Tipos de blocos: como definir o formato e para quem oferecer?

tipos de blocos

Você quer entender de uma vez por todas quais são os tipos de blocos que você pode oferecer para os seus clientes? Está na hora de desvendar tudo que envolve a criação e a produção desse item de papelaria que é muito importante para diversos tipos de negócios.

Materiais gráficos são constantemente utilizados por empresas como uma ferramenta de marketing, e os blocos não ficam de fora. Além de servirem como um brinde que lembra o consumidor final daquela empresa diariamente, também são uma forma de organizar informações valiosas para muitas corporações.

Fique ligado e descubra, a seguir, tudo sobre os diferentes tipos de blocos. Aprenda como definir seu formato, para quem oferecer cada opção e como criar um layout condizente com o mercado atual. Boa leitura!

O que são blocos?

Os blocos fazem parte da papelaria corporativa das empresas e são extremamente funcionais. Existem diversos tipos de bloco, mas os mais usuais são os que servem para anotações rápidas ao longo do dia.

Além disso, diferentes estabelecimentos (como clínicas, comércios, indústrias e restaurantes) necessitam desse tipo de impresso para realizar atividades essenciais de atendimento e organização.

Eles também costumam ser uma opção de brinde e, por isso, são ferramentas de marketing. Portanto, precisam ser bem elaborados para que transmitam todas as informações que a empresa deseja apresentar de uma forma coesa. Veja a seguir mais detalhes sobre a composição desse item.

Quais são os papéis usados nos blocos?

Como os blocos são itens que possuem a funcionalidade de receber escritas e anotações, o papel deles precisa ser próprio para isso, certo? O ideal é que o material do bloco não seja revestido. Dessa forma, a tinta da caneta esferográfica, por exemplo, não causará manchas. Além disso, a nitidez da escrita fica garantida.

Nesse caso, o ideal é você optar por um dos tipos mais utilizados no mercado. Um deles é o papel comum, chamado de apergaminhado pelos profissionais da área. Há também o papel offset, que possui uma superfície uniforme e também é encorpado, fosco e lembra muito o apergaminhado.

Outro papel bastante utilizado para a impressão de blocos é o reciclato. Na verdade, ele é fruto da reciclagem do papel offset. Sua cor e textura são semelhantes às demais folhas recicladas, ou seja, tons de bege.

Gramaturas

Para blocos, a gramatura ideal gira em torno de 75 a 90 gramas. O motivo é que essa medida facilita a impressão e é indicada para fazer anotações. Como isso não exige uma impressão mais resistente, não há necessidade de uma gramatura muito alta.

É importante lembrar que gramatura não tem o mesmo significado de espessura. Na verdade, essa medida se refere à massa contida em cada metro quadrado do material, interferindo no seu peso. Por outro lado, a espessura significa simplesmente a grossura do papel.

Um papel pode ter maior gramatura e ser menos espesso que outro, dependendo da compactação das fibras, que pode ser diferente de uma marca para outra. Sendo assim, é possível até mesmo sentir uma certa diferença ao tocar papéis de gramaturas iguais, porém de marcas diferentes. Muitas vezes você pode se confundir e pensar que são gramaturas diferentes apenas por causa desse detalhe de produção.

Tamanhos

O tamanho de um bloco pode variar de acordo com sua finalidade. Você vai saber quais são essas opções nos tópicos a seguir. Conheça alguns tamanhos-padrões de blocos que podem ser encontrados no mercado:

  • 7,4 x 10 cm;

  • 10 x 15 cm;

  • 10 x 20 cm;

  • 15 x 20 cm;

  • 21 x 29,7 cm.

Os menores geralmente são utilizados apenas para blocos de anotações, que servem como brindes ou papelaria para escritório. Já os maiores podem servir a outros propósitos mais específicos como receituários, tabelas de recibo ou orçamentos para estabelecimentos como comércios e restaurantes.

Logo mais falaremos sobre outras funcionalidades para os diferentes tipos de blocos.

Como criar a arte para um bloco?

Como você já sabe, todo bloco precisa ter bastante espaço livre para que o usuário possa escrever. É por isso que a regra principal de um layout para bloco é preservar esse espaço e garantir que seja uma composição extremamente clean. Lembre-se disso sempre que pensar em adicionar algum elemento.

Além disso, é indispensável colocar a marca da empresa que está oferecendo aquele bloco. Ela pode ser aplicada em toda as folhas em um tamanho mínimo, na parte superior, por exemplo. Uma outra forma de fazer isso é colocando-a como uma marca d’água ao fundo, também em cada página.

Depois de definir onde esse elemento vai ficar localizado, lembre-se de ser fiel à identidade visual da marca. Se o bloco for possuir cabeçalho e rodapé, ambos precisam seguir essas regras e deixar esse item de papelaria em unidade com os demais.

Por fim, certifique-se de ter colocado todas as informações essenciais sobre a empresa, caso isso seja necessário. Isso inclui contatos, site, localização, entre outros itens.

Quais são os tipos de blocos?

Quando pensamos em blocos, logo vem à mente um bloquinho simples de anotações, não é mesmo? Porém, eles são adaptados e utilizados para inúmeras outras funções. Por exemplo, eles podem ser usados em receituários e atestados para hospitais, consultórios médicos e clínicas.

Além disso, existem os blocos com tabelas que são muito utilizados por comércios e restaurantes como comandas, recibos, pedidos e orçamentos. Diversos outros segmentos podem precisar um bloco adaptado para a sua atuação, e vale a pena pesquisar e investir na oferta desse item de papelaria para potenciais clientes.

Agora que você já conhece melhor a composição completa dos diferentes tipos de bloco, lembre-se que é importante comprar os impressos de uma gráfica especializada que possua reconhecimento no mercado.

Você precisa de um fornecedor de confiança, que seja capaz de entregar um produto bem produzido para os seus clientes. Assim, seus blocos podem conquistar os consumidores finais e criar uma relação de fidelização com a sua marca.

Se ainda resta alguma dúvida sobre os tipos de blocos, entre em contato agora mesmo com a KWG e obtenha soluções confiáveis de uma empresa com grande experiência no mercado de revenda gráfica!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This