papel couche

Entenda porque o papel couché é tão popular!

Se você trabalha na indústria gráfica, com certeza já se cansou de ouvir falar em papel couché. Além disso, aposto que você também já viu muitos materiais impressos nesse tipo de papel, principalmente se você é autônomo e costuma ser responsável por todo o processo de um projeto, desde o atendimento ao cliente até rodar seus projetos em gráficas.

O papel couché é um dos mais utilizados no mercado, então é claro que é essencial saber exatamente o que faz com que ele leve toda essa fama e se ela realmente condiz com a qualidade do material. Vamos lá?

O que o papel couché tem de tão bom?

O papel couché foi criado em 1860 e se trata de um material composto por papel offset, mas o diferencial é que ele recebe uma coucher (cobertura) de vários aditivos que fazem com que ele possua uma superfície extremamente branca e lisa.

Ao aplicar tinta sob essa camada, a impressão se limita apenas a ela, sem ser transmitida para o offset. Isso acontece porque o couché possui poros muito pequenos que não permitem essa absorção.

A consequência, no sentido mais positivo da palavra, é uma impressão que valoriza e é extremamente fiel ao arquivo digital. Portanto, arquivos de alta qualidade e com muitas cores não serão problema para o papel couché. Deu pra entender agora o porquê de toda essa fama, certo?

Quais são os tipos de papel couché?

A camada especial que o offset recebe pode ser aplicada em um ou nos dois lados do papel couché, isso quer dizer que você também pode utilizá-lo para imprimir materiais que necessitem de frente e verso.

O couché que é revestido em apenas um lado é chamado de  L1 e é muito utilizado em embalagens, por exemplo. Já o que é revestido em ambos os lado é o L2, e pode ser utilizado para impressão de flyers, panfletos, folders e até mesmo cartões de visita.

Uma outra opção é o couché matte: ele possui um revestimento diferenciado em ambos os lados que inibe o brilho do papel, e pode ser usado à gosto do cliente. É indicado utilizá-lo quando o projeto possuir muitos blocos de texto, por exemplo, para que o brilho não atrapalhe a leitura.

Quanto às opções de gramatura, cada gráfica terá diferentes opções para te oferecer (inclusive, falaremos mais sobre as gráficas no tópico seguinte), mas costuma haver uma variação entre 70g e 350g.

Posso imprimir qualquer coisa em couché?

Quase tudo pode ser impresso no couché, já que as limitações se encontram mais no tipo de impressora do que no arquivo em si. 

Geralmente, a qualidade de impressão de uma impressora doméstica deixa a desejar se comparada a uma profissional. Além disso, se você precisar repetir essa impressão muitas vezes, imprimir em casa pode se tornar mais um problema do que uma solução.

Existem diferentes tipos de tintas e formas de imprimir e, no caso do couché, ele não utiliza os poros para fixação. Por isso, soluções à base de água não são indicadas para imprimir nesse tipo de papel, já que podem fazer com que o material demore muito ao secar e ainda manche nesse processo.

Portanto, para usufruir da qualidade que o papel couché pode oferecer, o mais indicado é procurar uma gráfica com uma impressora especializada.

Agora que você já entendeu o porquê da popularidade do papel couché, conte para a gente nos comentários se você já o utiliza nos seus projetos e como tem sido essa experiência!

 

produto gráfico

Comments (4)

  1. Eu utilizo o papel couché em praticamente todos os Jobs que elaboro, para que possa apresentar para meu cliente sempre um padrão de qualidade de serviços!
    Muito bom este post, o marketing da KWG está arrebentando, com dicas que só enriquecem nosso conhecimento, e faz com que sejamos mais seguro com o contato com o cliente, tendo certeza do que estamos falando!
    Parabéns equipe da kwg!

    1. Ei, Marcão! Você está certíssimo! Qualidade em primeiro lugar é garantia de destaque diante dos seus concorrentes. Ficamos extremamente felizes em saber que as nossas dicas tem ajudado você a crescer profissionalmente. Isso nos motiva e prova que estamos cumprindo o nosso propósito, que é auxiliar os profissionais gráficos a melhorar cada vez mais as suas vendas e alcançar o sucesso profissional. Continue nos acompanhando, que semanalmente postaremos mais conteúdos como este.

      Abraço,
      Equipe KWG

      1. Vocês estão certos. Essa KWG é uma mãe para nós. Acho que é nossa família. O que ela faz pra gente as vezes parece a minha vó, tão boinha. Só desejo que todos os dias se ilumine nessa família especial, a KWG.

        1. Ei Bira!! Hahaha rimos demais com o seu comentário “as vezes parece a minha vó tão boinha”. Vózinhas são sempre queridas 💜 e por isso ficamos lisonjeados 😛

          Brincadeiras a parte, para nós é muito gratificante receber uma mensagem de carinho como essa. Isso prova que estamos no caminho certo e que faremos de tudo para melhorar cada vez mais. Continue acompanhando essa família no qual você faz parte e vamos juntos rumo ao sucesso.
          Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This