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Manual de identidade visual: o que é e como desenvolver um

O manual de identidade visual é um guia que reúne e disciplina todos os elementos visuais de uma marca e suas aplicações. São as cores, tipografia, padrões gráficos e uma série de regras fundamentais para orientar a utilização da marca em todas as plataformas digitais, bem como impressos em geral.

Para saber quais são esses elementos e como são organizados, acompanhe nosso post e entenda a importância de adotar um manual para sua empresa:

1. Apresentação da marca

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Antes de iniciar o processo de construção da marca, é importante fornecer uma visão geral sobre sua formação, história, conceito e posicionamento no mercado.

Esse é o momento de esclarecer de que maneira ela foi constituída, quais são suas bases, tendo em vista que esse é o ponto de partida para o entendimento de toda sua aplicação.

Os manuais, normalmente, iniciam da mesma forma que toda peça gráfica informativa — com capa, sumário, identificação, introdução/objetivo e, depois, a apresentação da marca em si.

2. Aplicação do logotipo

manual de identidade visual

Feita a apresentação, o logotipo entra em cena, podendo ser visto como o coração do manual de identidade visual. Ele é a representação da marca e dele derivam os demais elementos, dos quais são demonstradas suas principais aplicações e variações.

Outras variações são apontadas nesse momento. Na combinação de cores, serão indicados o uso do monocromático, negativo/positivo, além do tamanho e proporções para cada tipo de peça trabalhada.

Essa também é a fase para expor as restrições ao uso da marca, como não alongar ou achatar a imagem, não usar cores diferentes das instituídas, entre outras que se julgar necessário definir.

É fundamental esclarecer que essa é a etapa mais importante da construção do manual. É a oportunidade de fixar diretrizes que evitarão erros grosseiros no futuro, ou seja, no momento de imprimir peças e o uso da marca no processo de comunicação visual.

3. Escolha da tipografia institucional

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As fontes tipográficas escolhidas complementam a identidade visual da marca. Portanto, é necessário atentar-se para o uso da fonte principal e as secundárias.

Aqui, se deve apontar e descrever quais serão utilizadas na reprodução do logotipo, do slogan e de outros textos que compõem a identidade. Esse detalhe é fundamental para garantir a uniformidade em todo o conjunto do projeto.

As fontes eleitas devem estar em harmonia entre si, com o logotipo e o restante do trabalho, de forma a dar coerência e equilíbrio ao todo. A padronização é o caminho para fixar a marca na cabeça das pessoas, permitindo uma associação direta quando o logotipo é visto em qualquer lugar.

4. Definição das cores

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A definição de cores é importante para indicar sua correta representação no logotipo, bem como em toda a identidade da marca.

O uso das cores também implica sua combinação com os diversos tipos de backgrounds usados nas peças, de acordo com cada situação.

Determinar a paleta de cores enfaticamente evita distorções no emprego da identidade e, mais uma vez, garante coerência e harmonia no uso da marca.

5. Redução e aplicações

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A redução do logotipo obedece a determinados critérios a fim de não prejudicar a legibilidade e garantir uma visualização perfeita de todos os elementos da marca.

Nos materiais de papelaria, por exemplo, esse recurso é bastante utilizado. Nesse caso, é possível também optar pelo uso minimalista do símbolo da marca, o que facilita a redução sem distorções e ainda acrescenta mais essa possibilidade de aplicação na identidade.

6. Definição das margens de segurança

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O espaço em branco ao redor do logotipo é um elemento de grande relevância para promover o arejamento da marca. Ele é conhecido como a margem de segurança, que deve ser definida de acordo com a necessidade de cada projeto. Essa medida tem o escopo de manter elementos externos afastados para não se confundirem com o logo.

A construção de uma identidade visual é um processo minucioso, mas necessário para assegurar a aplicação correta da marca. Cada empresa reúne suas próprias necessidades e condições para definir o que deve regular em seu projeto. O importante é saber se posicionar e manter sua imagem de forma coesa.

10 manuais de identidade visual para inspirar

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