5 dicas de como definir e segmentar o público alvo de uma empresa

como definir e segmentar o público alvo de uma empresa
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A segmentação de público alvo é um dos mais importantes passos em uma estratégia de marketing. Seja a sua uma pequena ou grande empresa, essa definição fará todo o diferencial no sucesso do negócio.

Isso porque saber com quem você está se comunicando e vendendo o ajudará a melhorar os seus resultados e também a se diferenciar da concorrência, oferecendo um atendimento e serviço específicos e que correspondam exatamente os desejos dos clientes.

Quer saber como definir e segmentar o público alvo de uma empresa? Então confira as nossas dicas!

O que é público alvo?

O público-alvo de um negócio pode ser definido como um grupo de consumidores que possui um perfil semelhante, e que, devido a isso, tendem a se interessar por um produto ou serviço específico.

É a partir dessa definição que você poderá construir as suas estratégias de marketing e comunicação corretamente, conversando exatamente com quem tem mais chances de adquirir os seus serviços ou produtos, e conquistando seus clientes.

Caso uma empresa insista em desenvolver ações sem foco em um grupo de consumidores, haverá um grande esforço e gasto de recursos com poucas chances de retorno e bons resultados para a empresa.

Como definir o público-alvo em 5 passos?

1. Faça pesquisa de mercado

O primeiro passo para definir o seu público-alvo, o mais básico, mas também o mais importante, é a pesquisa de mercado. Isso o ajudará a ter uma visão mais completa sobre o ramo em que está atuando e sobre os consumidores.

Por isso, analise os produtos de seus concorrentes, como eles atendem, qual o diferencial, se utilizam algum tipo de tecnologia que os fazem se destacar, o tipo de linguagem aplicada na comunicação, entre outros quesitos.

Além disso, é interessante que você participe de eventos e feiras para ver como o público que se interessa por esses produtos/serviços se comporta, ajudando a ter uma visão mais clara sobre o seu perfil.

O mais importante é que você não deve fazer essa análise apenas como profissional ou empresa, mas também como cliente, para que sinta como é a experiência de compra de outras empresas.

2. Saiba qual a finalidade do seu produto/serviço

Todo produto/serviço tem uma finalidade e resolve um determinado problema dos consumidores. Outro passo importante na definição do público-alvo de seu negócio, é saber o problema que você, como empresa, pode resolver.

Conheça qual é a sua principal proposta e tente definir um determinado perfil de pessoas que podem ter os problemas que os seus produtos/serviço podem resolver.

Em alguns casos, há a definição de grupos distintos que podem se interessar por suas soluções. Dessa forma, você deve pesquisar mais a fundo se vale trabalhar a comunicação voltada para todos eles, ou focar em apenas um.

Quanto mais específico for o seu perfil de público-alvo, mais eficientes podem ser as suas ações de marketing, aumentando as chances de bons resultados em vendas.

3. Use as redes sociais para fazer pesquisas

As redes sociais são ótimas ferramentas para utilizar durante a sua definição de público-alvo. Isso porque se você tem perfis ativos, pode analisar os dados que estão disponíveis. Caso não os tenha, crie uma página para o seu negócio.

A partir da publicação de posts, imagens e artigos nas redes sociais, você pode observar qual o perfil de pessoas que o seguem, quais mais interagem, além de obter dados mais específicos, como os demográficos, de idade, profissão, entre outros.

Além disso, as redes sociais podem ser importantes ferramentas para elaborar pesquisas por meio de formulários ou enquetes, como as do Instagram Stories. Dessa forma, você consegue saber mais sobre o perfil de seus consumidores ideais, suas necessidades e preferências, podendo elaborar uma estratégia adequada e colher bons resultados.

4. Faça pesquisas com seus atuais clientes

Outra prática que pode auxiliar a definir corretamente o seu público-alvo é fazer pesquisas com seus atuais clientes, ou com pessoas que adquiriram seus produtos e serviços.

Elabore questionários com perguntas sobre o perfil e comportamento dessas pessoas, porque compraram da sua empresa, se voltariam a comprar, entre outras questões, e envie a elas por e-mail ou via redes sociais. Você também pode fazê-las pessoalmente, caso o seu negócio tenha um ponto de vendas físico.

Assim, você terá a chance de conhecer melhor quem se interessa por seus produtos/serviços, elaborando um perfil mais correto de público-alvo.

Essa pesquisa também pode ser relevante para você aperfeiçoar suas estratégias de atendimento ou até mesmo o seu produto/serviço, caso veja que a partir das entrevistas houve reclamações ou sugestões de aprimoramento.

5. Deixe o seu gosto pessoal de fora das pesquisas

É muito comum que os empreendedores desenvolvam seus produtos e serviços acreditando que um determinado grupo de pessoas é o seu público-alvo, apenas a partir da sua visão.

Porém, quando começam a divulgar o seu trabalho, a aceitação desse produto por parte dos consumidores pode ser totalmente diferente do imaginado. Outro tipo de público pode se tornar o seu público-alvo, havendo a necessidade de mudar todas as suas ações e direcioná-las para quem está mais propenso a comprar de você.

Por isso, tire a sua intuição e o seu gosto pessoal de todas as suas pesquisas; e sempre se baseie em dados colhidos do mercado e de suas vendas.

Você também pode utilizar o Google Trends, uma ferramenta que mostra o que mais tem sido pesquisado na internet, e que tipo de público pesquisa mais sobre determinado assunto.

Agora você pode colocar essas dicas em prática para definir o seu público-alvo. Assim, é possível desenvolver estratégias mais assertivas, voltadas exatamente para os consumidores que têm maiores chances de comprar de sua empresa, conquistando ótimos resultados em vendas e fidelizando seus clientes. 

Não há dúvidas de que esse é um dos passos mais importantes para se destacar da concorrência é conversar com seus clientes com a linguagem e modo adequados, nos canais onde eles se encontram. E para isso, o conhecimento do público-alvo é essencial.

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