Como fazer uma promoção de sucesso: confira 5 dicas infalíveis!

como fazer uma promoção de sucesso

Promoções são incríveis ferramentas quando a intenção é impulsionar as vendas e atrair novos clientes. Uma campanha promocional bem elaborada pode fazer toda a diferença para a estratégia do seu negócio. No entanto, ter o domínio de como fazer uma promoção eficaz é essencial para garantir o sucesso da sua campanha.

Pensando nisso, antes de sair oferecendo descontos e mais descontos, é necessário enxergar a campanha como um todo e não apenas no ato de reduzir o valor dos produtos.

Antes de qualquer coisa, tenha em mente qual objetivo que o seu negócio deseja alcançar com essa ação, como por exemplo: seu estoque está cheio e você precisa queimar alguns produtos? Você quer ganhar reconhecimento de marca? Está próximo de alguma data comemorativa importante? Precisa divulgar um novo produto ou serviço?

As promoções são excelentes ferramentas para resolver as questões citadas acima. No entanto, planejamento e profunda compreensão do negócio são fundamentais. Só depois de definido qual é o objetivo da sua campanha é a hora de colocar a mão na massa.

Quer saber as melhores dicas de como fazer uma promoção de sucesso? Este texto, então, é para você! Continue com a gente.

Boas práticas para aplicar na sua promoção

Datas próximas ao final do ano são quando oficialmente começam as temporadas de promoções no varejo. E este é o momento em que a sua empresa deve começar a trabalhar nas estratégias promocionais.

Vale lembrar que é necessário um estudo criterioso na seleção dos produtos ou serviços ofertados, de modo que não desvalorize o produto ou leve a empresa a ter prejuízo.

Uma boa prática para grandes campanhas é informar o prazo de validade da promoção. Desta forma, o seu cliente consegue se programar e aproveitar ao máximo as ofertas que você está promovendo.

Para ofertas diárias não é necessário tal preocupação, porém uma maneira bacana de dinamizar a sua loja virtual é trabalhar com contador digital informando quanto tempo em horas aquela oferta irá expirar.

Outra dica bacana é sempre trabalhar informando a porcentagem de desconto oferecido, bem como utilizar a comunicação “de”, “por”. Assim, o cliente terá uma maior percepção do quanto está economizando ao adquirir a sua oferta.

Para te ajudar em suas estratégias promocionais, a seguir listamos 5 tipos de campanhas promocionais que você pode começar a aplicar na sua empresa agora mesmo. Confira!

5 ideias de como fazer uma promoção infalível 

1. Promoções surpresa

Quem não gosta de ser surpreendido? Imagina que o seu cliente está navegando no seu site quando de repente, aparece um pop-up informando que determinado produto está com super desconto se comprado naquele exato momento. Ou então, que ele acaba de ganhar um cupom de desconto válido para toda loja, que pode ser utilizado naquele momento ou para compras futuras.

Esse é um método muito utilizado por diversos e-commerces. E de acordo com pesquisas, possuem uma alta taxa de conversão.

Já pensou em como apostar nessa estratégia para alavancar as suas vendas pode ser uma boa ideia? Saiba que para facilitar a sua campanha existem diversas ferramentas no mercado que podem fazer isso para você. Pesquise por ferramentas que trabalham com web push notification e insira em sua loja virtual.

2. Promoções em datas especiais

Trabalhar com promoções em datas comemorativas como Natal, Ano Novo, Dia das mães, entre outros, é o tipo de promoção que o cliente já está de certa forma esperando.

Mas que tal trabalhar com alguma oferta em datas diferentes? Por exemplo, a data de aniversário do cliente com cupom exclusivo de desconto, ou que tal a data de aniversário do cliente na sua empresa comemorando os anos de parceria. Datas como essas onde o cliente não está esperando, além de gerar possível aumento nas vendas, contribuem para associação positiva do cliente com a sua empresa.

3. Promoções exclusivas

Trabalhar com o exclusivo é um excelente caminho para gerar fidelização do cliente, que ao identificar que determinada promoção foi feita exclusivamente para ele, irá se sentir especial e dará maior credibilidade para sua empresa.

Pense em trabalhar com isso lançando promoções específicas para os seus seguidores do Facebook, Instagram, ou até mesmo, promoções exclusivas por e-mail.

Outra possibilidade, seria trabalhar promoções exclusivas de acordo com o perfil de compras do cliente. Por exemplo, você pode oferecer descontos para clientes que consomem mais de R$1.000,00 na sua loja ou até mesmo para clientes que consomem menos, na expectativa que eles passem a consumir mais com você.

A Gráfica KWG, por exemplo, possui o Clube CMYK. Baseado na sigla mais famosa da impressão, o Clube CMYK é um programa de fidelidade que categoriza seus compradores de acordo com o consumo. Cada nível corresponde a um valor de consumo por mês e gera descontos progressivos. As classificações ficam assim:

Cliente Cyan: clientes que consomem de R$ 500,00 a R$ 2.500,00 por mês. Gera 3% de desconto em toda a loja;
Cliente Magent: clientes que consomem de R$ 2.500,01 a R$ 5.000,00 por mês. Gera 5% de desconto em toda a loja;
Cliente Yellow: clientes que consomem de R$ 5.000,01 a R$ 7.500,00 por mês. Gera 7% de desconto em toda a loja;
Cliente Black: clientes que consomem acima de R$ 7.500,01 por mês. Gera 10% de desconto em toda a loja.

Ao adotar uma estratégia semelhante, é possível obter um aumento do ticket médio e ainda manter os consumidores sempre por perto, afinal, eles terão vantagens exclusivas ao comprar com você.

4. Promoções relâmpagos

Ponto positivo para quem trabalha com promoções relâmpago com frequência. Com isso o seu consumidor ficará sempre antenado em tudo o que acontece na sua empresa na esperança de aproveitar aquela promoção relâmpago.

Chamadas do tipo “só nesta quarta-feira, cartões de visita laminado com 20% de desconto”, despertam no cliente um senso de urgência, pois ele sabe que se deixar para depois ele não conseguirá mais o desconto. Pensando nisso, quando falamos em promoção relâmpago, considere trabalhar com este tipo de chamada.

É importante lembrar que, você deve estudar qual dia e horário o seu site ou a sua loja física possui maior engajamento. Desta forma, a sua oferta terá muito mais chance de ser vista pelo seu consumidor.

5. Promoções segmentadas

Trabalhar com ofertas segmentadas é uma das melhores maneiras de acertar de primeira na sua promoção. Quando se trabalha com promoções segmentadas as suas chances de oferecer o produto certo, com o preço certo, na hora certa são muito maiores.

E quais estratégias você deve utilizar para segmentar o seu público? Simples! Comece analisando os dados internos da sua empresa. Pare e reflita, quando o cliente compra com você ele fornece informações que vão muito além àquelas do cadastro. Eles informam preferência por determinados produtos, acabamentos, opções de entrega, dentre outros serviços que a sua empresa oferece.

Com essas informações em mãos, você pode segmentar seus clientes em grupos que possuem perfil de compra semelhante e enviar ofertas com descontos especiais. Por exemplo, se você possui clientes que só consomem determinada gramatura de papel, você pode ofertar diferentes produtos naquela mesma gramatura porém com acabamentos diferenciados. Outra opção seria oferecer descontos especiais para recompra daquele produto que eles estão acostumados a comprar.

Entenda qual é o perfil de compra dos seus clientes e use-os para segmentar suas promoções de maneira eficaz.

Como divulgar a sua campanha

Meios de divulgação é o que não faltam para você promover a sua campanha. Começando pelo bom e velho e-mail marketing, uma boa estratégia é iniciar a sua divulgação informando toda a sua base de clientes sobre as suas promoções.

Não esqueça de manter os banners da sua loja sempre atualizados com as promoções vigentes. A ideia aqui é dedicar um banner para falar de cada produto com links direcionados para compra.

Caso você possua loja física, os banners impressos e folhetos são excelentes materiais para informar o seu cliente sobre as promoções que estão rolando. Aposte em um layout chamativo e transmita a sua mensagem de maneira simples e objetiva.

Posso utilizar as redes sociais para divulgar as minhas promoções? Sim! Aqui a única dica é cautela para não parecer cansativo e insistente. Procure mesclar promoções e conteúdos ricos para criar uma programação de postagens equilibrada.

Por fim, utilize pop ups para garantir que a sua mensagem seja transmitida em momentos estratégicos da compra.

E aí, curtiu as nossas dicas de como fazer uma campanha promocional? Compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a como fazer uma promoção de sucesso.

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