banco de imagens grátis

Os 7 melhores sites de banco de imagens grátis

A busca pela imagem ideal, é uma situação comum no cotidiano da maioria dos designers. Imagine que você tem um projeto com pouca verba e não há orçamento disponível para compra de imagens. Usar o Google não é uma boa saída, pois os arquivos nem sempre têm boa qualidade e você não sabe quais criações são protegidas por direitos autorais. Então o que fazer? Hoje, existem diversas alternativas para solucionar essa questão: os sites de banco de imagens grátis.

Estes banco de imagens grátis são excelentes ferramentas para qualquer designer. Com eles, é possível ter um resultado bastante satisfatório, uma vez que há imagens com alta resolução, distribuídas em várias categorias. Você encontra fotos, ilustrações, arquivos vetoriais e ícones de diversos tipos e formatos para download.

O artigo de hoje é para você, designer que lida diariamente com o desafio de criar. Separamos os 7 melhores sites de banco de imagens para ajudá-lo nessa tarefa. Alguns exigem cadastro, mas todos são gratuitos. Aproveite!

Free Digital Photos

O www.freedigitalphotos.net é um acervo com imagens de alta qualidade. Muitas delas são produzidas por fotógrafos, ilustradores e designers que disponibilizam seus trabalhos para livre download.

O site é organizado em categorias com diversos temas diferentes. Imagens de pessoas e do mundo corporativo são as mais populares e mais baixadas no Free Digital Photos.

Flickr

O Flickr (www.flickr.com) nasceu com o objetivo de tornar colaborativo o processo de organização de fotos. Hoje, é uma tradicional comunidade que se orgulha por reunir 13 bilhões de imagens e 120 milhões de pessoas.

A busca avançada do Flickr oferece várias customizações. Você pode, por exemplo, escolher a orientação das fotos, o tamanho, a data em que foi tirada e também o tipo de licença de uso.

Pixabay

Aqui está uma excelente alternativa para quem procura belas imagens com alta resolução. O Pixabay (www.pixabay.com) é um site de banco de imagens grátis com mais de 820 mil fotos, vetoriais e ilustrações. É permitido alterar e distribuir os arquivos livremente, inclusive para uso comercial e sem pedido de permissão.

O Pixabay tem uma interface bem intuitiva. A plataforma está disponível em vários idiomas e oferece uma busca detalhada para que você encontre a imagem ideal para o seu trabalho.

Free Images

O www.freeimages.com é um dos maiores sites da categoria, muito famoso por seus antigos nomes: sxc.hu e stock.xchng. Como é um produto da Getty Images, traz também em seus resultados de buscas as opções desse site pago.

A única desvantagem do Free Images é justamente a sua popularidade. Por ser um velho conhecido dos designers, não é difícil encontrar suas imagens espalhadas pela web. Mesmo assim, vale ser consultado por causa de seu grande acervo de fotos.

Unsplash

Se você busca fotos poéticas e com efeitos incríveis, precisa conhecer o Unsplash (www.unsplash.com). O site apresenta trabalhos produzidos por fotógrafos do mundo todo com licença Creative Commons Zero. Assim como no Pixabay, já citado anteriormente, o Unsplash permite baixar, modificar e usar as fotos sem restrições ou pagamentos.

O cadastro no site é gratuito e oferece um recurso bem interessante: o “foto delivery”. Com ele, a cada 10 dias você recebe em seu e-mail 10 fotos inspiradoras selecionadas pelos editores.

Freerangestock

O Freerangestock (www.freerangestock.com) exige um cadastro para download de fotos, mas não limita a quantidade de imagens baixadas. Seu sistema de busca é organizado e eficiente, perfeito para quem preza pela agilidade.

Outro ponto positivo é a qualidade das fotos. Todas são disponibilizadas com o mínimo de 2400 x 1600 pixels, tamanho suficiente para serem utilizadas em projetos pessoais ou profissionais.

Morguefile

Um arquivo de fotos gratuito, feito para criativos e por criativos. É assim que o Morguefile (www.morguefile.com) se define. Criado em 1996, o site é um dos veteranos no mercado em que atua. Possui uma ferramenta de busca bem eficiente, uma considerável quantidade de fotos e não exige cadastro para download das imagens.

Em sua página no Facebook, o Morguefile disponibiliza a “Classroom”, uma interessante aula de fotografia para enriquecer seus conhecimentos nessa arte.

Essas são as nossas dicas para você. É claro que há muitos outros sites que caberiam nessa lista. Quais você sugere? Use o espaço de comentários e diga para a gente quais sites de banco de imagens grátis merecem ser citados.

 

designer autônomo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This