Psicologia das cores e suas principais aplicações

psicologia das cores

A psicologia das cores é um estudo que aborda como o nosso cérebro reconhece e interpreta as cores em diferentes sensações. Conhecer o significado de cada cor é essencial para utilizá-las a seu favor em suas estratégias de marketing.

Os estudos sobre a psicologia das cores mostram a influência que elas têm sobre as sensações e os comportamentos das pessoas e trazem um guia que pode (e deve) ser usado durante a fase de pesquisa e concepção do seu projeto, para nortear as suas escolhas e garantir o efeito desejado no consumidor.

Quando escolhemos uma cor para aplicar em um projeto de comunicação visual, desenvolver uma marca ou até decorar um ambiente é preciso ter em mente que nossa escolha cromática influenciará as emoções dos clientes e poderá ser determinante na decisão de compra.

Separamos alguns conceitos e significados das cores para te ajudar nessa etapa decisiva do trabalho!

Alguns conceitos sobre cor

Aristóteles foi o primeiro estudioso a formar uma teoria da cor. Desde então, muitos têm se dedicado a pesquisar esse fenômeno. Um dos conceitos mais aceitos atualmente é o da temperatura da cor. Nele, a escala cromática é dividida em cores frias e quentes.

As cores frias (azul, verde, violeta), relacionadas à água, transmitem sensação de frio e são normalmente associadas à limpeza, calma e tranquilidade. São muito usadas nas áreas da saúde e estética. Já as cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) são relacionadas ao fogo. Lembram calor e movimento, e são comuns nos setores de alimentação e entretenimento.

A psicologia das cores

Apesar de a percepção (e do significado) das cores variar de acordo com o indivíduo, alguns pontos são culturalmente determinados e devem ser levados em consideração ao escolher a paleta de cores do trabalho.

São muitos os significados atribuídos às cores em todas as suas tonalidades, desde representações diretas (amarelo lembra sol, azul representa água) até as mais abstratas (rosa representa amor).

Significado das cores

A psicologia das cores pode ser uma grande aliada quando o assunto é defender a escolha de cores na sua arte. Além de aumentar a credibilidade e coerência da sua criação, sustentar-se em um estudo concreto pode te ajudar a convencer até aqueles clientes mais difíceis. 

Neste caso, sempre atente-se à sua proposta de criação para escolher de maneira exata qual paleta irá representar melhor as marcas criadas por você.

Vamos agora ao significado e melhores aplicações de algumas cores:

 vermelho Vermelho: a representação da paixão, transmitindo força e sensualidade. Desperta a agitação e é indicada para criar uma sensação de proximidade com o público;  
laranja Laranja: cor que inspira movimento, criatividade e otimismo. Tem um apelo jovial e é muito usada para os setores alimentícios e também esportivos;  
Amarelo: é pura energia, alegria e humor. É frequentemente usada em projetos destinados ao público infantil e cai bem em todas as áreas de entretenimento.
  Verde: a cor predominante na natureza traz sensação de equilíbrio e saúde. Pode ser utilizada muito bem em projetos com caráter ambiental;
Violeta: é a cor das bruxas e das fadas e inspira intuição e imaginação. Muito ligada à sabedoria e leveza, é comumente aplicada nas áreas de estética e beleza;  
Azul: transmite tranquilidade, calma e honestidade. É a cor do céu e do mar, lembra a imensidão e é muito utilizada nas áreas da saúde;
Rosa: representa feminilidade, romantismo, amor, inocência, satisfação, saúde, charme, leveza. É uma cor muito utilizada na área de estética e saúde da mulher.
  Marrom: terra, ar livre, resistência, materialismo, casa, estabilidade. Comumente utilizada quando a ideia é transmitir algo natural, tais como, produtos artesanais, naturais ou orgânicos.
Preto: poder, não, sofisticação, elegância, nobreza, mistério, medo, mal, profundidade, remorso, raiva. Em contraste com outras cores, a cor preto é muito utilizada quando o objetivo é transmitir nobreza e sofisticação. Aposte em folders, catálogos ou embalagens.
Branco: pureza, luz, bondade, simplicidade, limpeza, paz, sim, humildade, respeito, amor, nascimento, inocência. Por sugerir simplicidade, o branco é uma cor amplamente utilizada em produtos de tecnologia, como podemos notar nos produtos da Apple. Combinado a outras cores, também é bastante associado a hospitais e área da saúde no geral. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

identidade visual

Vale lembrar que as cores podem sofrer mudanças no seu significado original quando combinadas umas com as outras. Bem como, possuir outros significados em determinadas culturas. Os conceitos de harmonia e contraste de cores devem ser analisados para que a combinação escolhida alcance o propósito desejado.

6 ferramentas de paleta de cores

Agora que você já entendeu sobre os conceitos e principais aplicações da psicologia das cores, daremos algumas dicas de ferramentas que te ajudarão a compor layouts com boa e estética e equilíbrio nas cores utilizadas.

Embora designers lidem com cores de forma muito intuitiva devido à sua experiência prática e bagagem teórica, às vezes é necessário recorrer a ferramentas que geram combinações de tons automaticamente. Seja para agilizar processos ou evitar qualquer escolha equivocada na hora de utilizar uma paleta de cores.

Felizmente, hoje em dia existem várias opções online para o designer que precisa produzir com rapidez e eficiência, sem ter medo de errar. Veja 6 ferramentas grátis que podem te ajudar:

Adobe Color

   

Antigamente chamado Kuler, o Adobe Color é a ferramenta mais completa para combinar cores. Nele é possível gerar paletas com todas as regras mais usadas, fazer ajuste fino nos tons, e explorar combinações populares. Além disso, é possível salvar suas paletas e possui integração com outros produtos da Adobe, os mais usados por designers no mundo. Ah, e ele é totalmente em português!

Paletton

Paletton é bastante completo e muito simples de usar. Você primeiro define a sua cor base e depois pode escolher entre as regras mais comuns na teoria das coresou combinações predefinidas, além de te permitir ajustar manualmente de acordo com a sua preferência.

O site ainda oferece opções de tons dentro da mesma combinação e gera exemplos de como ficaria uma página usando as cores que você escolheu.

Colourcode

colourcode é uma alternativa interessante ao Paletton por fazer uma abordagem inversa de como o designer pode montar sua paleta de cores. Você primeiro escolhe a sua regra (cores análogas, complementares, monocromáticas, etc.) e depois precisa apenas passear com o mouse pela área colorida para escolher seus tons preferidos.

É uma ferramenta muito simples de usar e que te oferece a opção de exportar cada cor em um arquivo PNG.

Palettr

Diferentemente das outras opções, o Palettr te permite gerar paletas de cores de forma mais subjetiva. Basta colocar o nome de um lugar, um tema, ou um objeto e ele mostrará várias combinações diferentes que tenham a ver com aquela palavra. Infelizmente, a ferramenta tem suporte limitado ao português, gerando alguns resultados inconsistentes.

 

Colorzilla

O diferencial do Colorzilla é que ele não é um site, mas uma extensão para Chrome e Firefox. Com ele é possível descobrir a cor de qualquer elemento em qualquer site, e até gerar uma paleta de cores automaticamente baseada no site que está aberto. É uma ferramenta essencial para quem trabalha com web design.

Cada uma dessas ferramentas tem uma particularidade, portanto, experimente todas e escolha sua favorita. Para um designer, é importante seguir a sua intuição e treinar seus olhos para usar uma paleta de cores, mas também é preciso estar sempre atento às ferramentas disponíveis que otimizam o seu tempo e refinam seu trabalho.

Entender a psicologia das cores é de extrema importância para se criar um trabalho consciente. E claro, de nada adianta um trabalho muito bem projetado e desenhado se não cuidarmos da qualidade da impressão. Veja como garantir uma impressão de qualidade nas suas peças gráficas!

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