria corporativa de forma alguma!

Esse conteúdo foi relevante para você? Que tal baixar agora 8 templates gratuitos de papel timbrado para ajudar na sua criação? É só fazer o download e personalizar com a sua identidade ou com a de seu cliente.

Além disso, para mais conteúdos úteis como este, assine nossa newsletter e receba materiais exclusivos!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *