3 revestimentos gráficos para diferenciar e enobrecer os seus impressos

A todo momento as empresas buscam cada vez mais maneiras de agregar diferenciais e inovações aos seus produtos e serviços. Para nós, profissionais gráficos, que competimos diretamente com cada vez mais alternativas digitais, é necessário sempre buscar soluções criativas para atribuir diferenciais aos nossos impressos.

Uma das maneiras mais práticas e funcionais de surpreender os seus clientes é por meio de um material gráfico de alta qualidade. Este deve transmitir profissionalismo e acima de tudo um apelo visual imponente.

Neste artigo, abordaremos três dos revestimentos gráficos mais utilizados em materiais impressos e quais são as suas melhores aplicações.

Boa leitura 😉

Termos como verniz UV total, laminação BOPP, verniz localizado, laminação holográfica, entre outros, fazem parte da rotina diária de todo profissional do ramo gráfico, que produz ou terceiriza serviços de impressão.

Estes termos nada mais são do que enobrecimentos gráficos, utilizados para revestir os materiais depois de impressos. O principal objetivo desses revestimentos, é garantir diferenciação e maior durabilidade ao produto final. Vejamos detalhadamente cada tipo de revestimento.

1. Verniz UV

revestimentos gráficos
O verniz ultravioleta é o tipo de revestimento mais utilizado nos materiais depois de impressos. Sua aplicação é indicada em substratos que apresentam superfície bastante lisa, como por exemplo, o papel couché.
Por ser instantânea, a secagem realizada por radiação ultravioleta é uma das mais eficazes. Desta forma, possibilita ciclos de impressão mais rápidos, que viabilizam impressões comerciais de alta qualidade.

Esse tipo de revestimento confere brilho e lisura à superfície do impresso e sua aplicação pode ser realizada em uma ou nas duas faces do material. No entanto, se você pretende de alguma maneira escrever sobre o impresso, será necessário o uso de uma caneta especial, as famosas canetas de CD, pois a textura lisa impede que canetas esferográficas transfiram tinta para o papel.

Quando falamos em verniz UV, também é muito comum ouvirmos os termos “verniz UV total” ou “verniz UV localizado”. Na verdade, trata-se do mesmo revestimento, porém aplicado de maneiras diferentes.
O verniz UV total, nada mais é do que a aplicação deste revestimento em toda a superfície do impresso, ou seja, seu impresso terá aspecto liso e brilhoso em sua totalidade.

Ao contrário do verniz UV total, o verniz UV localizado consiste na aplicação deste revestimento em áreas específicas do impresso, com o propósito de proporcionar brilho em detalhes da arte que você quer atrair atenção, como por exemplo, textos, fotos ou objetos.
Junto à laminação BOPP fosca, que explicaremos a seguir, este acabamento confere um toque ainda mais sofisticado ao impresso.

revestimentos gráficos

Em quais materiais aplicar
Este tipo de acabamento pode ser aplicado em quase todo tipo de material impresso, tais como: cartões de visitas, capas de livros, embalagens, catálogos, folders, marca páginas, tags, entre outros. Vale ressaltar que não é permitido a aplicação deste tipo de revestimento no interior de embalagens alimentícias.

2. Laminação BOPP fosca

revestimentos gráficos

Se você precisa impressionar, transmitir sofisticação e credibilidade à marca do seu cliente, aposte sem medo na laminação BOPP fosca.

Vamos começar pelo significado. Do inglês, BOPP é a sigla utilizada para abreviar a palavra bi-axially oriented polypropylene, que em português significa Polipropileno Biorentado.

O BOPP é um filme plástico de alta resistência que pode ser opaco, metalizado, transparente ou como melhor conhecemos, fosco.

O processo de acabamento deste tipo de laminação, consiste na aplicação deste filme sobre a superfície do papel e tem como função atribuir aspecto fosco ao impresso, aumentando a sua rigidez e espessura.

É bastante comum a aplicação nas duas faces do impresso. E ao contrário do verniz UV, é possível escrever na superfície deste acabamento sem a necessidade de uma caneta especial.

Em quais materiais aplicar
Este tipo de acabamento é muito comum em cartões de visitas, embalagens, capas de livro, caderno e agendas. Além de enobrecer o impresso, no caso da laminação BOPP fosca, ela proporciona um toque suave e aspecto acetinado aos materiais impressos.

3. Laminação Holográfica

revestimentos gráficos

A aplicação deste tipo de laminação confere ao impresso diferentes efeitos holográficos, transmitindo características visuais de alto impacto, modernidade e sofisticação.
Assim como a laminação BOPP, o processo de acabamento da laminação holográfica também consiste na aplicação de um filme plástico sobre a superfície do papel.

Em quais materiais aplicar
Por ser bastante chamativo, este tipo de acabamento é ideal para quem procura atrair bastante atenção para o impresso. Este tipo de laminação é muito utilizado para promoção de convites de aniversários, casamentos, eventos, entre outros materiais promocionais. Por possibilitar maior destaque nas prateleiras e atrair facilmente a atenção do consumidor, a laminação holográfica também é normalmente aplicada em capas de livros.
No entanto, nada impede que você faça um cartão de visitas com design super criativo e dê o toque especial com essa laminação. Não tenha dúvida que a chance de você se destacar e ser lembrado pelo seu cliente será muito maior.

Esses três tipos de revestimentos que trouxemos são facilmente encontrados no mercado gráfico. Veja quais são as possibilidades com a sua gráfica parceira e ouse da criatividade para se diferenciar.

 

 

revendedor gráfico

Comments (6)

    1. Ei Jéssica!
      Acabamos de testar aqui. Deu para escrever sim, porém como a laminação holográfica possui característica brilhosa e não fosca, o resultado não ficou muito legal. A escrita apresentou falhas e não foi contínua.
      Quando se pretende escrever sobre o papel, o ideal mesmo é optar pela laminação BOPP fosca ou apenas a impressão sobre o substrato sem acabamento.
      Esperamos ter ajudado 😉
      Abraço!

  1. É possível utilizar o Verniz UV Localicada (de maneira semelhante à imagem do cartão de visitas do Labra Lovers) junto com a Laminação BOPP transparente?

  2. Bom dia, é possivel criar arte em cima da laminação holoográfica? como no verniz localizado por exemplo

    1. Olá, Gustavo! Tudo joia?
      Dá para fazer qualquer tipo de arte sim e o efeito fica muito legal! No caso a arte fica impressa no papel couché, por exemplo, e a laminação holográfica vai por cima da arte.
      Como essa laminação por si só já é bastante chamativa, não é muito legal trabalhar com muita informação ou efeitos. De resto, só abusar da criatividade!

      Qualquer dúvida conte conosco!

      Um grande abraço 😉
      E continue nos acompanhando.

      Att. Equipe KWG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This