escolher uma gráfica

Saiba como escolher uma gráfica ideal para suas impressões

Depois de passar horas e horas aplicando suas habilidades e esforços para criar uma peça gráfica de qualidade, não existe nada mais frustrante do que ver o resultado ser prejudicado por um serviço de gráfica ruim e pouco profissional, não é verdade? Confira neste artigo, nossas dicas de como escolher uma gráfica e garanta impressos fiéis aos seus arquivos e clientes satisfeitos!

Infraestrutura

Com a diversificação dos processos gráficos e o aumento da concorrência, os criativos e produtores de conteúdo não precisam mais ficar presos a pequenas gráficas de bairro, com máquinas antiquadas e sem manutenção. Dê preferência a empresas que tenham um amplo e moderno parque gráfico, pronto para atender a todas as necessidades da clientela. 

Diversidade de serviços

É muito importante que as gráficas ofereçam não apenas os serviços básicos de impressão, mas também forneçam um leque de serviços auxiliares.

Sabemos que enviar um arquivo para impressão, não significa apenas enviá-lo por e-mail e esperar que o material seja impresso corretamente. Para alcançar o sucesso neste mercado, é necessário o mínimo de conhecimento sobre a área gráfica. Conhecimentos como: quais são e como funcionam os processos de impressão gráfica, quais são os tipos de acabamentos utilizados, como realizar um fechamento de arquivo corretamente, entre outros, são fundamentais – se não obrigação – que todos os profissionais gráficos possuam domínio.

Diante desta necessidade, o que podemos esperar de uma gráfica que visa qualidade e atendimento, é que ela forneça suporte aos seus clientes também nesta questão. Neste caso, a existência de um blog que possua materiais educativos, com gabaritos, manuais, tutoriais, dicas, entre outros, será fundamental para orientar o cliente durante todo o processo de compra e confecção do material. 

Outro ponto a destacar neste âmbito é o fornecimento de opções de acabamento mais nobres, como laminações, aplicações de vernizes e facas de corte especiais, que possibilitam maior liberdade criativa e um resultado final mais atraente, que satisfaça aos clientes mais exigentes.

Insumos de qualidade

Um maquinário diversificado e variadas opções de serviços são insuficientes se os insumos para impressão, especialmente a papelaria e as tintas, não possuem qualidade. Procure no próprio site da gráfica por informações detalhadas sobre os materiais utilizados: empresas preocupadas com a qualidade e satisfação do cliente oferecem essas informações de forma acessível.

Eficiência em prazos

Designers e agências de propaganda trabalham com prazos curtos, e uma gráfica de excelência deve acompanhar este ritmo. Procure por gráficas que apresentem os melhores prazos de entrega, sem abrir mão da qualidade. Tome cuidado com prazos milagrosos, pois algumas gráficas sacrificam muito da qualidade para oferecer um prazo extremamente curto. 

Preços e custo-benefício

É claro que não se pode falar de vantagens sem mencionar a questão dos preços. Na hora de escolher sua gráfica, avalie a qualidade necessária para o seu trabalho e o preço cobrado. Gráficas com um grande parque gráfico e uma ampla carteira de clientes conseguem oferecer serviços de qualidade a preços relativamente baixos, gerando um ótimo custo-benefício. Quanto maior for a demanda, mais baixo pode ser o custo do material. Mas não se esqueça do ditado de ouro: o barato sai caro. Às vezes é melhor investir um pouco mais e ter a certeza que obterá a qualidade de impressão que precisa, do que pagar barato e muitas vezes ter prejuízos em ter que refazer o material.

Suporte ao cliente

Uma boa gráfica tem de prezar por seu cliente: dê preferência àquelas que possuem opções de acompanhamento do seu processo, seja presencialmente ou online, e que possibilitem um serviço de atendimento e suporte para reclamações, dúvidas e demais esclarecimentos.

Uma política de trocas e devolução honesta e que favoreça o cliente em caso de erros de impressão ou atrasos na entrega também conta vários pontos para a confiabilidade da empresa que você vai escolher. Comunicação fácil é a chave para um bom negócio!

Neste post, vimos como escolher gráfica de uma forma descomplicada, com dicas do que se deve procurar ao pesquisar as variadas opções do mercado. Desse modo, é possível escolher a gráfica que mais se adapta às necessidades de seu projeto, garantindo que ele seja finalizado de forma impecável!

Gostou do texto? Quer receber mais novidades? Assine a newsletter e leia nossos posts em primeira mão!

 

revendedor gráfico

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This