Conheça os principais formatos de papel e suas principais aplicações

formatos de papel

Na hora de definir os elementos gráficos de um projeto, é preciso se atentar a várias questões, não é? Você deve estabelecer a qualidade de impressão, o acabamento desejado e, inclusive, o tipo de papel. Além de tudo, é fundamental pensar nos formatos de papel.

Há vários tamanhos, e cada um é ideal para necessidades específicas. Ao conhecer as opções viáveis, fica mais fácil escolher a que se encaixa melhor para o resultado que pretende alcançar.

Quer descobrir quais são os formatos de papel disponíveis? Continue a leitura e entenda as características de cada um!

Conheça os principais formatos de papel e qual a utilização de cada um deles

formatos de papel

A5

O papel A5 tem dimensões de 148x210mm e, por isso, é uma versão pequena em relação às folhas tradicionais. Por causa do seu tamanho, é ideal para alguns produtos gráficos.

Blocos de notas, agendas e convites estão entre as principais possibilidades. Flyers e materiais de divulgação econômicos também podem adotar esse tipo.

A4

O A4 é o estilo de papel mais conhecido e popular em todo o mundo. Apresenta as dimensões clássicas de 210x297mm e tem um uso aplicado para dezenas de produtos diferentes.

No cotidiano de uma empresa, é o responsável por carregar relatórios e documentos. De forma gráfica, recebe catálogos, revistas, cartazes, flyers, papéis timbrados e vários outros materiais. Muito versátil e com características intermediárias, atende à maioria das necessidades.

A3

Partindo para os formatos de papel com maior tamanho, o A3 é uma escolha com 297x420mm de dimensão. Com medidas robustas, é voltado para certos usos especiais.

Do ponto de vista gráfico, é uma alternativa ideal para a impressão de materiais como certificados e diplomas, assim como de elementos de divulgação, por exemplo, catálogos premium. Apesar de ser menos comum que o A5 e o A4, ainda é fácil de ser encontrado.

A2

A versão A2 apresenta dimensões de 420x594mm. Por ser um papel bastante grande, tem um uso específico para certas necessidades, o que não o torna tão comum quanto outras alternativas.

É o caso, por exemplo, de fazer a impressão de cartazes em um só processo. Graças ao tamanho, é possível ter um resultado contínuo e de alta qualidade.

A1

Em muitas gráficas, o A1 é o maior entre os formatos de papel disponíveis. Ele apresenta 594x841mm, o que garante atendimento a boa parte das necessidades.

Em geral, a impressão de cartazes, banners e materiais de divulgação ganha prioridade. Mas você sabia que a folha também pode ser utilizada para aumentar a produtividade? Afinal, um material do tipo consegue comportar, por exemplo, uma folha A2, uma A3, uma A4 e duas A5. Assim, dá para realizar a impressão múltipla de materiais menores.

A0

Considerada a maior de todas, a A0 tem 841x1189mm. Recentemente, também surge ao lado de alternativas como 2A0 e 4A0, que são ainda maiores, mas muito raras.

Novamente, o A0 é uma boa escolha para imprimir grandes cartazes e banners. No entanto, o mais comum é recorrer à opção para fazer impressões múltiplas. Ela comporta duas folhas A1 ou tudo que o esse material é capaz de apresentar. Assim, é adequado para imprimir grandes quantidades, certo?

Os formatos de papel são determinantes para obter o resultado esperado. Ao conhecer esses tamanhos, você poderá selecionar qual alternativa faz sentido para as suas necessidades. No final, a satisfação com o impresso será muito maior!

Não quer perder nenhuma novidade do setor gráfico? Então, nos acompanhe no Facebook, Twitter, Youtube e Google+ e se mantenha atualizado!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This