Tipos de vernizes mais utilizados no mercado gráfico

tipos de vernizes

Adicionar um toque de luxo e proteger o impresso do desgaste diário, é a função dos vernizes. Conheça agora os tipos de vernizes mais utilizados no mercado gráfico.

O acabamento é a cereja do bolo de todo e qualquer trabalho. E no segmento gráfico não poderia ser diferente. Afinal, quase todos os materiais impressos possuem algum tipo de acabamento final, seja ele, uma laminação ou outros tipos de vernizes, que é sobre o que falaremos neste artigo.

Ao finalizar esse artigos você terá aprendido quais são os tipos de vernizes e as várias vertentes desse acabamento: o que é, como é utilizado, qual tipo é mais indicado para cada impressão, sua importância, e as principais vantagens em relação a outros acabamentos. Vamos lá?

Tipos de vernizes mais utilizados no mercado gráfico

O que é o verniz?

O verniz é uma espécie de camada ou película transparente, que fica por cima dos diversos materiais disponíveis para impressão, como o papel. Essa camada garante brilho e proteção do material impresso contra umidade e sujeira, o que aumenta a sua vida útil.

Ele pode ser aplicado no material impresso todo ou em apenas algumas partes. Por exemplo, em um panfleto branco com material gráfico vermelho, talvez a inserção do verniz apenas nos elementos vermelhos garanta o destaque e brilho necessário para o material, o que evita o desperdício.

Qual a importância da utilização do verniz em materiais impressos?

Como dissemos anteriormente, de nada adianta todo o trabalho com o design e produção se o acabamento não for de qualidade. Para isso, é importante alguns cuidados para garantir a vida útil do seu impresso.

Um material bem-acabado transmite excelentes impressões, como profissionalismo, credibilidade, cuidado e organização. O resultado do produto pode não ser tão bom, mas o acabamento eleva a sua qualidade, agradando e cumprindo o seu papel.

Quais são as principais vantagens da utilização do verniz no material impresso?

O verniz é um material bem versátil e pode ser utilizado de diversas formas, em vários tipos de papéis e, em sua maioria, de forma muito satisfatória. Os papéis de gramaturas baixas, que costumam ser mais frágeis a impressões, recebem o verniz muito bem.

Outra vantagem apontada constantemente é a inserção do verniz localizado, como já falado anteriormente. Essa aplicação ocorre graças a uma técnica específica, chamada Verniz UV localizado. Mais uma vantagem para você considerar o verniz para a impressão de seus materiais!

Quais são os tipos de verniz existentes?

Como já foi apontado, há vários tipos de verniz existentes, o que faz a versatilidade ser uma característica marcante desse material. Por se adaptar bem a vários tipos de produtos, torna-se uma opção de bom custo-benefício. Apontaremos, agora, os principais vernizes existentes no mercado. Compare!

Verniz à base de óleo

É um material que se assemelha bastante às tintas convencionais, e dá ou um aspecto brilhoso, ou um aspecto fosco ao material. Composto, geralmente, de resinas de óleo, ele tem baixo custo se comparado a outros materiais, e até mesmo a outros tipos de verniz.

Por ser feito à base de óleo, é bastante resistente à umidade, o que aumenta potencialmente a sua durabilidade. Entretanto, sua secagem demora mais que a de outros tipos de verniz, e ele vai adquirindo um tom amarelado com os danos naturais e o passar do tempo.

Sua principal utilização é feita em rótulos e embalagens, pois esses produtos geralmente enfrentam a umidade e o material à base de óleo resiste a ela.

Verniz à base de água

Esse tipo de verniz é um resultado da mistura de água e outros aditivos em seu processo de fabricação. Por ser de base líquida, é necessária sua secagem após a aplicação. Entretanto, essa secagem é alcançada de maneira rápida, por conta da própria base do material — a água.

Assim como o verniz à base de óleo, esse verniz também dá ou o efeito de brilho, ou o efeito fosco ao material impresso. 

Aqui na Gráfica KWG trabalhamos com a opção do verniz I.R. (infra-red). Do inglês, infra-red significa infravermelho. Este é um tipo de verniz a base de água que possui processo de secagem por meio de lâmpadas infravermelhas.

Este tipo de verniz é ideal para quem busca um revestimento com brilho sutil mas que ao mesmo tempo cumpra o papel de proteger e enobrecer o impresso.

Suas principais vantagens são:

  • rápida secagem;
  • maior proteção ao impresso;
  • aplicação imediata durante a impressão;
  • ganho de tempo nas fases seguintes de produção (corte / dobra);
  • redução de custo comparado ao verniz UV;
  • mais facilidade para acabamentos com dobras;
  • baixo impacto ambiental pois não utiliza solventes derivados do petróleo;
  • não emite gases poluentes na atmosfera;
  • utiliza água como diluente;
  • utiliza água para limpeza dos equipamentos;

Verniz UV

É o mais comum entre os materiais impressos. Seu nome se deve ao fato do seu processo necessitar da ação de lâmpadas que emitem radiação ultravioleta (Raios UV durante o procedimento de secagem).

Esse verniz se destaca por possuir um brilho maior em relação aos vernizes anteriormente citados, o que confere a ele uma maior qualidade. É mais indicado para a fabricação de banners, folders e cartões.

Qual a importância de contratar empresas e profissionais confiáveis?

O processo de construção do material é muito importante e não deve ser feito por qualquer um. Da mesma forma, o acabamento também não, pois é ele que garante o toque final a todo um ciclo de trabalho.

Sendo assim, procure boas gráficas, com os melhores equipamentos para realizar a impressão de seus materiais. A contratação das empresas certas garante o acabamento do trabalho. Pesquise bastante!

Como você viu, há vários tipos de vernizes, e cada um se encaixa em um modelo de impressão específico para você. Por ser um material de alta qualidade, vale a pena considerá-lo sempre em suas impressões, para dar um acabamento de muito bom gosto ao trabalho!

Agora que você já sabe todos os tipos de vernizes utilizados em materiais impressos, que tal assinar a nossa newsletter, receber mais informações e ficar craque no assunto?

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