PDF/X-1a no CorelDRAW

Como salvar em PDF/X-1a no CorelDRAW

Provavelmente você já ouviu falar no termo PDF/X-1a e quais os benefícios que este formato de arquivo pode trazer ao seu negócio, mas a pergunta é: você realmente sabe como salvar o seu arquivo para impressão seguindo os padrões exigidos pelas gráficas? Se você tem alguma dúvida em como salvar corretamente o seu arquivo no formato PDF/X-1a no CorelDRAW, confira nosso artigo e tire todas as suas dúvidas.

O que é PDF?

Partindo do significado, do inglês, Portable Document Format, a sigla PDF significa Formato de documento Portátil, e refere-se a um formato de arquivo utilizado para exibir e compartilhar documentos de maneira compatível, livremente de softwares, hardware ou sistema operacional.

Inicialmente chamado de “The Camelot Project”, o PDF foi criado por ninguém menos que, a gigante Adobe, em 1991, especificamente por seu cofundador Dr. John Warnock.

O objetivo de tal criação, era permitir que qualquer usuário pudesse receber documentos de qualquer origem, e enviar versões eletrônicas a qualquer lugar, sendo possível a exibição e impressão em qualquer computador.

Hoje o PDF é um padrão aberto conservado pela International Organization for Standardization (ISO), e são capazes de preservar todos os dados originais do arquivos, tais como, textos, gráficos, planilhas, entre outros.

Os padrões de documentos em PDF, atendem ao padrão de mercado exigidos pelas normas ISO 32000, e é importante salientar os padrões estipulados para usos especiais de PDF como por exemplo, PDF/A para arquivos, PDF/E para engenharia e PDF/X para impressão.

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é o PDF e qual a sua origem, vamos detalhar como exportar os seus arquivos corretamente no principais softwares de criação.

Recomendações gerais para arquivos em PDF/X-1a

Salvar arquivos em PDF, não anula o processo de fechamento de arquivo. Para maior segurança do seu projeto, não deixe de considerar:

  • Sangria;
  • Margem de segurança;
  • Converter textos em curvas;
  • Converter todos os efeitos em bitmap (lente, contorno interativo, máscaras, extrusão, gradiente,

sombreamento, entre outros);

  • Trabalhar com a paleta de cores CMYK;
  • Atenção ao preto composto;
  • Utilizar imagens com no mínimo 300 dpi;
  • Considerar espessura mínima de 0,2mm para contornos em objetos e textos.

Os softwares utilizados pelas gráficas para imposição arquivos, são automáticos e inibem a necessidade de manipulação nos arquivos. Por este motivo, é muito importante que todos os seus arquivos sejam confeccionados dentro dos gabaritos da gráfica que você trabalha, pois não será possível identificar eventuais erros em arquivos que estejam fora do padrão de impressão.

Como salvar em PDF/X-1a no CorelDRAW

Passo 1:

Abra o arquivo que deseja salvar em PDF e clique em: Arquivo > Publicar em PDF.
PDF/X-1a

Passo 2:

Em seguida selecione a opção: Configurações.

PDF/X-1a

Passo 3:

Na aba Geral, na opção compatibilidade, selecione a opção PDF/X-1a.

PDF/X-1a

Passo 4:

Em seguida, clique na aba Cor e selecione as opções: Usar configurações de cor do documento e Incorporar perfil de cores.

PDF/X-1a

Passo 5:

Agora na aba Objetos, configure o tipo de compactação do bitmap para ZIP. Na opção “reamostragem do bitmap para menor”, selecione as opções Cor, Tons de cinza e Monocromático, e configure de acordo com as indicações a seguir. Por fim, selecione as opções: Compactar texto e linha artística e Exportar todo o texto como curvas.

PDF/X-1a

Passo 6:

Agora na aba Pré-impressão, selecione as opções: Preservar informações da tela de meio-tom e Marcas de corte.

PDF/X-1a

Passo 7:

Este é um passo que irá agilizar bastante os seus processos. Para que você não tenha que refazer este procedimento toda vez que for salvar um novo arquivo em PDF, existe a possibilidade de salvar essas configurações e utilizá-las futuramente. Para isso, volte para a aba Geral e clique no ícone + conforme indicado na imagem abaixo.

PDF/X-1a

Passo 8:

Nesta tela você irá definir um nome para esta configuração de PDF. Para uma rápida identificação, sugerimos que salve estas configurações com o nome de Padrão KWG e em seguida clique em OK. Volte para a aba geral e em seguida encerre clicando em Salvar.

PDF/X-1a

Como utilizar as configurações salvas.

Se você deseja salvar outros arquivos utilizando a configuração que acabamos de definir, basta repetir o passo 1 e na opção Predefinição de PDF escolha a opção Padrão KWG, ou o nome que você definiu. Fazendo isso, todas as configurações serão carregadas e você só precisará clicar em Salvar.

PDF/X-1a

Viu como é rápido, prático e seguro? E o melhor, você só precisa configurar estes passos uma única vez.

Trabalhe com arquivos em PDF/X-1a e ganhe mais agilidade nos seus impressos. Baixe o nosso manual de fechamento de PDF/X-1a e não erre mais.

 

PDF/X-1a CorelDRAW   

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This