Já viu as principais campanhas publicitárias criadas por designers?

campanhas publicitárias

Há quem acredite que design e publicidade é tudo a mesma coisa, mas isso está longe de ser verdade. As duas áreas são distintas, só que ao mesmo tempo podem funcionar muito bem como complementares. Se unidas, com certeza vão colaborar para campanhas publicitárias de grande sucesso.

Você já reparou nas diferenças das campanhas publicitárias criadas por designers? As inovações e a qualidade dessas campanhas — sejam nacionais ou internacionais — faz com que elas ganhem o público e alcancem o sucesso.

Quer conferir algumas das principais campanhas publicitárias criadas por designers e ainda saber mais sobre a relação dessas duas áreas? Então, continue a leitura e confira!

Campanhas publicitárias criadas por designers

Separamos alguns exemplos que se destacaram na publicidade recentemente. Acompanhe e se inspire!

1. Campanha do filme Logan pela rede McDonald’s

campanhas publicitárias

O lançamento da trama sobre Wolverine foi esperado por muitos fãs, e é claro que uma rede importante como o McDonald’s não ficaria de fora. O sucesso do filme foi aproveitado pela agência DDB, que colocou a rede de fast food como o ponto principal de destino dos espectadores.

As garras do personagem principal, com as batatas fritas, fizeram da campanha uma das melhores na sua época.

2. Campanha de doação de órgãos na Argentina

campanhas publicitárias

Outro tiro certeiro da DDB veio no discurso da campanha de doação de órgãos dos nossos hermanos. “Pare de desperdiçar vida” dizia o cartaz que contava com imagens de sacos de lixo fazendo referência aos órgãos do corpo humano, como pulmões e coração.

A campanha fez as pessoas refletirem a respeito do próprio posicionamento em relação à doação de órgãos e a importância de comunicar aos demais.

3. Campanha de Lei Seca da Santa Casa de SP

campanhas publicitárias

O designer responsável foi realmente muito feliz em sua capacidade de síntese de imagem. Para alertar os motoristas quanto ao consumo de álcool e uso da direção, foi usada uma imagem que, à primeira vista, remete à chuva.

O destaque vai também para a frase posterior, que indica: “Não é chuva, é vodka”.

4. Campanha italiana pró-vacinação antigripe

campanhas publicitárias

“O inverno não é mais assustador quando você está vacinado”: essa é a mensagem da imagem da campanha da Regione Lazio, que conta com uma criança brincando de casinha com a figura do “monstro das neves”.

Se as crianças italianas estão vacinadas, nem as figuras mais assustadoras do inverno poderão assustá-las!

5. Campanha da Audi contra o celular no volante

campanhas publicitárias

Sobrepor uma imagem do Instagram sobre uma paisagem verdadeira, que se trata de uma curva perigosa, foi a estratégia de chamar atenção para os motoristas que dirigem e fazem uso simultâneo do celular ao volante.

“Largue o seu smartphone ao dirigir”, alerta a campanha, evidenciando que tal prática pode ser perigosa e confundir a sua visão.

6. Campanha pró-refugiados da Anistia Internacional

campanhas publicitárias

O que normalmente os telespectadores assistem pela televisão é a visão da janela dos refugiados. Não foi por acaso que essa foi considerada uma das melhores campanhas do ano.

A imagem mostra uma família de refugiados “assistindo” pela janela a guerra acontecer à sua frente. A frase de choque diz: “Você pode mudar de canal. Eles não”.

7. Campanha da montanha-russa do Hopi Hari

campanhas publicitárias

Quem subia nas escadas rolantes dos shoppings da cidade não tinha como não notar a presença da “montanha-russa” instalada nos degraus. Isso mesmo: as fotos dos passageiros do brinquedo, com as mãos para cima, convidava os visitantes a se divertirem na atração.

A importância do conhecimento para gerar qualidade

O conhecimento é a ferramenta que auxilia os profissionais de criação na elaboração de campanhas que buscam causar efeitos positivos, tanto para quem vê quanto para a empresa em questão. 

Por exemplo, escolher as cores de uma campanha não é uma missão simples e intuitiva, mas requer bastante conhecimento. É por meio de muita experiência que a psicologia das cores pode ser bem utilizada. Uma simples escolha de cor inadequada pode alterar a percepção de uma pessoa em relação a uma ideia ou mesmo à imagem da marca.

E o que dizer das imagens? Das fontes? E da clareza da mensagem? Todos esses pontos são pensados a partir de um planejamento detalhado que exige pesquisa do público-alvo, antes mesmo de ser estabelecido. Não adianta investir em uma campanha aleatoriamente, sem saber seu objetivo ou o que alcançar, não é?

Um publicitário com conhecimento em design pode transformar uma campanha em algo muito mais eficiente e agradável ao público-alvo.

A relação entre publicidade e design gráfico

O “casamento” entre publicidade e design gráfico é muito interessante para que as estratégias das campanhas sejam aprimoradas. O resultado é a otimização dos negócios. Afinal, a campanhas terão “outra cara”. É possível dizer que, mesmo com as diferenças, as duas áreas podem (e devem) manter as fronteiras bem próximas.

É função do publicitário evidenciar as qualidades de um produto ou serviço e “maquiar” os ocasionais problemas, por meio de uma boa campanha. Esses profissionais precisam compreender o que o público espera de determinado produto.

O designer, por sua vez, não deve ser visto somente como “o cara que mexe no Photoshop” ou o “desenhista” da campanha. O designer será o responsável pelo projeto da campanha, de forma a criar um planejamento que agrade ao cliente.

Enquanto o design fornece ao profissional a capacidade criativa de interpretar o que foi apresentado, é com o conhecimento em publicidade que se vai cuidar da mensagem adequada para o ramo de atuação de determinada empresa.

O trabalho em conjunto é fundamental para alguns fatores, como a boa legibilidade, compreensão, usabilidade e direcionamento de uma campanha. Um bom exemplo é o sucesso das estratégias de marketing digital. Para que ele seja eficiente, é preciso que haja um bom diálogo entre a publicidade e o design, a fim de atingir os objetivos que se espera.

O panorama brasileiro do design e da publicidade

As áreas são abrangentes e dão aos profissionais diferentes possibilidades de atuação. O talento brasileiro para as artes e ideias criativas também é destacado nos dois campos, onde podemos identificar profissionais versáteis que se dedicam a funções gerais ou apenas a uma parte específica do processo.

O panorama das profissões é constantemente modificado de acordo com as inovações tecnológicas e formas de comunicação que surgem. A chegada da internet, por exemplo, contribui diariamente para especializações nas plataformas digitais. É preciso que, tanto designers quanto publicitários, sejam dinâmicos, a fim de acompanhar as tendências, atualizando-se constantemente.

O mercado pede criatividade e inovação para atrair o consumidor, e é isso que as campanhas publicitárias criadas por designers podem oferecer perfeitamente.

Gostou dos exemplos de campanhas publicitárias que trouxemos? Então, aproveite para conferir essas 5 opções de curso de design online!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This