Fidelização de clientes: quais estratégias adotar na sua empresa?

fidelização de clientes

É muito comum que as empresas realizem grandes esforços para conquistar o público. Depois da venda concretizada, entretanto, nem sempre existe um interesse na mesma medida para ganhar a fidelização de clientes.

Ter uma base de consumo fiel é muito importante para que o negócio reduza os custos para obter as vendas. Além de tudo, é um jeito de se fortalecer, melhorar a previsão de receitas e se destacar no mercado. Para conquistar esses resultados, é essencial executar os esforços certos. Afinal, quem não deseja que o empreendimento chegue ao sucesso, não é?

Para descobrir como consolidar os melhores resultados, veja como favorecer a fidelização de clientes com algumas estratégias infalíveis.

4 dicas de como aumentar a fidelização de clientes

Ofereça um atendimento de qualidade

Independentemente do que o seu negócio oferece, o consumidor espera ser muito bem atendido. Ele deseja passar por uma abordagem preparada, qualificada e que ajude a garantir o seu sucesso.

Por isso, é fundamental cuidar da qualidade do atendimento. O primeiro passo é conhecer muito bem quem é o público-alvo e quais são as suas necessidades. Estude o cliente, verifique quais são as suas preferências e descubra como é o relacionamento com a empresa. Nesse momento, vale a pena pensar em perguntas, como:

  • Quais são as principais dificuldades da pessoa?
  • Quais são os produtos preferidos do cliente?
  • Com que frequência o consumidor realiza compras?
  • Quais são os pontos que ele valoriza?

Ao entender como cada um se comporta, é mais fácil planejar um atendimento personalizado e satisfatório.

Na sequência, é fundamental treinar a equipe para a etapa. Os vendedores têm que ser capacitados em novas técnicas de vendas. Assim, conseguirão oferecer um atendimento muito melhor.

O importante é fazer com que as pessoas se sintam ouvidas, de modo que a atuação seja consultiva para resolver problemas. Ao agir dessa forma, o negócio consegue se destacar daqueles que não priorizam o atendimento como um elemento de sucesso.

Crie experiências únicas

Mais que vender, é relevante pensar em criar uma experiência duradoura e muito satisfatória nos indivíduos abordados. Ao agir dessa forma, a fidelização de clientes é favorecida, pois os consumidores estabelecerão um laço emocional em relação ao empreendimento.

Dependendo do tipo do seu negócio, é possível oferecer amostras grátis ou até descontos especiais, como na primeira compra. Também é fundamental usar o que você já sabe sobre o cliente para melhorar a abordagem.

Ao reunir os dados sobre os consumidores, dá para identificar o que é mais importante ou valorizado pela pessoa. Ao criar uma atuação personalizada, a experiência terá efeitos interessantes.

Uma das formas de obter esse resultado é por meio do overdelivering. A prática trata, basicamente, da entrega que vai além do que o cliente espera ou contratou. É o caso de oferecer um brinde ou algo a mais, além de cumprir com todas as condições previstas no começo. Surpreender o consumidor de forma positiva gera bons efeitos quanto ao estabelecimento.

Tenha uma comunicação eficiente

Consolidar a fidelização de clientes depende de um aspecto muito importante: a comunicação. Se o negócio não se fizer presente na vida dos consumidores e se não demonstrar a capacidade de oferecer um bom suporte, é provável que as pessoas procurem os concorrentes.

Para garantir os melhores efeitos, é muito relevante ter uma comunicação robusta, eficiente e que atenda às principais necessidades. É fundamental, por exemplo, ter mais de um canal para que as pessoas entrem em contato. Estar nas redes sociais é um jeito de trazer novas possibilidades, assim como ter um site e um número de telefone.

Ao mesmo tempo, é fundamental buscar a satisfação do público de interesse, então é válido pensar na possibilidade do omnichannel. Essa tendência trata da integração entre vários canais, com uma experiência consistente em todos eles. Ao adotar a integração, a comunicação será fortalecida.

Também é importante estar aberto ao diálogo. Ouça o que os consumidores têm a dizer, peça sugestões e feedback — e use esses dados para melhorar a atuação do seu empreendimento. Nada melhor do que perguntar para os maiores interessados, não é mesmo?

Além de tudo, não se esqueça de responder a críticas e de solucionar problemas e experiências negativas. Fazer com que as pessoas se sintam valorizadas ajudará, inclusive, na conquista de indicações para melhorar ainda mais a fidelização.

Crie um programa de fidelidade


Manter os clientes sempre por perto é muito benéfico para a empresa. No entanto, este benefício também deve ser para os consumidores. Ao dar motivos para que os clientes retornem, há chances maiores de conquistar esse resultado.

Por isso, é super indicado criar um programa de fidelidade. Ele serve para “premiar” os consumidores de acordo com o relacionamento com a empresa. Quanto maior for o engajamento, maiores serão as recompensas. Como resultado, há uma razão extra para o cliente se manter fiel.

A Gráfica KWG, por exemplo, mantém o Clube CMYK. Baseado na sigla mais famosa da impressão, o clube categoriza seus compradores de acordo com o consumo. Cada nível corresponde a um valor de consumo por mês e gera descontos progressivos. O escalonamento fica assim:

  • Cliente Cyan: para quem consome de R$ 500,00 a R$ 2.500,00 por mês. Gera 3% de desconto em toda a loja;
  • Cliente Magent: para quem consome de R$ 2.500,01 a R$ 5.000,00 por mês. Gera 5% de desconto em toda a loja;
  • Cliente Yellow: para quem consome de R$ 5.000,01 a R$ 7.500,00 por mês. Gera 7% de desconto em toda a loja;
  • Cliente Black: para quem consome acima de R$ 7.500,01 por mês. Gera 10% de desconto em toda a loja.

Ao adotar uma estratégia semelhante, é possível obter um aumento do ticket médio e ainda manter os consumidores sempre por perto, afinal, eles terão vantagens exclusivas.

Conquistar a fidelização de clientes permite que o seu negócio tenha melhores chances de desenvolvimento. Ao utilizar essas estratégias, sua base de consumo será cada vez mais robusta e fiel!

Quer oferecer qualidade e diferenciação para o seu público e ainda aproveitar vantagens? Então, entre em contato com a Gráfica KWG e veja como podemos te ajudar!

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