erros no atendimento ao cliente

Confira os 5 maiores erros no atendimento ao cliente e como evitá-los

Erros no atendimento ao cliente podem colocar em risco a reputação da sua empresa e colocar tudo a perder. Isso porque o sucesso do seu negócio está diretamente relacionado à satisfação do consumidor. Se o empresário — seja ele dono de uma grande empresa ou autônomo — não valoriza o bom atendimento, ele automaticamente desvaloriza seu próprio trabalho e esforço para construção de uma boa reputação no mundo dos negócios.

A seguir, listamos os 5 maiores erros no atendimento ao cliente e as dicas de como evitá-los. Confira:

1. Tratar o cliente com descaso

Um cliente sempre chega na empresa — seja ela qual for — com muitas expectativas. Ele espera encontrar o produto ou serviço que procura, que o lugar seja acolhedor e agradável e, principalmente, espera ser bem atendido.

O bom atendimento é aquele que demonstra interesse, cordialidade, agilidade e pontualidade. Quando o cliente sente que você realmente tem interesse em solucionar o seu problema ou que, mesmo que não possa solucioná-lo, demonstrou boa vontade em explicar os motivos, ele certamente sairá com a sensação de ter sido bem atendido.

2. Receber o cliente com um semblante triste

Por mais difícil que possa parecer, é fundamental esquecer os problemas pessoais na hora do atendimento. Receba seus clientes sempre com um sorriso no rosto, seja empático e gentil.

Se não for possível, peça alguém para substituir você ou seu empregado, mas jamais deixe transparecer um aspecto triste ou irritadiço ao atender uma pessoa na sua empresa.

3. Ser prolixo e pouco objetivo

Seu cliente busca solução rápida e efetiva. Por isso, responda pausadamente e claramente as perguntas que ele fizer, mas procure não se estender nas explicações. Quanto mais objetivo você for, mais rápido o consumidor poderá fechar negócio.

Ser repetitivo e falar exaustivamente quando o cliente perguntar sobre algo pode causar má impressão e até mesmo fazer com que ele desista de adquirir seu produto ou serviço. A velha frase do “tempo é dinheiro” cabe perfeitamente aqui, para você e para ele.

4. Desistir do atendimento e/ou repassá-lo a outro

Desistir do atendimento e/ou repassá-lo a outra pessoa só se justifica quando você realmente não tem conhecimento necessário para ajudar aquele cliente. Ainda assim, essa “desistência” deve ser muito bem explicada para que ele entenda que o motivo foi para beneficiá-lo e agilizar o atendimento. Quando isso acontecer, mantenha-se por perto, mesmo que apenas para acompanhar, e agradeça ao cliente quando o atendimento for finalizado, causando a impressão de que foi você quem o encerrou.

Em outras situações, desistir ou repassar o atendimento vai mostrar apenas que você não se importou em ajudá-lo. Essa impressão é automaticamente atrelada à imagem da empresa como um todo, então cuidado.

5. Ignorar os erros no atendimento ao cliente

O pior de todos os erros no atendimento ao cliente é, sem dúvida, ignorar os próprios erros. Por isso, solicite um feedback aos clientes e identifique os principais problemas no atendimento da sua empresa. Feito isso, você pode modificá-los a fim de que não se repitam e que o atendimento seja cada vez melhor.

Quando o empresário entende que o cliente é e sempre será a base do sucesso de qualquer negócio, ele passa a enxergar o atendimento como ferramenta estratégica de crescimento.

Agora que você já sabe quais são os principais erros no atendimento ao cliente, pode evitá-los e continuar recebendo mais dicas ao acompanhar nossas redes sociais. Esperamos você!

 

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Comments (1)

  1. Eu trabalho no ramo de vendas há muitos anos, já atuei em vários segmentos, por isso digo sempre, eu sou um vendedor, não estou um vendedor. Há alguns anos o vendedor tinha vergonha de dizer eu sou vendedor, isso porque muitos profissionais de diversas áreas, quando perdiam seus trabalhos iam se aventurar como vendedor, mas não sabiam nada da função de vendedor, pra eles era apenas um bico, se der certo bem se não der não perderam nada, pensavam assim, mas nós vendedores sabemos que a nossa profissão é uma das melhoras profissão que existe, somos nós que realizamos muitos sonhos e desejos dos nossos clientes, somos nós que estamos a frente da nossa empresa, sempre defendo e levando o nome e os produtos até nossos clientes com orgulho e para satisfaze-lo, e sabendo que fez um ótimo negócio.
    Por isso senhores eu digo “eu sou um vendedor” e me orgulho de tal, o vendedor tem que ser otimista, sincero, cordial, e o mais importante saber o que está vendendo e pra quem está vendendo, só assim será um vendedor de sucesso.
    Um grande abraço
    Valdir Siqueira

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