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Gestão do tempo para profissionais autônomos: como otimizar seu dia a dia

O tempo é uma das coisas mais valiosas que possuímos, e conseguir administrá-lo é uma tarefa árdua, especialmente para profissionais freelancers, que precisam dividir o tempo do seu dia entre demandas urgentes de clientes, tarefas pessoais, criação de portfólios e imprevistos do cotidiano que sempre podem surgir.

Descubra em nosso post de hoje como fazer uma gestão do tempo prática e eficiente para otimizar o seu dia!

Tenha uma lista de tarefas

É impossível memorizar tudo o que temos a fazer ao longo do dia sem fazer anotações, especialmente quando há tantas demandas a satisfazer. Para garantir uma rotina de trabalho organizada, defina com antecedência uma lista das tarefas que deva completar naquele dia em específico.

Além de preencher os horários com os afazeres, reserve “janelas” de tempo para eventuais imprevistos e intervalos de descanso e lazer: uma rotina workaholic levada ao extremo traz prejuízos para sua saúde física, mental e desconforto para seus círculos sociais.

Saiba definir prioridades

Apenas listar as atividades a serem feitas não é suficiente — é preciso definir quais são as prioridades. Dentro de sua lista, separe as tarefas em dois grupos principais: as demandas urgentes e inadiáveis e as demais tarefas que podem ser flexibilizadas.

Com essa informação, é possível organizar seu dia de forma que imprevistos não atrapalhem o andamento das demandas prioritárias: caso ocorra algo fora do previsto, basta deslocar as tarefas secundárias para os dias seguintes e acomodar a nova necessidade na agenda.

Respeite suas limitações

Todas as pessoas têm um ritmo de trabalho diferente: enquanto algumas conseguem produzir intensamente por grandes períodos sem pausas, outras trabalham de forma mais cadenciada, com várias pausas ao longo do expediente. Saber respeitar as limitações físicas e mentais é essencial para um trabalho eficiente e saudável.

Tenha a tecnologia a seu lado para gestão do tempo

Os incríveis avanços tecnológicos mudaram a maneira de como se organizam as forças de trabalho no dia a dia. Com comunicadores instantâneos é possível alcançar seus clientes rapidamente para solucionar dúvidas e conflitos, poupando o tempo que era gasto com trocas de ­e-mail, por exemplo.

Além disso, os aplicativos de gestão de tempo disponíveis para smartphones permitem ao usuário criar e editar listas de afazeres em segundos, sincronizando-as com todos os seus dispositivos, e com funcionalidades de alarme com a antecedência necessária para tarefas urgentes. 

Não deixe sua saúde de lado

Uma pessoa doente é uma pessoa que não consegue produzir de maneira adequada. Não são poucos os casos de mortes no ambiente de trabalho causadas pelo ritmo intenso e a grande pressão por resultados, somados a fatores de risco como obesidade, doenças cardiovasculares e maus hábitos de vida.

Mantenha sua saúde sempre em dia, com uma alimentação balanceada e adequada, prática de exercícios físicos regulares, acompanhamento médico e períodos consideráveis de descanso e relaxamento.

No artigo de hoje, vimos a importância de uma boa gestão do tempo para o profissional moderno, com dicas para reorganizar sua rotina de forma a aumentar a produtividade e diminuir o tempo desperdiçado. Use estas ideias para melhorar seu cotidiano de trabalho e abrir cada vez mais tempo para um merecido descanso!

Gostou do texto? Veja também as 5 dicas para atender seu cliente de forma impecável!

 

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